Detetives das Palavras Gigantes

Desenvolvida por: Rayara… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Grau Aumentativo dos Substantivos e Adjetivos

Nesta atividade interativa e colaborativa, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar o conceito de palavras no grau aumentativo de maneira divertida e significativa. Inicialmente, os alunos assistirão, em casa, a um vídeo selecionado pelo professor sobre o uso e formação do grau aumentativo dos substantivos e adjetivos, preparando-se para a atividade em sala de aula. Durante a aula, serão formados pequenos grupos, onde cada um receberá cartões com palavras no grau normal. A tarefa dos grupos será utilizar dicionários, tanto impressos quanto online, para transformar essas palavras em seus aumentativos e, em seguida, criar frases divertidas e criativas utilizando essas palavras no grau aumentativo. Essa atividade estimula a pesquisa, a colaboração entre alunos e a criatividade. Ao final, cada grupo apresentará suas frases mais criativas para toda a classe, promovendo um ambiente de compartilhamento de conhecimento e estimulando a oralidade. Este exercício não apenas reforça o aprendizado do conceito gramatical de forma lúdica, mas também promove habilidades de trabalhar em equipe, de pesquisa e de apresentação oral.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão sólida e prática sobre o uso e a formação do grau aumentativo dos substantivos e adjetivos, estimulando o desenvolvimento da criatividade, da pesquisa e da capacidade de trabalhar em equipe. Além disso, busca-se reforçar habilidades de leitura e interpretação, ao utilizar dicionários e recursos online para encontrar os aumentativos, e promover a oralidade e a autoconfiança, através da apresentação das frases criadas para a turma.

  • Compreender o uso e a formação do grau aumentativo de substantivos e adjetivos.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa utilizando dicionários impressos e online.
  • Estimular a criatividade na construção de frases divertidas com os aumentativos.
  • Promover habilidades de trabalho em equipe e colaboração entre os alunos.
  • Reforçar a prática da oralidade e da autoconfiança, através das apresentações em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP14: Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
  • EF35LP04: Inferir informações implícitas nos textos lidos.
  • EF35LP06: Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

Conteúdo Programático

A atividade será estruturada para incorporar o conceito gramatical de grau aumentativo, incentivando a aplicação prática e a internalização desse conhecimento linguístico de forma criativa e interativa. Por meio da execução da tarefa, os alunos ampliarão não apenas seu vocabulário, mas também aperfeiçoarão habilidades de pesquisa, interpretação textual, colaboração e expressão oral, fundamentais para o desenvolvimento integral como leitores e comunicadores eficientes.

  • Grau Aumentativo dos Substantivos e Adjetivos.
  • Uso de Dicionários Impressos e Online.
  • Criação e Compartilhamento de Frases Criativas.

Metodologia

Esta atividade foi planejada seguindo as abordagens da Sala de Aula Invertida e da Metodologia Ativa 'Mão-na-massa', visando incentivar a autonomia dos estudantes em seu processo de aprendizagem. Ao preparar-se em casa com os vídeos e aplicar o conhecimento em sala através de tarefas práticas em grupos, os alunos terão a oportunidade de explorar o conteúdo de maneira ativa e colaborativa, facilitando a construção do conhecimento participativa e significativa.

  • Assistir vídeo em casa para preparação.
  • Trabalho em grupo para pesquisa e criação de frases.
  • Uso de recursos como dicionários impressos e online.
  • Apresentação das frases criativas para a turma.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira sessão, após uma breve revisão do vídeo, os alunos formarão os grupos e iniciarão a pesquisa dos aumentativos e a criação das frases. Na segunda sessão, os grupos finalizarão suas frases e as apresentarão para a classe.

  • Aula 1: Formação dos grupos, pesquisa de aumentativos e início da criação das frases.
  • Aula 2: Finalização das frases e apresentação para a turma.

Avaliação

Os alunos serão avaliados de maneira formativa, considerando-se principalmente a participação ativa, a colaboração em grupo, a criatividade e originalidade das frases, bem como a capacidade de aplicar corretamente o conceito de grau aumentativo. A qualidade das apresentações e a coesão no trabalho em equipe também serão critérios importantes. Feedback construtivo será fornecido para incentivar a melhoria contínua e o reconhecimento dos esforços de cada aluno.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários vídeos educativos sobre o grau aumentativo, dicionários impressos e acesso a dicionários online, além de cartões ou papéis com as palavras no grau normal. Um espaço adequado para o trabalho em grupo e a apresentação das frases também é essencial para o sucesso da atividade.

  • Vídeo educativo sobre grau aumentativo.
  • Dicionários impressos e acesso a dicionários online.
  • Cartões ou papéis com palavras no grau normal.
  • Espaço adequado para trabalho em grupo e apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo