Correio da Turma

Desenvolvida por: Simone… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita e comunicação de cartas

A atividade Correio da Turma é uma prática pedagógica desenvolvida para estimular a escrita e a leitura de cartas em diferentes contextos, formais e informais, entre os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Iniciando com uma explanação sobre os diversos tipos de cartas e suas funcionalidades, o professor guiará a turma a entender a importância da escrita e da comunicação eficaz. Cada aluno, secretamente, escolherá um colega como destinatário de sua carta, a qual poderá incluir conteúdos variados, desde questionamentos até relatos divertidos ou aprendizados da semana, promovendo assim um cenário rico para a prática da escrita criativa e expressão pessoal. A atividade culmina com o envio das cartas por um 'correio da turma', momento que proporcionará a alegria da descoberta e do compartilhamento ao ler as cartas recebidas, fortalecendo os laços entre os alunos e reforçando suas habilidades linguísticas em um contexto significativo e prazeroso.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo primordial desta atividade reside em fomentar o desenvolvimento das habilidades de escrita e leitura dos alunos, em contextos formais e informais, por meio da prática lúdica e significativa da escrita de cartas. Pretende-se, assim, proporcionar aos estudantes uma oportunidade de expressarem seus pensamentos, sentimentos e aprendizados de maneira criativa, ao mesmo tempo em que compreendem a funcionalidade e a estrutura das cartas como meio de comunicação. Vislumbra-se ainda o estreitamento dos laços afetivos entre os alunos, o incentivo à leitura compartilhada e o estímulo ao desenvolvimento do senso crítico e da empatia ao se colocarem no lugar do destinatário ao escreverem suas cartas.

  • Desenvolver habilidades de escrita em contextos formais e informais.
  • Praticar a leitura crítica e compartilhada de textos.
  • Estimular a expressão pessoal e criativa.
  • Compreender a estrutura e funcionalidade das diferentes tipos de cartas.

Conteúdo Programático

Dentro do currículo de Língua Portuguesa, a atividade se insere ao abordar práticas de leitura e escrita, especificamente no desenvolvimento da competência escritora em diferentes registros. A escolha pela escrita de cartas possibilita a exploração de gêneros textuais diversificados (informal e formal) e a aplicação de conhecimentos linguísticos de maneira contextualizada, ademais de promover a interação sociocultural e afetiva entre os pares.

  • Tipos de cartas e suas características.
  • Estrutura de uma carta: cabeçalho, corpo e fechamento.
  • Registro linguístico: formal e informal.
  • Expressão de sentimentos, ideias e informações de maneira organizada.

Metodologia

Adotando uma metodologia ativa e mão-na-massa, a atividade convida os alunos a serem protagonistas do seu processo de aprendizagem. Através da explanação inicial, discussões em grupo e escrita individual, os estudantes serão encorajados a explorar, refletir e aplicar os conceitos aprendidos de maneira prática. O uso do 'correio da turma' como recurso didático visa integrar a turma, despertar o interesse pela escrita e leitura de cartas, e proporcionar uma experiência de aprendizado colaborativo e significativo.

  • Explanação sobre os tipos e funções das cartas.
  • Escolha de destinatários secretos para as cartas.
  • Escrita individual das cartas.
  • Uso do 'correio da turma' para envio e recebimento das cartas.
  • Leitura compartilhada e discussão das cartas recebidas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a explanação sobre os tipos de cartas e a estruturação para a escrita. A segunda aula será dedicada à escrita das cartas, envio pelo correio da turma e, posteriormente, à leitura compartilhada das cartas recebidas.

  • Aula 1: Introdução aos tipos de cartas e planejamento da escrita.
  • Aula 2: Escrita das cartas, uso do 'correio da turma' e leitura compartilhada.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa do aluno, na qualidade da carta produzida (levando em conta a adequação ao tipo de carta escolhido, ortografia, coerência e coesão), bem como na capacidade de dialogar e refletir sobre as cartas recebidas. Observar-se-á o desempenho individual no processo de escrita e o envolvimento durante a leitura compartilhada, podendo ser utilizados, por exemplo, rubricas que considerem critérios como criatividade, expressão pessoal, aderência aos padrões da carta, entre outros.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples como papel, envelopes, canetas e lápis coloridos para a decoração das cartas e da caixa que servirá de 'correio da turma'. A caixa deverá ser previamente decorada pelos alunos, incentivando a criatividade e o sentimento de pertencimento ao projeto. O professor pode, ainda, valer-se de exemplos de cartas em diferentes contextos para inspirar e guiar os alunos em seu processo criativo.

  • Papel e envelopes para a escrita das cartas.
  • Canetas, lápis e materiais de arte para decoração.
  • Caixa decorada para uso como 'correio da turma'.
  • Exemplos de cartas formais e informais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo