Desvendando Histórias Através das Imagens

Desenvolvida por: Alexan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interpretação de texto através de imagens

A atividade 'Desvendando Histórias Através das Imagens' tem como finalidade estimular a criatividade, a interpretação e a análise crítica dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, aproveitando a riqueza das ilustrações em livros e histórias infantis. Inicialmente, os estudantes serão divididos em grupos e terão a tarefa de criar narrativas apenas observando as ilustrações, sem acesso ao texto original. Após essa fase, o texto será apresentado e comparado com as versões criadas pelos alunos, evidenciando como as imagens podem conduzir a múltiplas interpretações. A atividade culminará em uma rica roda de debate, onde os alunos poderão discutir sobre as diversas leituras possíveis a partir de uma mesma imagem e como as ilustrações complementam o texto na construção do sentido das narrativas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos e imagens, fomentar a criatividade, além de promover o respeito e valorização das diferentes interpretações que cada aluno pode oferecer. Destaca-se a importância de ensinar os alunos a relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos, assim como interpretar e construir sentidos a partir de histórias em quadrinhos e tirinhas, considerando os elementos visuais como partes integrantes da narrativa.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos e ilustrações.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de narrativa.
  • Promover a discussão e valorização das diferentes interpretações pessoais.
  • Destacar a importância das ilustrações na construção do sentido das narrações.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP14: Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
  • EF15LP15: Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
  • EF15LP18: Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

Conteúdo Programático

Esta atividade insere-se no contexto de aprofundar a compreensão dos alunos sobre a relação simbiótica entre texto e imagem nas narrativas, realçando o papel das ilustrações na construção de significados e como elas podem alterar ou enriquecer a interpretação de um texto. Por meio de uma metodologia ativa, os alunos poderão vivenciar a leitura de maneira dinâmica e participativa.

  • Relação simbiótica entre texto e imagem
  • Interpretação de histórias a partir de ilustrações
  • Construção coletiva de narrativas
  • Discussão sobre diferentes interpretações de imagens

Metodologia

A atividade utilizará uma metodologia ativa, combinando 'Atividade Mão-na-massa', 'Roda de Debate' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos', para engajar os alunos de maneira efetiva. Os estudantes trabalharão em grupos para criar narrativas baseadas em ilustrações, seguido de uma apresentação dos textos originais para comparação e reflexão. A atividade culminará em uma roda de debate, onde os alunos poderão discutir suas experiências e percepções.

  • Apresentação das ilustrações sem texto
  • Divisão em grupos para a criação de narrativas
  • Comparação com o texto original
  • Roda de debate sobre as diferentes interpretações

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá duração total de 4 horas, divididas em 4 aulas de 60 minutos. Cada etapa da atividade está planejada para utilizar integralmente o tempo disponível, garantindo assim uma experiência de aprendizagem completa e rica para os alunos.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e divisão de grupos
  • Aula 2: Criação de narrativas pelos grupos
  • Aula 3: Leitura dos textos originais e preparação para o debate
  • Aula 4: Roda de debate e conclusão da atividade

Avaliação

A avaliação será realizada de forma formativa e somativa, considerando a participação ativa dos alunos tanto na criação das narrativas quanto nas discussões durante a roda de debate. A criatividade, o respeito pelas ideias dos colegas e a capacidade de articulação de suas interpretações serão critérios essenciais. A observação do professor durante a atividade, juntamente com um questionário de reflexão sobre o que foi aprendido com a experiência, comporão a base da avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários livros e histórias infantis com ricas ilustrações, cópias dos textos para revelação posterior, materiais para anotação (papel, canetas, lápis) e um espaço adequado para a realização da roda de debate. A seleção cuidadosa dos livros garantirá a riqueza da experiência de aprendizagem.

  • Livros e histórias infantis com ilustrações
  • Cópias dos textos das histórias
  • Material de anotação
  • Espaço físico adequado para a roda de debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo