Detetives da Revisão

Desenvolvida por: Jaquel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Revisão textual

Nesta atividade prática designada 'Detetives da Revisão', os alunos serão introduzidos à importância de revisar textos, sejam eles próprios ou de terceiros. Após uma breve introdução teórica sobre o que significa revisar um texto e por que essa prática é essencial, os alunos serão agrupados e lhes será atribuído o papel de 'detetives', com o objetivo de encontrar e corrigir erros em um texto previamente preparado pelo professor. Esses textos conterão erros variados de ortografia, pontuação e estrutura, e cada grupo será desafiado a tornar o texto claro e correto. Após a correção, os grupos deverão apresentar o texto corrigido para os colegas, explicando as mudanças realizadas e as razões por trás de cada correção. A seguir, usando a metodologia ativa de Roda de Debate, os alunos poderão discutir as diferentes abordagens de correção tomadas por cada grupo, promovendo interação, colaboração e aprendizagem conjunta. Além disso, estratégias de Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos serão incorporadas para engajar os alunos e intensificar o processo de aprendizado.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é cultivar a habilidade de reler e revisar textos de forma colaborativa, promovendo o desenvolvimento da capacidade crítica e analítica dos alunos em relação à escrita. Almeja-se que, ao final desta atividade, os estudantes sejam capazes de identificar e corrigir erros ortográficos e de pontuação, bem como melhorar a estrutura de textos de modo a torná-los mais claros e eficientes. Ademais, espera-se que os alunos aprendam a trabalhar em grupo, respeitando e considerando as opiniões dos colegas, e fomentar habilidades de comunicação ao apresentar e justificar suas correções.

  • Desenvolver a habilidade de revisão textual.
  • Fomentar o trabalho colaborativo e a comunicação eficaz.
  • Promover a compreensão da importância da correção ortográfica e de pontuação.
  • Estimular a capacidade de argumentação e justificação de escolhas textuais.

Conteúdo Programático

Esta atividade é estruturada em torno do processo de revisão textual, abrangendo conceitos de ortografia, pontuação e estrutura de texto. Os alunos aprenderão a importância da revisão para a clareza e precisão na comunicação escrita, bem como técnicas eficazes para identificar e corrigir erros comuns. Além disso, a atividade oferece uma abordagem prática para desenvolver habilidades de trabalho em grupo e comunicação, fundamentais para a revisão colaborativa de textos.

  • Importância da revisão textual
  • Erros comuns de ortografia e pontuação
  • Estrutura de texto e clareza na escrita
  • Trabalho em grupo e apresentação

Metodologia

A atividade será desenvolvida por meio de metodologias ativas, incluindo Roda de Debate, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Essas abordagens pedagógicas são escolhidas para promover a participação ativa dos alunos, incentivando-os a assumir uma postura ativa em seu processo de aprendizado. A Roda de Debate facilita a discussão aberta e o compartilhamento de perspectivas, enquanto a Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos promovem a imersão e a aplicação prática dos conceitos aprendidos.

  • Roda de Debate
  • Sala de Aula Invertida
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito de revisão textual e formarão os grupos de trabalho. Na segunda aula, ocorrerão as apresentações dos textos corrigidos e a Roda de Debate para discussão das correções.

  • Aula 1: Introdução à revisão textual e formação dos grupos.
  • Aula 2: Apresentação dos textos corrigidos e Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos, a qualidade das correções realizadas e a capacidade de justificar as escolhas feitas durante a apresentação do texto corrigido. Será avaliado o envolvimento dos alunos na Roda de Debate, considerando a relevância das contribuições para a discussão. Exemplos práticos de avaliação incluirão verificar a identificação e correção de erros, bem como a habilidade de trabalhar em grupo e comunicar ideias de forma clara.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários textos com erros (previamente preparados), quadro para as anotações durante a Roda de Debate. É interessante ter dicionários disponíveis para as pesquisas ortográficas.

  • Textos com erros
  • Quadro branco 
  • Ambiente para discussão em grupo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo