Cozinhando Palavras Mágicas

Desenvolvida por: Vilma … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Linguagens]
Temática: [Compreensão de Textos Instrucionais]

Esta atividade, intitulada 'Cozinhando Palavras Mágicas', visa desenvolver a habilidade dos alunos em ler e compreender textos instrucionais, como receitas culinárias. Ao envolver a leitura de receitas simples e ilustradas, o objetivo é que os alunos identifiquem e compreendam o uso de verbos no modo imperativo e a organização das etapas necessárias na execução de um procedimento. A atividade promove um ambiente de aprendizado ativo e participativo, por meio de uma roda de debate, onde cada aluno apresentará uma receita à turma e discutirá sobre a clareza e a eficácia das instruções dadas. Essa prática não apenas fortalece o processo de letramento, mas também encoraja a autonomia dos alunos na interpretação de textos visuais e escritos, preparando-os para a compreensão de instruções diárias e reforçando habilidades linguísticas essenciais.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo central da atividade é promover a autonomia na leitura e interpretação de textos injuntivos. Ao compreender a estrutura e os elementos característicos de receitas, os alunos desenvolverão competências chaves para o cotidiano. A leitura de receitas exercita a identificação de ações, a sequenciação lógica de eventos e a utilização de imagens para suporte textual.

  • Desenvolver a compreensão de textos instrucionais.
  • Identificar verbos no modo imperativo.
  • Seguir etapas de um procedimento com autonomia.
  • Correlacionar palavras com imagens e recursos gráficos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03LP11: Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem etc.), com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico- visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático aborda a leitura e compreensão de textos do gênero instrucional, com foco especial em receitas culinárias. Dentro desta abordagem, os alunos explorarão a estrutura peculiar destes textos, atentando para o uso de imagens como reforço da compreensão. Este conhecimento é fundamentado na premissa de que habilidades de interpretação textuais são essenciais para a formação crítica e independente dos alunos.

  • Textos do gênero instrucional.
  • Verbos imperativos.
  • Estrutura e sequenciação de passos.
  • Utilização de imagens em textos.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade enfatiza a aprendizagem ativa por meio de leitura partilhada e debate em grupo. A escolha de receitas visuais facilita o acesso e a compreensão dos alunos, permitindo prática e reflexão sobre os elementos instrucionais. O formato de roda de debate incentiva a participação e a troca de ideias, reforçando habilidades de comunicação.

  • Leitura compartilhada de receitas.
  • Identificação e discussão de verbos imperativos.
  • Análise de etapas sequenciais.
  • Roda de debate em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade será dividido em três aulas de 40 minutos cada, garantindo que os alunos tenham tempo suficiente para leitura, identificação de elementos chave, apresentação e discussão. Este planejamento assegura que cada aluno participe ativamente em cada etapa do processo.

  • Aula 1: Introdução e leitura das receitas.
  • Aula 2: Identificação e discussão dos elementos textuais.
  • Aula 3: Roda de debate e conclusão.

Avaliação

A avaliação dos alunos será feita de forma contínua e observacional. Durante a roda de debate, o professor deverá observar a participação ativa, a capacidade de identificar verbos imperativos e o entendimento das etapas apresentadas. Exemplos de critérios incluem: clareza na exposição oral, correção na identificação dos elementos textuais imperativos e capacidade de correlacionar instruções verbais com imagens. A autoavaliação também será incentivada, onde os alunos terão a oportunidade de refletir sobre o seu próprio desempenho e identificar áreas de aprimoramento.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade integram materiais acessíveis e práticos, como cópias impressas de receitas ilustradas e recursos audiovisuais. Estes materiais foram selecionados para suportar o processo de compreensão textual dos alunos, facilitando a visualização das etapas e o entendimento do texto.

  • Cópias de receitas ilustradas.
  • Material audiovisual para suporte.
  • Quadro e marcadores.
  • Fichas de anotações para debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo