Detetives de Histórias

Desenvolvida por: Josefa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Literatura e Pesquisa

A atividade 'Detetives de Histórias' é desenhada para permitir que os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental mergulhem no universo da literatura de uma forma lúdica e investigativa. Nesta atividade, os estudantes serão divididos em pequenos grupos e receberão trechos anonimizados de diversas obras literárias. O objetivo é usar pistas contidas nesses excertos para descobrir o título da obra e o nome do autor, em um processo que estimula a pesquisa, a leitura atenta e a colaboração entre os alunos. Após a fase de investigação, cada grupo apresentará suas descobertas para a classe, discutindo as estratégias utilizadas para chegar às conclusões. Esta abordagem não apenas incentiva a familiarização com diferentes textos literários, mas também promove a valorização da literatura como parte importante do patrimônio cultural e artístico da humanidade, além de desenvolver habilidades de localização de informações explícitas e interpretação de dados contextuais.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é estimular os alunos a desenvolver habilidades de leitura e pesquisa através de uma abordagem lúdica e interativa. Busca-se fomentar o interesse pela literatura ao desafiar os estudantes a se tornarem detetives literários, explorando diferentes gêneros e estilos de escrita. Ademais, a atividade visa fortalecer a capacidade de trabalhar em equipe, praticar o pensamento crítico e a atenção aos detalhes. A apresentação das conclusões permite aos alunos desenvolver habilidades de oratória e argumentação, incentivando o respeito pelas ideias dos demais e fomentando um ambiente de aprendizado colaborativo.

  • Fomentar o interesse pela leitura e literatura.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e localização de informações explícitas em textos.
  • Promover a colaboração e trabalho em equipe.
  • Estimular o pensamento crítico e a atenção aos detalhes.
  • Praticar habilidades de oratória e argumentação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP14: Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
  • EF15LP15: Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

Conteúdo Programático

Ao explorar distintos trechos literários, os alunos estarão imersos em uma ampla gama de contextos e estilos literários, desenvolvendo não só a habilidade de ler e compreender diversos textos, mas também de apreciar a literatura enquanto expressão artística e cultural. Serão introduzidos a noções básicas de pesquisa literária, incluindo como reconhecer e interpretar pistas textuais que contribuem para a descoberta de autores e obras. Adicionalmente, ao prepararem e realizarem suas apresentações, os alunos praticarão o desenvolvimento de argumentos sustentados e a arte de compartilhar descobertas com os colegas.

  • Introdução à estrutura e características de diferentes gêneros literários
  • Noções básicas de pesquisa e localização de informações
  • Técnicas de apresentação e argumentação

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', a atividade 'Detetives de Histórias' foi concebida para incentivar a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem. Antes da aula, os alunos receberão uma lista de recursos digitais e impressos para explorar conceitos básicos sobre literatura. Em sala de aula, a atividade principal baseia-se na investigação colaborativa em pequenos grupos, onde os estudantes aplicarão o conhecimento prévio na identificação dos textos literários dados. O papel do professor será o de facilitador, promovendo discussões, guiando a pesquisa e incentivando a troca de ideias entre os grupos.

  • Exploração de recursos pré-aula para fundamentação teórica.
  • Atividade de investigação em grupo em sala de aula.
  • Apresentação e debate das descobertas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em três aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá uma breve introdução ao projeto e revisão dos recursos recomendados no pré-aula. As duas aulas seguintes serão dedicadas à investigação dos trechos literários e preparação das apresentações grupais, culminando na última sessão com as apresentações e discussões sobre o processo e as descobertas.

  • Aula 1: Introdução e revisão dos recursos pré-aula.
  • Aula 2: Investigação dos trechos literários em grupos.
  • Aula 3: Apresentação das descobertas e discussão.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada tanto no processo quanto no produto final. Durante o processo, observar-se-á a participação ativa dos alunos, a colaboração dentro dos grupos e a habilidade em localizar informações nos textos. A apresentação das descobertas será avaliada com base na clareza e precisão das informações apresentadas, na capacidade de argumentação e na criatividade ao conectar as pistas aos textos literários. Será estimulado um feedback construtivo entre os grupos, valorizando tanto os acertos quanto o processo de investigação realizado.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem uma variedade de trechos literários impressos ou digitais, sem identificação de autores ou títulos, e acesso a recursos de pesquisa como livros, internet e enciclopédias. Ferramentas de apresentação, como cartazes, retroprojetor ou software de apresentação, serão importantes para que os alunos possam compartilhar suas descobertas. Recursos adicionais podem incluir guias de pesquisa literária e acesso a bibliotecas ou salas de leitura.

  • Trechos literários anonimizados
  • Acesso a recursos de pesquisa (internet, livros, enciclopédias)
  • Ferramentas de apresentação (cartazes, retroprojetor, software)
  • Guias de pesquisa literária
  • Acesso a bibliotecas ou salas de leitura

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo