Nesta atividade, intitulada Detectives da Reciclagem, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a explorar a prática de separar corretamente os resíduos sólidos, tornando-se pequenos detetives ambientais. Serão formadas duplas que, com apoio do professor, realizarão pesquisas em livros e na internet sobre a importância da reciclagem e sobre a categorização dos diferentes tipos de lixo. O objetivo é que, ao final, os alunos criem um texto descritivo com no mínimo quatro parágrafos sobre suas descobertas, direcionando-o para um público específico, como companheiros de escola, para ser publicado num mural ou jornalzinho da turma. Esta atividade pedagógica prática não só reforça a conscientização ambiental como também aprimora habilidades de pesquisa e redação dos alunos.
Os objetivos de aprendizagem pretendem desenvolver a capacidade investigativa dos alunos, enquanto eles aprendem sobre a importância da reciclagem. A atividade busca integrar conhecimentos de ciências ambientais com habilidades de leitura e escrita, promovendo um entendimento holístico e prático sobre o tema. Ao final, espera-se que os alunos consigam identificar, categorizar e descrever diferentes tipos de resíduos, além de argumentar sobre a importância do manejo sustentável.
O conteúdo programático concentra-se em temas ambientais, com destaque para a reciclagem. Os alunos estudam conceitos como materiais recicláveis e não recicláveis, além de métodos de separação do lixo. Desta forma, são introduzidos a novos vocabulários e conceitos científicos relacionados ao meio ambiente e à sustentabilidade.
A atividade utiliza uma abordagem de aprendizagem baseada em projetos, onde os alunos são protagonistas de sua aprendizagem. Eles trabalham em duplas, realizando pesquisas guiadas e desenvolvendo um texto descritivo. A participação ativa é incentivada por meio da investigação prática e do uso de recursos multimídia para apoiar a pesquisa.
A atividade está planejada para ser realizada em uma hora, dividida em 1.2 aulas de 50 minutos cada. Esta divisão permite um amplo tempo para pesquisa, discussão e produção de texto. A estruturação do tempo favorece o cumprimento de cada etapa do projeto com foco e atenção aos detalhes.
A avaliação abordará diversos aspectos do processo de aprendizagem. Inicialmente, a pesquisa será avaliada com base na participação e no engajamento dos alunos em investigar e coletar informações. O texto produzido será avaliado de acordo com critérios como clareza das ideias, organização do texto e uso adequado da ortografia. Com o auxílio do professor, será conduzida uma revisão colaborativa onde os alunos também aprenderão a autoavaliar seu trabalho e corrigir eventuais erros. Exemplos de sucesso incluem textos bem estruturados, com introdução, desenvolvimento e conclusão claros e coerentes. Alunos que demonstrem criatividade e conexão crítica com o tema, nas descobertas apresentadas, receberão um destaque positivo.
Os recursos utilizados na atividade incluem livros didáticos, acesso à internet e materiais impressos para apoio às pesquisas. Ferramentas de escrita como caderno ou dispositivos digitais também serão necessárias para o aprofundamento do tema e elaboração final dos textos.
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