Descobrindo Palavras na Horta Encantada

Desenvolvida por: Antoni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa, Ciências e Educação Ambiental
Temática: Ortografia e Sustentabilidade

Nessa atividade lúdica e interdisciplinar, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos à prática da horticultura, ao mesmo tempo em que expandem seu conhecimento sobre ortografia, utilizando como base a classificação de sílabas (CV, VV, etc.). Os alunos serão divididos em pequenos grupos e juntos irão planejar, criar e cuidar de uma horta escolar. A escolha das plantas se dará a partir de um estudo prévio de palavras, com foco especial em suas estruturas silábicas, promovendo assim a compreensão das relações irregulares fonema-grafema. Cada grupo será responsável por uma seção da horta, nomeando as plantas com palavras estudadas. Ao longo do projeto, os estudantes deverão manter um diário de bordo, registrando observações, fazendo desenhos e utilizando dicionários para esclarecer dúvidas sobre a ortografia das palavras. Além de integrar teoria à prática, esta atividade visa promover o trabalho em equipe, a responsabilidade e a conscientização ambiental.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover o conhecimento interdisciplinar, integrando a aprendizagem de ortografia ao estudo das plantas e à horticultura, de modo a desenvolver nos alunos habilidades lingüísticas, cognitivas e socioemocionais. Espera-se que os alunos sejam capazes de identificar e aplicar corretamente diferentes tipos de sílabas em palavras, utilizando o dicionário como ferramenta de apoio na resolução de dúvidas, além de compreender e aplicar na prática os conceitos básicos de sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente.

  • Identificar e escrever corretamente palavras conforme a estrutura silábica.
  • Utilizar o dicionário para resolver dúvidas sobre a escrita de palavras.
  • Desenvolver o senso de responsabilidade e trabalho em equipe através do cuidado com a horta.
  • Compreender a importância da sustentabilidade e da interação com o meio ambiente.
  • Observar e registrar o crescimento das plantas, relacionando com o estudo de palavras.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03LP02: Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
  • EF03LP18: Ler e compreender, com autonomia, cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (cartas de leitor e de reclamação a jornais, revistas) e notícias, dentre outros gêneros do campo jornalístico, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • EF35LP12: Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.

Conteúdo Programático

Esta atividade aborda três eixos principais: a prática da horticultura, o estudo de palavras classificadas por suas estruturas silábicas, e o uso do dicionário como recurso para esclarecer dúvidas de ortografia. Através desta abordagem integrada, os alunos serão incentivados a refletir sobre a relação entre a língua escrita e o mundo natural, ao mesmo tempo em que desenvolvem competências essenciais de pesquisa e colaboração.

  • Classificação de sílabas: CV, VV, CVC, etc.
  • Uso do dicionário para esclarecimento de dúvidas ortográficas.
  • Conceitos básicos de horticultura e sustentabilidade.
  • Observação e registro do crescimento das plantas.
  • Desenvolvimento de habilidades sociais através do trabalho em grupo.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade inclui a 'Roda de Debate', para a discussão coletiva sobre a escolha de plantas e palavras, e a 'Sala de Aula Invertida', na qual o estudo prévio por parte dos alunos permitirá um enriquecimento das discussões e das atividades práticas. Este enfoque metodológico promove a autonomia dos alunos e incentiva a participação ativa no processo de aprendizagem.

  • Roda de Debate para discussão de ideias e tomadas de decisão.
  • Sala de Aula Invertida, com pesquisa prévia pelos alunos.
  • Registro em diário de bordo sobre o cultivo e estudo das palavras.
  • Uso de dicionários para investigação e aprendizagem autônoma.
  • Atividades práticas de plantio e cuidado com a horta.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade tem duração total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, serão realizados o planejamento da horta e a introdução ao estudo de palavras e uso do dicionário. Na segunda aula, ocorrerá o plantio e os alunos começarão o registro no diário de bordo.

  • Aula 1: Planejamento da horta, escolha de palavras e introdução ao uso do dicionário (60 minutos).
  • Aula 2: Plantio das plantas e início do registro no diário de bordo (60 minutos).

Avaliação

A avaliação será contínua e baseada na participação ativa dos alunos, na capacidade de trabalhar em grupo, na correta utilização do dicionário para esclarecimento de dúvidas ortográficas e na qualidade do diário de bordo mantido pelos grupos. Será dada especial atenção ao desenvolvimento da capacidade dos alunos de argumentar suas escolhas de palavras, à precisão ortográfica destas no diário de bordo e ao empenho demonstrado no cuidado da horta.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários os seguintes recursos: dicionários para consulta, materiais de escrita para os diários de bordo, sementes ou mudas das plantas escolhidas, ferramentas básicas de jardinagem e espaços apropriados na escola para a montagem da horta. Além disso, recursos digitais como vídeos educativos sobre horticultura e sustentabilidade podem enriquecer a experiência de aprendizado.

  • Dicionários
  • Materiais de escrita (cadernos, canetas, lápis, etc.)
  • Sementes ou mudas de plantas
  • Ferramentas de jardinagem
  • Espaço na escola para a horta
  • Vídeos educativos sobre horticultura e sustentabilidade

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo