Detetives de Histórias

Desenvolvida por: Joice … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e interpretação de texto

A atividade 'Detetives de Histórias' propõe uma maneira dinâmica e interativa de trabalhar a leitura e a interpretação de texto com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Inicialmente, os alunos serão divididos em pequenos grupos e cada um receberá trechos distintos de histórias ou contos. A tarefa de cada grupo será ler coletivamente o trecho e identificar informações explícitas presentes no texto, tais como os personagens principais, o cenário e eventos chave da trama. Após a leitura, os grupos discutirão suas observações em uma roda de debate, usando a metodologia ativa para promover o diálogo e a troca de ideias. Esta parte da atividade é crucial para desenvolver habilidades de comunicação, argumentação e respeito pelas opiniões alheias. Concluindo a atividade, cada grupo fará uma apresentação para a classe, compartilhando as informações localizadas e permitindo uma ampla troca de descobertas. Esta etapa permite que os alunos não apenas pratiquem a habilidade de falar em público mas também aprimorem seu entendimento sobre como localizar informações nos textos através das contribuições dos colegas.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal desenvolver a habilidade dos alunos de localizar informações explícitas em textos, contribuindo assim para aprimorar a compreensão leitora e a interpretação de textos variados. Ademais, visa fomentar habilidades sociais significativas como trabalho em equipe, escuta ativa e respeito pelas opiniões dos colegas através da metodologia ativa de Roda de Debate. Além disso, ao apresentarem suas descobertas para a turma, os alunos praticarão habilidades de comunicação oral e aprenderão a organizar suas ideias de forma coesa e coerente para explicar o conteúdo dos textos lidos.

  • Localizar informações explícitas em textos
  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação
  • Praticar trabalho em equipe e comunicação oral
  • Estimular o respeito pelas diferentes opiniões
  • Aprimorar a capacidade de argumentação e escuta ativa

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.

Conteúdo Programático

Este plano de aula incorpora uma importante competência relacionada à língua portuguesa, focando na capacidade dos alunos de extrair informações explícitas dos textos lidos. Além de promover a interpretação textual, a atividade é cuidadosamente planejada para desenvolver outras competências transversais como a comunicação eficaz, o trabalho colaborativo e a argumentação crítica, usando a metodologia ativa de Roda de Debate para enriquecer a experiência de aprendizado.

  • Leitura compreensiva
  • Interpretação textual
  • Comunicação oral e argumentativa
  • Metodologia ativa: Roda de Debate

Metodologia

A metodologia ativa centrada na Roda de Debate é escolhida para esta atividade com o objetivo de promover uma participação mais ativa e significativa dos alunos no processo de aprendizagem. Ao incentivá-los a ler coletivamente e discutir as informações encontradas nos textos, estimula-se o pensamento crítico, a habilidade de argumentação e a colaboração entre os alunos. Essa abordagem interativa e participativa visa não apenas a compreensão textual mas também o desenvolvimento de competências sociais importantes.

  • Leitura compartilhada
  • Identificação de informações
  • Roda de Debate
  • Apresentação em grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 50 minutos, dividida em três partes principais: leitura e identificação de informações (20 minutos), Roda de Debate para discussão das descobertas (20 minutos) e apresentações dos grupos com compartilhamento das informações identificadas na última etapa da aula (10 minutos).

  • Aula 1: Leitura e identificação - Roda de Debate - Apresentações

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação ativa dos alunos durante todas as etapas do processo. Será observado o engajamento dos alunos na leitura compartilhada, sua participação na Roda de Debate, a capacidade de escuta e respeito pelas opiniões dos colegas, bem como a clareza e coerência durante as apresentações. Além disso, a habilidade de identificar corretamente as informações explícitas nos textos será um critério crucial. Feedback construtivo será fornecido após as apresentações para incentivar o aprimoramento contínuo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários trechos impressos de histórias ou contos, um espaço adequado para a organização da Roda de Debate que permita a participação de todos os alunos e recursos audiovisuais para as apresentações das descobertas. O uso de recursos visuais durante as apresentações, como cartazes ou slides, pode enriquecer a entrega final e ajudar na clareza da comunicação.

  • Trechos de histórias ou contos
  • Espaço para Roda de Debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo