Nesta atividade interativa, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental assumirão o papel de 'detetives da comunicação' para desvendar os mistérios dos elementos não verbais na comunicação. A partir da observação de vídeos sem áudio, eles identificarão como gestos, expressões faciais e variações de tom de voz transmitem mensagens significativas. Em uma roda de debate, compartilharão suas interpretações, reflexões e como perceberam a influência desses componentes na compreensão das mensagens. Esta atividade tem como objetivo desenvolver habilidades de observação crítica e compreensão da comunicação não verbal, valorizando aspectos como a empatia e a atenção aos detalhes em interações cotidianas.
O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos compreendam a complexidade da comunicação humana, indo além das palavras faladas. Busca-se desenvolver habilidades de atenção, interpretação e expressão, permitindo que as crianças se tornem comunicadores mais eficazes e empáticos. Ao se tornarem 'detetives da comunicação', os alunos aprenderão a valorizar e interpretar gestos, expressões faciais e variações de tom de voz, ampliando a sua capacidade de entender as mensagens em diferentes contextos e promovendo a importância da comunicação não verbal na expressão de sentimentos, intenções e informações.
O conteúdo programático enfatiza a compreensão e a prática de elementos da comunicação não verbal, como gestos, expressões faciais, e o uso do tom de voz, fundamental para o desenvolvimento da habilidade comunicativa dos alunos. Ao explorar esses elementos não verbais, os alunos terão a oportunidade de entender como a comunicação excede as palavras faladas e adquire nuances significativas no cotidiano, promovendo uma maior empatia e eficiência na maneira de se comunicarem.
Utilizaremos a metodologia ativa para engajar os alunos na aprendizagem, através de observações diretas e participação ativa na roda de debate. A abordagem da Sala de Aula Invertida permitirá que os alunos assumam um papel central na sua própria aprendizagem, preparando-se previamente com materiais e reflexões que serão discutidos em classe. Esta metodologia promove a autonomia dos estudantes, incentivando a curiosidade e o pensamento crítico sobre a comunicação não verbal em diferentes situações.
A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos assistirão e analisarão os vídeos, iniciando a roda de debate. Na segunda aula, aprofundaremos as discussões, com ênfase na reflexão e na elaboração de conclusões sobre a comunicação não verbal.
A avaliação será contínua e formativa, observando a participação ativa e as contribuições dos alunos nas discussões, bem como a capacidade de interpretação e expressão relacionada aos conteúdos abordados. A qualidade das interações, a profundidade das reflexões compartilhadas e o entendimento demonstrado sobre a importância da comunicação não verbal serão critérios fundamentais. Exemplos de expressões não verbais e a adequação de sua interpretação para compreender as mensagens serão também considerados.
Para a realização desta atividade serão necessários vídeos curtos sem áudio para análise, um ambiente adequado para a realização de uma roda de debate que promova a interação e o engajamento dos alunos, além de materiais de apoio como artigos ou trechos de livros que abordem o tema da comunicação não verbal para a preparação prévia na metodologia da Sala de Aula Invertida.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula