Criadores de Histórias

Desenvolvida por: Alessa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção Textual e Ilustração

Neste plano de aula, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a criar suas próprias histórias em uma atividade dinâmica e colaborativa. A atividade terá início com uma roda de debate, onde os estudantes serão divididos em grupos para discutir ideias de histórias, personagens, cenários e conflitos. Essa discussão inicial visa fomentar a criatividade e o pensamento crítico entre os alunos, preparando-os para a etapa de escrita coletiva. Após definirem os elementos principais de suas histórias, cada grupo procederá com a escrita compartilhada, promovendo a colaboração e a utilização de habilidades de redação. Uma vez concluída a escrita, as equipes ilustrarão a capa e as principais cenas de suas histórias, aplicando conceitos de artes visuais. A conclusão da atividade contará com a apresentação das histórias para toda a turma, permitindo aos alunos praticarem a leitura autônoma e compartilhada, além de receberem feedback de seus colegas. Este plano de aula pretende não apenas melhorar as habilidades de escrita e leitura dos estudantes, mas também desenvolver a criatividade, o trabalho em equipe e a capacidade de apresentação.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo deste plano de aula é desenvolver a capacidade dos alunos de criar narrativas coerentes e interessantes, utilizando os elementos básicos de uma história. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de desenvolver personagens, cenários e tramas de maneira criativa e colaborativa. Além disso, tem-se como meta aprimorar as habilidades de escrita e leitura dos estudantes, promovendo a prática da escrita manual e da leitura autônoma e em grupo. A atividade também visa estimular o pensamento crítico, a expressão artística através das ilustrações e a habilidade de trabalhar coletivamente, reforçando a importância do respeito às ideias dos outros e do trabalho em equipe.

  • Promover a criatividade na criação de enredos, personagens e cenários.
  • Desenvolver habilidades de escrita coletiva e individual.
  • Estimular a leitura compartilhada e a interpretação de texto.
  • Integrar a expressão artística através do desenho para ilustrar histórias.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a capacidade de apresentação oral.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Produzir textos escritos (bilhetes, cartas, murais, regras de jogos e brincadeiras, receitas, listas de compras, agendas, diários, entre outros), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF15LP04: Reler e revisar o próprio texto, com a ajuda do professor, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF15AR18: Explorar e reconhecer elementos constitutivos das visuais (ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura, valor, movimento), identificando-os nos objetos produzidos por si e nos demais.
  • EF35LP14: Planejar e produzir, com certa autonomia, textos escritos em brinquedos eletrônicos, cartas, bilhetes, regras de jogos, receitas, entre outros, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, estrutura composicional e estilo do texto.
  • EF15LP26: Participar de situações de intercâmbio oral com vistas à construção conjunta de textos orais e escritos.

Conteúdo Programático

Este plano de aula aborda conceitos fundamentais da produção textual, como estrutura narrativa, elementos de uma história e técnicas de escrita colaborativa. Além disso, engloba a leitura e interpretação de textos, incentivando os alunos a desenvolverem uma compreensão mais profunda dos textos que criam e leem. A atividade integra artes visuais por meio da ilustração, permitindo que os estudantes expressem sua criatividade e compreensão dos enredos de maneira visual. O trabalho em equipe e a apresentação oral são também componentes essenciais deste conteúdo, fomentando habilidades sociais e comunicativas importantes.

  • Estrutura narrativa e elementos de uma história (personagens, cenário, trama).
  • Técnicas de redação e escrita colaborativa.
  • Leitura e interpretação de textos.
  • Técnicas básicas de ilustração para expressão de cenas e personagens.
  • Fundamentos da apresentação oral e feedback construtivo.

Metodologia

Esta atividade será realizada por meio de metodologia ativa, utilizando a abordagem 'mão-na-massa' para engajar os alunos na produção criativa de histórias. A roda de debate servirá como ponto de partida para a troca de ideias e o desenvolvimento conjunto de enredos. A partir daí, a escrita colaborativa permitirá que os alunos coloquem suas ideias no papel, promovendo um ambiente de aprendizagem participativa. A integração da arte, através da ilustração das histórias, oferecerá uma dimensão visual à narrativa, estimulando a expressão artística. Por fim, a apresentação das histórias incentiva a prática da leitura e interpretação, além de reforçar a importância da comunicação efetiva e do trabalho em equipe.

  • Roda de debate para discussão e troca de ideias.
  • Escrita colaborativa das histórias em grupos.
  • Ilustração da capa e cenas principais das histórias.
  • Apresentação das histórias para a turma e prática de leitura compartilhada.
  • Feedback construtivo entre os pares sobre as histórias criadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em quatro aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, serão formados os grupos e realizada a roda de debate para discussão das ideias; na segunda aula, os grupos começarão a escrita dos textos. A terceira aula será dedicada à finalização dos textos e início das ilustrações. Por fim, na quarta aula, os alunos finalizarão as ilustrações e prepararão suas apresentações, concluindo com a leitura e compartilhamento das histórias criadas.

  • Aula 1: Formação dos grupos e roda de debate.
  • Aula 2: Início da escrita colaborativa das histórias.
  • Aula 3: Continuação da escrita e início das ilustrações.
  • Aula 4: Finalização das ilustrações e apresentação das histórias.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as etapas do projeto, incluindo a roda de debates, a escrita colaborativa, a ilustração e a apresentação final. Avaliaremos a coesão e coerência dos textos produzidos, a criatividade das ilustrações, bem como a habilidade de trabalhar em equipe. Além disso, será considerada a capacidade de receber e oferecer feedback de maneira construtiva. Exemplos de critérios específicos incluem clareza na comunicação de ideias, originalidade da história, esforço e engajamento com o projeto, e cooperação entre os membros do grupo durante a realização da atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais básicos como papel, lápis, canetas coloridas e/ou giz de cera para as ilustrações, além de acesso a um espaço adequado para a roda de debate e apresentações. A disponibilidade de livros e outros materiais de referência podem enriquecer a discussão inicial e inspirar os alunos. Recursos tecnológicos, como tablets ou computadores, podem ser úteis para a pesquisa de ideias e imagens que estimulem a criatividade, embora o foco seja na criação manual para fortalecer a escrita manual e as habilidades de desenho.

  • Papel e material de escrita (lápis, canetas).
  • Materiais para ilustração (canetas coloridas, giz de cera).
  • Acesso a livros e recursos para inspiração.
  • Espaço para roda de debate e apresentações.
  • Tecnologia opcional para pesquisa (tablets, computadores).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo