Nessa atividade lúdica e interdisciplinar, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos à prática da horticultura, ao mesmo tempo em que expandem seu conhecimento sobre ortografia, utilizando como base a classificação de sílabas (CV, VV, etc.). Os alunos serão divididos em pequenos grupos e juntos irão planejar, criar e cuidar de uma horta escolar. A escolha das plantas se dará a partir de um estudo prévio de palavras, com foco especial em suas estruturas silábicas, promovendo assim a compreensão das relações irregulares fonema-grafema. Cada grupo será responsável por uma seção da horta, nomeando as plantas com palavras estudadas. Ao longo do projeto, os estudantes deverão manter um diário de bordo, registrando observações, fazendo desenhos e utilizando dicionários para esclarecer dúvidas sobre a ortografia das palavras. Além de integrar teoria à prática, esta atividade visa promover o trabalho em equipe, a responsabilidade e a conscientização ambiental.
O objetivo desta atividade é promover o conhecimento interdisciplinar, integrando a aprendizagem de ortografia ao estudo das plantas e à horticultura, de modo a desenvolver nos alunos habilidades lingüísticas, cognitivas e socioemocionais. Espera-se que os alunos sejam capazes de identificar e aplicar corretamente diferentes tipos de sílabas em palavras, utilizando o dicionário como ferramenta de apoio na resolução de dúvidas, além de compreender e aplicar na prática os conceitos básicos de sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente.
Esta atividade aborda três eixos principais: a prática da horticultura, o estudo de palavras classificadas por suas estruturas silábicas, e o uso do dicionário como recurso para esclarecer dúvidas de ortografia. Através desta abordagem integrada, os alunos serão incentivados a refletir sobre a relação entre a língua escrita e o mundo natural, ao mesmo tempo em que desenvolvem competências essenciais de pesquisa e colaboração.
A metodologia adotada nesta atividade inclui a 'Roda de Debate', para a discussão coletiva sobre a escolha de plantas e palavras, e a 'Sala de Aula Invertida', na qual o estudo prévio por parte dos alunos permitirá um enriquecimento das discussões e das atividades práticas. Este enfoque metodológico promove a autonomia dos alunos e incentiva a participação ativa no processo de aprendizagem.
A atividade tem duração total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, serão realizados o planejamento da horta e a introdução ao estudo de palavras e uso do dicionário. Na segunda aula, ocorrerá o plantio e os alunos começarão o registro no diário de bordo.
A avaliação será contínua e baseada na participação ativa dos alunos, na capacidade de trabalhar em grupo, na correta utilização do dicionário para esclarecimento de dúvidas ortográficas e na qualidade do diário de bordo mantido pelos grupos. Será dada especial atenção ao desenvolvimento da capacidade dos alunos de argumentar suas escolhas de palavras, à precisão ortográfica destas no diário de bordo e ao empenho demonstrado no cuidado da horta.
Para a execução desta atividade, serão necessários os seguintes recursos: dicionários para consulta, materiais de escrita para os diários de bordo, sementes ou mudas das plantas escolhidas, ferramentas básicas de jardinagem e espaços apropriados na escola para a montagem da horta. Além disso, recursos digitais como vídeos educativos sobre horticultura e sustentabilidade podem enriquecer a experiência de aprendizado.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula