Correio dos Bichinhos

Desenvolvida por: Filipe… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita compartilhada e autônoma

Nesta atividade, cada aluno escolherá um animal favorito e escreverá uma pequena carta como se fosse esse animal enviando uma mensagem para outro animal. A turma trocará as cartas entre si e cada aluno lerá a carta que recebeu, também discutindo as características e habitats dos animais representados. Essa atividade promove a escrita criativa e autônoma, o planejamento de relatos e a expressão de informações de forma lúdica. Também desenvolve a habilidade de leitura e a compreensão de textos narrativos e informativos.

Objetivos de Aprendizagem

Com essa atividade, objetivamos desenvolver a habilidade de escrita criativa dos alunos, permitindo que eles usem a imaginação para se colocar no lugar de um animal e expressar sentimentos e características próprias deste ser. Além disso, estimularemos a prática de leitura e a capacidade de compreender informações, incentivando os alunos a refletirem sobre habitats e comportamentos dos animais. A troca de cartas e a apresentação das mesmas promoverão a habilidade de comunicação oral e integração entre os alunos, fortalecendo a interação social dentro do ambiente escolar.

  • Estimular a escrita criativa e expressiva dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de leitura e interpretação de textos.
  • Incentivar a compreensão e descrição de características e habitats dos animais.
  • Promover a socialização e troca de ideias entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP06: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
  • EF15LP09: Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático envolve a introdução dos conceitos de carta e comunicação escrita entre seres imaginários. Os alunos devem aprender a estruturar uma carta, utilizando uma linguagem adequada ao destinatário e contexto. Discussões sobre diferentes animais, suas características e habitats serão fundamentais para enriquecer o conteúdo das cartas. Isso permitirá que os alunos ampliem seu vocabulário e desenvolvam um melhor entendimento sobre o uso da linguagem em contextos diversos, aprimorando a coesão e coerência de suas produções textuais.

  • Estrutura e características de uma carta.
  • Uso da linguagem apropriada ao destinatário e contexto.
  • Estudo de diferentes animais, características e habitats.
  • Desenvolvimento de vocabulário relacionado a temas animais.

Metodologia

A metodologia parte de uma introdução ao tema com explanação sobre a escrita de cartas. Os alunos terão liberdade para escolher seus animais favoritos, estimulando a autonomia e o interesse pessoal. Durante a escrita, serão incentivados a buscar informações sobre o animal escolhido, promovendo a pesquisa ativa. Após a troca de cartas, a leitura em voz alta favorecerá a prática de habilidades de comunicação e a interação em grupo, permitindo que os alunos experimentem diferentes perspectivas durante a apresentação e discussão de suas cartas.

  • Introdução sobre a escrita de cartas.
  • Escolha autônoma do animal favorito.
  • Pesquisa ativa sobre o animal escolhido.
  • Troca de cartas e leitura em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está organizada em uma única aula de 40 minutos, onde apresentaremos a atividade, os alunos escolherão seus animais, planejarão e escreverão suas cartas. No momento seguinte, ocorrerá a troca de cartas e atividades de leitura, facilitando a discussão sobre as características dos animais apresentados. O cronograma busca equilibrar o tempo dedicado entre a escrita e a apresentação, promovendo um ambiente dinâmico e interativo que valoriza tanto a produção individual como a interação coletiva.

  • Aula 1: Apresentação da atividade, escolha do animal, escrita da carta e troca de cartas para leitura.
  • Momento 1: Introdução à atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos o objetivo da atividade 'Correio dos Bichinhos'. Mostre algumas imagens de cartas e destaque as principais partes de uma carta, como saudação, corpo do texto e despedida. Pergunte aos alunos se já receberam ou enviaram cartas, incentivando a participação ativa. É importante que os alunos compreendam a estrutura básica que utilizarão.

    Momento 2: Escolha do animal e planejamento da carta (Estimativa: 10 minutos)
    Permita que cada aluno escolha um animal favorito. Forneça materiais visuais, como imagens, livros e revistas, para ajudar na escolha. Instrua-os a pensar sobre o que o animal gostaria de 'dizer' a outro animal e para quem enviaria a carta. Incentive o planejamento prévio do texto da carta.

    Momento 3: Escrita da carta (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua papel e canetas ou lápis para que as crianças escrevam suas cartas. Oriente sobre a importância de usar uma linguagem adequada ao destinatário e contexto, ainda que seja uma atividade lúdica. Circule pela sala, auxiliando quando necessário e oferecendo orientações individualizadas. Observe se os alunos estão organizando suas ideias de forma coerente e clara.

    Momento 4: Troca e leitura em grupo (Estimativa: 5 minutos)
    Organize a troca das cartas entre os alunos. Cada criança deve receber uma carta para ler em voz alta para a turma. Após a leitura, conduza uma breve discussão sobre as características e habitats dos animais mencionados. Incentive os alunos a realizarem perguntas e oferecerem feedbacks positivos aos colegas sobre suas criações.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere oferecer recursos visuais com texto ampliado ou materiais em braille para alunos com deficiência visual. Para os alunos que apresentam dificuldades na escrita, permita que dictem suas cartas a um colega ou utilizem programas de apoio à escrita digital. É importante que cada aluno tenha a oportunidade de participar da leitura em voz alta. Ajuste o ritmo da atividade conforme as necessidades dos alunos, respeitando o tempo para aqueles que precisam de mais apoio e incentivando interações positivas entre os alunos durante a troca de cartas.

Avaliação

A avaliação focará em dois principais aspectos: a escrita e a apresentação oral. Na escrita, será avaliado o conteúdo das cartas, incluindo a criatividade, uso adequado da linguagem e a inclusão de informações corretas sobre o animal escolhido. A apresentação oral será avaliada quanto à clareza, confiança na leitura em público e a capacidade de explicar as características do animal em questão. Como forma de feedback formativo, os professores podem oferecer comentários individuais para cada aluno, destacando pontos fortes de suas produções e áreas de melhoria, sempre com intuito construtivo. Essa abordagem de avaliação formativa e somativa garante que os alunos recebam um retorno significativo sobre seu desempenho, incentivando a auto-reflexão e progresso contínuo.

  • Critérios de avaliação da escrita: criatividade, conteúdo, coerência e uso da linguagem.
  • Critérios de avaliação oral: clareza, confiança e capacidade de explicação.
  • Feedbacks construtivos e individualizados sobre a produção escrita e apresentação oral.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para essa atividade são simples e acessíveis, visando minimizar o custo e facilitar o acesso por todos os alunos. Cada aluno precisará de papel e caneta ou lápis para escrever a carta, além de folhas decorativas para tornar a atividade mais envolvente e lúdica. A utilização de recursos audiovisuais, como imagens de animais, pode auxiliar na contextualização, ajudando os alunos a visualizarem a diversidade do reino animal. Essa simplicidade de recursos visa estimular a criatividade e personalização das cartas, enquanto permite o foco na qualidade das interações e apresentações durante a atividade.

  • Papel e caneta ou lápis para escrita das cartas.
  • Folhas decorativas para personalização das cartas.
  • Imagens de animais para contextualização e referência visual.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos a sobrecarga de trabalho que os professores enfrentam, por isso buscamos indicar estratégias inclusivas de fácil aplicação e custo reduzido. Mesmo sem a presença de condições específicas nesta turma, podem ser incentivadas práticas como o uso de linguagem acessível e a adaptação do formato da atividade para contemplar diferentes níveis de habilidade de escrita entre os alunos. Acessibilidade é reforçada através de encorajamento para que todos compartilhem suas ideias na leitura de cartas, permitindo uma troca rica e respeitosa de perspectivas e a garantia de um ambiente acolhedor para todos os participantes.

  • Uso de linguagem acessível e inclusiva.
  • Adaptações no formato e nível de dificuldade da atividade.
  • Incentivo à participação equitativa e respeitosa durante as interações.

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