Cordel dos Pequenos Poetas

Desenvolvida por: Édina … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Literatura e Escrita Criativa

A atividade 'Cordel dos Pequenos Poetas' tem como principal objetivo introduzir o gênero literário cordel para os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, promovendo um aprendizado que combine criatividade, trabalho em equipe e desenvolvimento de habilidades de escrita e leitura. O cordel, com suas características de rima, métrica e exploração de temas variados, oferece uma rica oportunidade para os alunos expressarem suas ideias e emoções por meio da escrita. A metodologia ativa escolhida para esta atividade, Aprendizagem Baseada em Projetos, permitirá que os alunos não apenas absorvam o conhecimento de forma passiva, mas também se engajem ativamente na criação de um produto final: um cordel coletivo. Divididos em pequenos grupos, eles escolherão temas de interesse coletivo e criarão estrofes que, juntas, formarão o cordel. Essa fase 'mão na massa' envolverá pesquisa, escrita colaborativa e revisões, guiadas pelo professor com foco em ortografia e estrutura textual. A conclusão do projeto se dará em uma Roda de Debate, onde os grupos apresentarão seus cordéis, discutindo as escolhas criativas feitas e recebendo feedback dos colegas e do professor, num momento rico de análise crítica e aprendizado colaborativo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo de aprendizagem desta atividade é engajar os alunos nas práticas de leitura e escrita de forma criativa e significativa. Através do cordel, eles terão a oportunidade de explorar rimas, métricas e construir narrativas em versos, promovendo o domínio da língua nas suas diversas formas. Busca-se também desenvolver habilidades sociais como o trabalho em equipe e o respeito por ideias diferentes, além de incentivar a criatividade e o pensamento crítico. O envolvimento dos alunos na escolha dos temas e na produção coletiva do cordel fortalece a autonomia e a capacidade de tomar decisões em grupo, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e participativos.

  • Promover a familiarização com o gênero literário cordel.
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e leitura crítica.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Fortalecer a capacidade de pesquisa e exploração de temas variados.
  • Incentivar a reflexão sobre as escolhas criativas e temáticas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03LP25: Planejar e produzir textos para apresentar resultados de observações e de pesquisas em fontes de informações, incluindo, quando pertinente, imagens, diagramas e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • EF35LP07: Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
  • EF35LP27: Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.

Conteúdo Programático

Este projeto visa explorar o cordel, um gênero literário rico e cheio de possibilidades pedagógicas. O conteúdo abrangerá desde a história do cordel e suas principais características, como a rima e métrica, até o processo de escrita criativa em grupo. Os alunos serão conduzidos através das etapas de pesquisa de temas, escrita colaborativa e revisão textual, cumprindo com as expectativas de aprendizado de forma integral e significativa.

  • História e origem do cordel
  • Características do cordel (rima, métrica e temas comuns)
  • Escrita criativa e produção textual em grupo
  • Revisão textual com foco em ortografia e coerência
  • Apresentação e análise crítica de textos

Metodologia

A metodologia deste projeto se baseia na Aprendizagem Baseada em Projetos, proporcionando aos alunos uma experiência imersiva e prática na criação de um cordel coletivo. Esta abordagem inclui discussões iniciais para contextualização, trabalho em equipe para a escolha de temas e elaboração dos textos, e revisões guiadas pelo professor. A atividade culminará em uma Roda de Debate, momento onde os alunos compartilharão seus trabalhos, refletindo sobre o processo criativo e incorporando o feedback recebido para aprimoramento dos textos.

  • Introdução ao gênero cordel
  • Formação de pequenos grupos para trabalho colaborativo
  • Fase de pesquisa e escolha de tema
  • Produção dos textos (fase 'mão na massa')
  • Roda de Debate para apresentação dos cordéis

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Cordel dos Pequenos Poetas' será realizada ao longo de 8 horas, distribuídas em 12 aulas de 40 minutos cada. Inicia-se com a apresentação do gênero literário e exploração de exemplos, seguida pela formação dos grupos e escolha dos temas. As sessões subsequentes serão dedicadas à pesquisa, escrita e revisão dos textos. A conclusão da atividade se dá com a Roda de Debate, onde os alunos terão a oportunidade de apresentar e discutir seus projetos.

  • Aula 1: Apresentação do projeto e introdução ao cordel
  • Aula 2: Exploração de exemplos de cordel e discussão
  • Aulas 3-4: Formação de grupos e escolha dos temas
  • Aulas 5-9: Fase 'mão na massa' de escrita e revisão dos textos
  • Aulas 10-11: Preparação para a Roda de Debate
  • Aula 12: Roda de Debate e fechamento do projeto

Avaliação

A avaliação da atividade 'Cordel dos Pequenos Poetas' será formativa e baseada no processo e no produto final. Os alunos serão avaliados por sua participação ativa nas discussões, colaboração em grupo durante as fases de pesquisa e escrita, qualidade das estrofes produzidas (levando em conta ortografia, coerência e uso das características do cordel), além da apresentação e discussão durante a Roda de Debate. O professor observará o desenvolvimento das habilidades de escrita, leitura crítica e trabalho em equipe, fornecendo feedback construtivo para guiar a aprendizagem.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, utilizaremos materiais como livros e textos sobre cordel, acesso à internet para pesquisa de temas, papel, lápis e borracha para a escrita dos rascunhos, e um espaço adequado para as apresentações na Roda de Debate. Esses recursos são essenciais para apoiar os alunos em todas as etapas do projeto, desde a pesquisa inicial até a produção e revisão dos textos finais.

  • Livros e textos sobre cordel
  • Acesso à internet para pesquisa
  • Material para escrita (papel, lápis, borracha)
  • Espaço adequado para as apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo