Detectives da Reciclagem

Desenvolvida por: Gislen… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Reciclagem e Manejo Sustentável de Resíduos

Nesta atividade, intitulada Detectives da Reciclagem, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a explorar a prática de separar corretamente os resíduos sólidos, tornando-se pequenos detetives ambientais. Serão formadas duplas que, com apoio do professor, realizarão pesquisas em livros e na internet sobre a importância da reciclagem e sobre a categorização dos diferentes tipos de lixo. O objetivo é que, ao final, os alunos criem um texto descritivo com no mínimo quatro parágrafos sobre suas descobertas, direcionando-o para um público específico, como companheiros de escola, para ser publicado num mural ou jornalzinho da turma. Esta atividade pedagógica prática não só reforça a conscientização ambiental como também aprimora habilidades de pesquisa e redação dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem pretendem desenvolver a capacidade investigativa dos alunos, enquanto eles aprendem sobre a importância da reciclagem. A atividade busca integrar conhecimentos de ciências ambientais com habilidades de leitura e escrita, promovendo um entendimento holístico e prático sobre o tema. Ao final, espera-se que os alunos consigam identificar, categorizar e descrever diferentes tipos de resíduos, além de argumentar sobre a importância do manejo sustentável.

  • Estimular a investigação e pesquisa sobre reciclagem.
  • Desenvolver habilidades de categorização de resíduos.
  • Incentivar a produção escrita com foco no público-alvo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF15LP06: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
  • EF15LP07: Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático concentra-se em temas ambientais, com destaque para a reciclagem. Os alunos estudam conceitos como materiais recicláveis e não recicláveis, além de métodos de separação do lixo. Desta forma, são introduzidos a novos vocabulários e conceitos científicos relacionados ao meio ambiente e à sustentabilidade.

  • Conceito de reciclagem.
  • Tipos de resíduos: recicláveis e não recicláveis.
  • Processo de separação de lixo.

Metodologia

A atividade utiliza uma abordagem de aprendizagem baseada em projetos, onde os alunos são protagonistas de sua aprendizagem. Eles trabalham em duplas, realizando pesquisas guiadas e desenvolvendo um texto descritivo. A participação ativa é incentivada por meio da investigação prática e do uso de recursos multimídia para apoiar a pesquisa.

  • Aprendizagem baseada em projetos.
  • Pesquisa guiada em pares.
  • Uso de recursos multimídia.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está planejada para ser realizada em uma hora, dividida em 1.2 aulas de 50 minutos cada. Esta divisão permite um amplo tempo para pesquisa, discussão e produção de texto. A estruturação do tempo favorece o cumprimento de cada etapa do projeto com foco e atenção aos detalhes.

  • Aula 1: Introdução e pesquisa sobre reciclagem.
  • Aula 2: Planejamento e início da escrita do texto.

Avaliação

A avaliação abordará diversos aspectos do processo de aprendizagem. Inicialmente, a pesquisa será avaliada com base na participação e no engajamento dos alunos em investigar e coletar informações. O texto produzido será avaliado de acordo com critérios como clareza das ideias, organização do texto e uso adequado da ortografia. Com o auxílio do professor, será conduzida uma revisão colaborativa onde os alunos também aprenderão a autoavaliar seu trabalho e corrigir eventuais erros. Exemplos de sucesso incluem textos bem estruturados, com introdução, desenvolvimento e conclusão claros e coerentes. Alunos que demonstrem criatividade e conexão crítica com o tema, nas descobertas apresentadas, receberão um destaque positivo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade incluem livros didáticos, acesso à internet e materiais impressos para apoio às pesquisas. Ferramentas de escrita como caderno ou dispositivos digitais também serão necessárias para o aprofundamento do tema e elaboração final dos textos.

  • Livros didáticos e paradidáticos.
  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Materiais de escrita (cadernos, canetas) e/ou dispositivos digitais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo