Detetives da Comunicação

Desenvolvida por: Keila … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Comunicação e Expressão

Nesta atividade interativa, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental assumirão o papel de 'detetives da comunicação' para desvendar os mistérios dos elementos não verbais na comunicação. A partir da observação de vídeos sem áudio, eles identificarão como gestos, expressões faciais e variações de tom de voz transmitem mensagens significativas. Em uma roda de debate, compartilharão suas interpretações, reflexões e como perceberam a influência desses componentes na compreensão das mensagens. Esta atividade tem como objetivo desenvolver habilidades de observação crítica e compreensão da comunicação não verbal, valorizando aspectos como a empatia e a atenção aos detalhes em interações cotidianas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos compreendam a complexidade da comunicação humana, indo além das palavras faladas. Busca-se desenvolver habilidades de atenção, interpretação e expressão, permitindo que as crianças se tornem comunicadores mais eficazes e empáticos. Ao se tornarem 'detetives da comunicação', os alunos aprenderão a valorizar e interpretar gestos, expressões faciais e variações de tom de voz, ampliando a sua capacidade de entender as mensagens em diferentes contextos e promovendo a importância da comunicação não verbal na expressão de sentimentos, intenções e informações.

  • Compreender a importância dos elementos não verbais na comunicação.
  • Desenvolver habilidades de observação e interpretação de gestos, expressões faciais e tom de voz.
  • Promover a expressão clara e a escuta atenta em contextos comunicativos.
  • Estimular a empatia e a compreensão mútua por meio da comunicação não verbal.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP09: Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
  • EF15LP10: Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
  • EF15LP12: Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático enfatiza a compreensão e a prática de elementos da comunicação não verbal, como gestos, expressões faciais, e o uso do tom de voz, fundamental para o desenvolvimento da habilidade comunicativa dos alunos. Ao explorar esses elementos não verbais, os alunos terão a oportunidade de entender como a comunicação excede as palavras faladas e adquire nuances significativas no cotidiano, promovendo uma maior empatia e eficiência na maneira de se comunicarem.

  • Comunicação não verbal: gestos e expressões faciais
  • Tom de voz e suas variações
  • Interpretação da comunicação não verbal
  • Importância da comunicação não verbal na expressão e recepção de mensagens

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa para engajar os alunos na aprendizagem, através de observações diretas e participação ativa na roda de debate. A abordagem da Sala de Aula Invertida permitirá que os alunos assumam um papel central na sua própria aprendizagem, preparando-se previamente com materiais e reflexões que serão discutidos em classe. Esta metodologia promove a autonomia dos estudantes, incentivando a curiosidade e o pensamento crítico sobre a comunicação não verbal em diferentes situações.

  • Observação de vídeos sem áudio para análise de comunicação não verbal
  • Roda de debate para compartilhamento de percepções e discussão
  • Sala de Aula Invertida para preparação e reflexão prévia dos alunos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos assistirão e analisarão os vídeos, iniciando a roda de debate. Na segunda aula, aprofundaremos as discussões, com ênfase na reflexão e na elaboração de conclusões sobre a comunicação não verbal.

  • Aula 1: Observação dos vídeos e início da roda de debate
  • Aula 2: Continuação da roda de debate e conclusões

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, observando a participação ativa e as contribuições dos alunos nas discussões, bem como a capacidade de interpretação e expressão relacionada aos conteúdos abordados. A qualidade das interações, a profundidade das reflexões compartilhadas e o entendimento demonstrado sobre a importância da comunicação não verbal serão critérios fundamentais. Exemplos de expressões não verbais e a adequação de sua interpretação para compreender as mensagens serão também considerados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários vídeos curtos sem áudio para análise, um ambiente adequado para a realização de uma roda de debate que promova a interação e o engajamento dos alunos, além de materiais de apoio como artigos ou trechos de livros que abordem o tema da comunicação não verbal para a preparação prévia na metodologia da Sala de Aula Invertida.

  • Vídeos sem áudio sobre comunicação
  • Espaço apropriado para roda de debate
  • Materiais de apoio sobre comunicação não verbal

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