Correspondentes do Futuro

Desenvolvida por: Sandra… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Ciências
Temática: Sustentabilidade e Conscientização Ambiental

Esta atividade interdisciplinar tem como objetivo proporcionar aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental uma compreensão abrangente sobre sustentabilidade, através da investigação e do compartilhamento de inovações sustentáveis ao redor do mundo. Inicialmente, os estudantes receberão uma breve introdução sobre o conceito de sustentabilidade, discutindo sua importância para o meio ambiente e para a sociedade. Após essa sensibilização, eles serão organizados em duplas para realizar uma pesquisa em casa sobre diferentes inovações sustentáveis praticadas globalmente. O objetivo desta pesquisa é encontrar exemplos concretos de como a sustentabilidade está sendo implementada em áreas como energia, agricultura, consumo, entre outras. Na aula seguinte, utilizando a metodologia ativa de Sala de Aula Invertida, os alunos compartilharão suas descobertas com a turma. A partir desse debate, cada dupla será incentivada a redigir uma carta fictícia a líderes mundiais, atuando como 'Correspondentes do Futuro'. Nessas cartas, expressarão suas visões sobre as inovações pesquisadas e sugerirão estratégias para ampliar suas implementações, visando a proteção e a preservação do meio ambiente. O intuito é fomentar o desenvolvimento da habilidade de escrita colaborativa, bem como estimular a consciência ambiental e a cidadania ativa entre os estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é sensibilizar os alunos sobre a importância da sustentabilidade para o futuro do planeta, ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades de pesquisa, leitura crítica e escrita colaborativa. Visa-se também estimular o pensamento crítico sobre as ações humanas no meio ambiente e a capacidade de propor soluções inovadoras para desafios atuais. Além disso, a atividade busca promover a expressão escrita clara e objetiva, incentivando os estudantes a argumentarem e a defenderem suas ideias com convicção. Através da metodologia de Sala de Aula Invertida, pretende-se criar um ambiente de aprendizado colaborativo, onde os alunos possam compartilhar conhecimentos e aprender uns com os outros.

  • Compreender o conceito e a importância da sustentabilidade.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa sobre inovações sustentáveis globais.
  • Aprimorar a habilidade de escrita em colaboração e expressão escrita.
  • Estimular o pensamento crítico e a proposição de soluções sustentáveis.
  • Fomentar a consciência ambiental e a cidadania.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Utilizar procedimentos de pesquisa e busca (observação direta dos fatos, consulta a fontes diversas e entrevistas) para produzir textos orais e escritos.
  • EF03CI09: Identificar e classificar recursos naturais em renováveis, não renováveis e inesgotáveis, propondo ações cotidianas que favoreçam a sua conservação.

Conteúdo Programático

No cenário atual, é fundamental que os alunos do Ensino Fundamental estejam aptos a entender e discutir temas relacionados à sustentabilidade. Este plano de aula visa inserir o conceito de sustentabilidade no cotidiano dos alunos, mostrando, através de exemplos práticos ao redor do mundo, como inovações sustentáveis podem ser aplicadas para solucionar problemas ambientais. A habilidade de escrita colaborativa também é crucial, já que permite aos alunos praticarem a expressão de ideias de forma clara e coesa, essencial para a comunicação eficaz em qualquer contexto. Este conteúdo está alinhado à proposta de aprendizagem significativa, onde o aluno é o protagonista do seu processo de aprendizado.

  • Conceito de sustentabilidade e sua importância
  • Inovações sustentáveis pelo mundo
  • Estratégias para implementação de práticas sustentáveis
  • Escrita colaborativa e comunicação eficaz

Metodologia

A metodologia ativa de Sala de Aula Invertida será a base desta atividade. Os alunos realizarão pesquisas em casa, promovendo a autonomia e a responsabilidade individual no processo de aprendizagem. Em sala de aula, essa aprendizagem prévia será compartilhada através de discussões guiadas e atividades colaborativas, como a redação conjunta das cartas. Este enfoque visa maximizar o tempo de aula para debates enriquecedores e produção colaborativa, incentivando a participação ativa dos alunos no processo educacional.

  • Pesquisa em casa sobre inovações sustentáveis
  • Discussões em sala de aula sobre as pesquisas realizadas
  • Redação em duplas de cartas aos líderes mundiais

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade está prevista para ser realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos receberão instruções sobre a pesquisa a ser realizada em casa e discutirão o conceito de sustentabilidade. Na segunda aula, compartilharão as informações coletadas e trabalharão na escrita das cartas, aplicando os conhecimentos adquiridos.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de sustentabilidade e orientações sobre a pesquisa.
  • Aula 2: Compartilhamento das pesquisas e redação das cartas.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante toda a atividade, na qualidade e profundidade da pesquisa realizada, na habilidade de trabalhar em equipe durante a escrita da carta e na qualidade da escrita e argumentação apresentada nas cartas. Será avaliada a capacidade dos estudantes de conectar os conceitos de sustentabilidade com as inovações pesquisadas, bem como a clareza, criatividade e persuasão dos argumentos utilizados para defender suas sugestões. Exemplos de aspectos a serem observados incluem a organização do conteúdo, o uso adequado da língua portuguesa e a originalidade e viabilidade das propostas apresentadas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa sobre inovações sustentáveis, materiais para escrita (papel, lápis, borracha), além de um espaço adequado para a discussão em sala. Recomenda-se também o uso de projetor ou quadro para compartilhar ideias durante a fase de discussão e ajudar na estruturação das cartas.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Materiais de escrita (papel, lápis, borracha)
  • Projetor ou quadro para compartilhamento de ideias

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo