Correio das Emoções

Desenvolvida por: Silmar… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Expressão de Sentimentos e Emoções através da Escrita de Bilhetes

A atividade 'Correio das Emoções' tem como objetivo abordar a comunicação interpessoal através da escrita de bilhetes. Os alunos do 3º ano terão a oportunidade de expressar sentimentos e emoções por meio de mensagens escritas que poderão ser trocadas entre colegas ou enviadas ao professor. Este exercício auxilia na identificação do propósito dos textos, das intenções dos remetentes e dos destinatários, além de promover um ambiente de respeito e entendimento mútuo na sala de aula. Ao criar um 'correio' em sala, os alunos exploram a função social do texto, aprendem sobre o papel do emissor e do receptor e desenvolvem habilidades fundamentais de leitura e escrita em um contexto significativo.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade pretende desenvolver habilidades fundamentais no reconhecimento da função social do texto, permitindo que os alunos entendam o significado por trás das palavras nas trocas interpessoais. Através desse exercício, espera-se melhorar a capacidade dos alunos de localizar informações específicas e de interpretar textos, incentivados pelo uso prático e cotidiano da escrita.

  • Desenvolver a habilidade de escrita expressiva para transmitir emoções e sentimentos.
  • Compreender a função comunicativa dos bilhetes dentro de uma sociedade.
  • Fomentar a empatia e a escuta ativa por meio da leitura de mensagens dos colegas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está focado na prática da escrita e compreensão de bilhetes, reconhecendo o papel social dos textos. Ao explorar a comunicação pessoal, os alunos aprenderão sobre a estrutura e a intenção por trás de suas mensagens, desenvolvendo uma base sólida para interações futuras.

  • Compreensão da estrutura básica de um bilhete.
  • Identificação de remetente e destinatário em mensagens escritas.
  • Reconhecimento da função social dos bilhetes na comunicação cotidiana.

Metodologia

A metodologia aplicada inclui atividades práticas e colaborativas que visam incentivar o aprendizado por meio do uso real e imediato da escrita. A dinâmica permite que os alunos se envolvam ativamente no processo de compreensão, redação e troca de bilhetes, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa e interativa.

  • Introdução à função social dos bilhetes por meio de uma discussão oral.
  • Atividade prática de redação de bilhetes por parte dos alunos.
  • Troca de bilhetes entre colegas para incentivar a leitura e a empatia.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma é pensado para otimizar o tempo limitado em que a atividade ocorrerá. O foco será oferecer uma experiência completa em uma única aula, desde a introdução teórica até a prática interativa, para garantir que os alunos possam absorver e aplicar o conteúdo sem dispersões.

  • Aula 1: A atividade será desenvolvida em uma aula de 60 minutos, incluindo introdução, prática de escrita e troca de bilhetes.

Avaliação

A avaliação será contínua e qualitativa, considerando tanto a participação dos alunos quanto a sua capacidade de expressar emoções de forma clara nos bilhetes. Critérios incluem o entendimento da função social do texto, a clareza na escrita e a habilidade de desenvolver uma mensagem que comunica efetivamente um sentimento. Exemplos incluem a análise dos bilhetes trocados, observando se o aluno consegue identificar o destinatário correto e o propósito da mensagem. A empatia evidenciada nos feedbacks dos colegas também será considerada na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos selecionados para esta atividade são simples, mas eficazes, com ênfase na acessibilidade e praticidade. Materiais como papel, canetas, e envelopes são fáceis de obter e têm um papel essencial na execução bem-sucedida do 'Correio das Emoções'.

  • Papéis e canetas coloridas para escrita dos bilhetes.
  • Caixas decoradas para servir como 'correio'.
  • Envelopes para organizar e distribuir os bilhetes escritos entre os alunos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo