Desenhando com Palavras: O Mural dos Adjetivos

Desenvolvida por: Claude… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Adjetivos e Expressão Criativa

A atividade Desenhando com Palavras: O Mural dos Adjetivos pretende estimular o uso criativo e expressivo da língua portuguesa por alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes criarão um mural coletivo de ilustrações dentro da sala de aula. Cada aluno desenvolverá um desenho, de forma livre, enfatizando elementos que desejem descrever. A partir disso, redigirão uma breve descrição que utiliza no mínimo três adjetivos. O propósito desta atividade é permitir que os alunos expressem suas percepções e emoções através das palavras, compreendendo como os adjetivos atuam para enriquecer as descrições e dar mais vida aos relatos. No final da atividade, cada aluno terá a oportunidade de apresentar seu trabalho para a turma, promovendo a confiança na comunicação oral e a valorização do trabalho individual e coletivo. Esta atividade busca integrar distintos aspectos do conhecimento e das habilidades cognitivas e sociais, fomentando um ambiente de aprendizado inclusivo e colaborativo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade alinham-se a desenvolver a compreensão do uso dos adjetivos na língua portuguesa, incentivando o aluno a refletir sobre o papel dessas palavras na construção de descrições mais ricas e significativas. A atividade permite que os alunos utilizem a criatividade artística e literária para elaborar desenhos que refletem suas ideias e emoções, posteriormente traduzindo essas percepções em texto. Além de fortalecer a habilidade de identificar e empregar adjetivos, o plano visa cultivar uma comunicação eficaz, incentivar a autoestima através da expressão artística e textual, e promover um entendimento integral e interdisciplinar do tema abordado, incluindo aspectos visuais e linguísticos.

  • Compreender o uso e a função dos adjetivos em descrições textuais.
  • Desenvolver a habilidade de articular ideias de forma escrita e verbal.
  • Estimular a criatividade e expressão pessoal por meio das artes visuais.
  • Promover a interação e a apreciação do trabalho alheio em ambiente colaborativo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP04: Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático de 'Desenhando com Palavras: O Mural dos Adjetivos' explora aspectos essenciais da gramática, como o uso dos adjetivos, em conexão com a capacidade dos alunos de identificar e interpretar elementos visuais e textuais. A atividade integra a disciplina de Língua Portuguesa com uma abordagem que visa desenvolver tanto competências linguísticas quanto artísticas e sociais. Ao criar o mural, os alunos não apenas trabalham suas habilidades de escrita e leitura, mas também são incentivados a valorizar a interculturalidade, a colaboração e o respeito ao trabalho coletivo. A didática aplicada busca sempre reforçar a aplicação prática dos conceitos em questão, tornando o aprendizado rico, significativo e abrangente.

  • Uso de adjetivos na língua portuguesa.
  • Interpretação e expressão artística.
  • Desenvolvimento de habilidades de comunicação oral e escrita.
  • Trabalho colaborativo e integração social no ambiente educacional.

Metodologia

A metodologia aplicada visa integrar metodologias ativas de ensino, com um enfoque especial na Aprendizagem Baseada em Projetos. Nessa proposta, os alunos assumem o papel de protagonistas de seu aprendizado, sendo incentivados a explorar suas capacidades criativas através de práticas que vão além do currículo tradicional. Uma abordagem prática e colaborativa é adotada ao longo da atividade, onde o desenho e a escrita se efetivam como métodos de expressão pessoal e coletiva. Promover debates, apresentações e momentos reflexivos durante a atividade são estratégias que visam estimular o engajamento dos alunos e reforçar os conteúdos abordados.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP).
  • Expressão criativa e integrada entre desenho e texto.
  • Trabalho colaborativo e comunicação interativa.
  • Reflexão e discussão em grupo sobre resultados e processos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi desenhado para ocorrer em uma única sessão de 60 minutos, oferecendo aos alunos a oportunidade de explorarem de maneira intensa e focada os objetivos pedagógicos. A divisão temporal se propõe a garantir o máximo aproveitamento das etapas, reservando tempo para a criação dos desenhos, a elaboração dos textos descritivos e um momento final de socialização das produções. Essa estrutura permite que os alunos passem por todas as fases da atividade de forma organizada, assegurando a cobertura dos objetivos de aprendizagem de forma prática e eficiente.

  • Aula 1: Introdução ao projeto; elaboração dos desenhos e textos descritivos; apresentação e discussão em grupo.
  • Momento 1: Abertura e Introdução ao Projeto (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula explicando o objetivo do projeto ‘Desenhando com Palavras: O Mural dos Adjetivos’. Destaque a importância dos adjetivos nas descrições e em como eles tornam a comunicação mais rica.
    É importante que você compartilhe exemplos simples e cotidianos para ilustrar o uso dos adjetivos. Pergunte aos alunos se reconhecem alguns adjetivos e incentive-os a fazerem perguntas.

    Momento 2: Elaboração dos Desenhos (Estimativa: 15 minutos)
    Peça aos alunos que escolham um tema ou objeto que gostariam de desenhar e representem em papel, utilizando lápis de cor e canetas. Oriente para que pensem em elementos que desejam destacar em suas descrições.
    Observe se todos os alunos estão participando ativamente e ofereça ajuda aos que tiverem dificuldades para iniciar o desenho. Circule pela sala elogiando o progresso e incentivando a criatividade.

    Momento 3: Redação dos Textos Descritivos (Estimativa: 15 minutos)
    Instruir os alunos a escreverem uma descrição curta de seus desenhos, utilizando no mínimo três adjetivos que considerem apropriados para descrever o que desenharam. Reforce a importância de escolher palavras que realmente se liguem ao que foi desenhado.
    É importante que permitam expressar suas ideias livremente, mas assegure-se de que todos usem pelo menos três adjetivos. Ofereça sugestões e apoio individual conforme necessário.

    Momento 4: Apresentação e Discussão em Grupo (Estimativa: 15 minutos)
    Organize a turma para que cada aluno apresente seu desenho e leitura de seu texto descritivo. Após cada apresentação, estimule a turma a discutir a escolha dos adjetivos e como eles impactaram a descrição.
    Permita que todos expressem suas opiniões e façam perguntas construtivas sobre o trabalho dos colegas. Incentive comentários positivos e respeitosos dentre os alunos.

    Momento 5: Encerramento e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Feche a aula realizando uma breve reflexão sobre o que foi aprendido. Pergunte aos alunos o que acharam da atividade e como se sentiram trabalhando em grupo.
    Reforce a importância de integrar arte e escrita para potencializar o aprendizado; reforce conceitos abordados e abra espaço para eventuais dúvidas ou comentários finais.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Em caso de alunos com dificuldades em leitura e escrita, ofereça a possibilidade de trabalhar em pares, permitindo que outro aluno possa auxiliar na escrita com a orientação do professor. Promova a utilização de recursos visuais extras para apoio, como imagens ou esquemas que representem adjetivos. Para alunos com dificuldades em expressar-se verbalmente, permita que utilize mímicas ou gestos para complementar sua apresentação. Sempre incentive a participação respeitando o ritmo e as habilidades individuais, criando um ambiente em que todos se sintam confortáveis para contribuir.>

Avaliação

A avaliação desta atividade procura ser diversificada, levando em consideração o processo criativo e as competências de comunicação e socialização dos alunos. As metodologias incluem: 1. Avaliação Formativa - objetiva observar o desenvolvimento contínuo das habilidades de escrita e expressão, promovendo feedbacks construtivos durante a produção dos trabalhos. 2. Autoavaliação - estimula os alunos a refletirem sobre suas próprias criações e participações, buscando desenvolver a autorregulação e o autoconhecimento. 3. Avaliação dos Pares - incentiva a empatia e a crítica construtiva entre os estudantes, aprimorando a capacidade de receber e oferecer opiniões de forma respeitosa. Os critérios de avaliação focam na clareza e riqueza das descrições textuais, no uso criativo dos adjetivos e na apresentação oral do trabalho final. No cenário prático, o professor pode iniciar conversas individuais e em grupo para conduzir as avaliações e proporcionar a todos os alunos uma experiência de aprendizado significativa e personalizada.

  • Avaliação formativa observando o progresso e engajamento dos alunos.
  • Autoavaliação do aluno sobre sua produção e aprendizado.
  • Avaliação entre pares promovendo empatia e crítica construtiva.

Materiais e ferramentas:

Os recursos escolhidos para a realização da atividade buscam dar aos alunos a autonomia e o suporte necessários para expressarem suas ideias de forma criativa e eficiente. Canetas, lápis de cor, papéis para desenho, e materiais de escrita são fornecidos para permitir que os estudantes concretizem suas ideias visualmente e textualmente. A sala de aula precisa estar organizada para facilitar a interação e a exposição dos trabalhos através de um mural. Esses recursos são simples e facilmente acessíveis, visando não sobrecarregar o professor e servir para diferentes níveis de habilidades, permitindo um ambiente aberto e flexível para o aprendizado.

  • Materiais artísticos como papel, lápis de cor e canetas.
  • Quadro ou mural para exposição dos trabalhos.
  • Espaço organizado para apresentações e debates.

Inclusão e acessibilidade

Considerando a carga de trabalho já significativa dos professores, é fundamental que as estratégias para inclusão e acessibilidade ajudem sem aumentar o ônus. Mesmo que esta turma não tenha alunos com necessidades específicas, as práticas inclusivas devem sempre preparar para adaptar-se a futuros contextos, estabelecendo bases nesse sentido. Incentiva-se o uso de comunicação clara e disponível a todos, prestando atenção para garantir a participação ativa de cada aluno, criando um ambiente de respeito e cooperação. Sugere-se também adaptar a linguagem e o tempo alocado para cada aluno que possa necessitar de suporte adicional, de maneira sutil e integrada às atividades. Promover o diálogo aberto em sala reforça a inclusão, bem como destacar a representatividade cultural nos exemplos e histórias compartilhadas durante a aula.

  • Adaptações flexíveis de linguagem e tempo conforme necessário.
  • Ambiente de sala de aula organizado para acolher todos os alunos.
  • Promoção de interação e representatividade cultural nas atividades.

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