Detetives de Histórias

Desenvolvida por: Ana Ka… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Textualidade e gramática

Nesta atividade envolvente e interativa, alunos do 3º ano do Ensino Fundamental se tornarão detetives de histórias, mergulhando no universo da leitura e da escrita de maneira lúdica e educativa. Ao receberem envelopes fechados que contêm fragmentos de diferentes narrativas juntamente com pistas gramaticais, eles serão desafiados a organizá-los de forma coerente, identificar e corrigir erros gramaticais usando seus conhecimentos sobre concordância nominal e verbal, além de pontuação. A etapa seguinte requer que os alunos, ainda em seus grupos, planejem e redijam um desfecho para a história, levando em consideração elementos cruciais como os interlocutores, a finalidade do texto e seu potencial espaço de circulação. Cada grupo terá a oportunidade de apresentar sua narrativa conclusiva, justificando as escolhas linguísticas e estruturais feitas durante a escrita, o que fomentará um debate enriquecedor sobre as diversas maneiras de tecer um texto, valorizando a pluralidade de ideias e estimulando a criatividade.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade residem em promover o domínio de aspectos fundamentais da língua por meio de uma abordagem lúdica e interativa, estimulando a criatividade, o raciocínio lógico e a capacidade de trabalhar em equipe. Ao engajarem-se na atividade Detetives de Histórias, os alunos desenvolverão habilidades de leitura crítica e atenção aos detalhes, essenciais para a identificação e correção de erros gramaticais. Além disso, a tarefa de escrever o final da história estimula a reflexão sobre os elementos que compõem uma narrativa coesa e coerente, promovendo a capacidade de planejar textos com clareza e propósito, considerando o público-alvo e o contexto de circulação.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos.
  • Reconhecer e corrigir erros gramaticais focando em concordância nominal e verbal, e pontuação.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico ao planejar e escrever o final de uma história.
  • Promover o trabalho em equipe e a capacidade de argumentação e justificativa das escolhas textuais.
  • Conscientizar sobre a importância dos elementos constituintes de uma narrativa e sua adequação ao contexto de circulação e aos interlocutores.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF35LP07: Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
  • EF35LP09: Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

Conteúdo Programático

A atividade Detetives de Histórias insere-se no contexto da educação linguística, abarcando a leitura, compreensão e produção textual, com enfoque particular na gramática aplicada. Procura-se através desta iniciativa, instigar os alunos a identificar a estrutura de textos narrativos, compreender a funcionalidade dos elementos gramaticais na construção de sentidos e na coesão textual, e exercitar a produção escrita criativa e reflexiva. As habilidades desenvolvidas ao longo desta atividade servirão como alicerce para futuras práticas de linguagem, em diversos contextos e modalidades.

  • Leitura e interpretação de textos narrativos.
  • Identificação e correção de erros gramaticais: concordância nominal e verbal, e pontuação.
  • Elementos constituintes de uma narrativa (introdução, desenvolvimento, clímax, e conclusão).
  • Planejamento textual considerando interlocutores, finalidade, circulação e suporte.
  • Escrita criativa e argumentação.

Metodologia

A metodologia adotada para a atividade Detetives de Histórias é a Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Jogos, visando proporcionar uma experiência educativa dinâmica, interativa e significativa. Os alunos serão divididos em pequenos grupos, incentivando o trabalho colaborativo e a troca de ideias. Através dos envelopes com fragmentos de história e pistas gramaticais, os estudantes serão impulsionados a pensar criticamente para solucionar os 'mistérios' propostos, aplicando de maneira prática seus conhecimentos linguísticos. A fase de planejamento e escritura do final das histórias permitirá a expressão da criatividade e a consolidação de saberes, preparando-os para a apresentação e debate, onde haverá a valorização das diversas soluções encontradas pelos grupos.

  • Dinâmica de grupo para a montagem das histórias.
  • Atividades práticas para identificação e correção de erros gramaticais.
  • Uso de pistas gramaticais e fragmentos narrativos como base para a resolução de desafios.
  • Elaboração coletiva do final da história, considerando elementos textuais chave.
  • Apresentação dos trabalhos e debates sobre as escolhas feitas.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, divididas em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito da atividade, divididos em grupos e iniciarão o processo de desvendar os fragmentos e corrigir erros. Na segunda aula, os grupos finalizarão as histórias, prepararão suas apresentações e participarão do debate. Este cronograma foi concebido para maximizar o envolvimento dos alunos e garantir tempo adequado para cada etapa do processo de aprendizado.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da montagem das histórias.
  • Aula 2: Finalização das histórias, preparação e realização das apresentações.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa, focando no processo de aprendizagem dos alunos e no desenvolvimento de suas habilidades linguísticas e criativas. Os critérios incluirão a capacidade de trabalhar em equipe, a identificação e correção correta de erros gramaticais, a criatividade e coesão na elaboração do final da história, e a habilidade de justificar as escolhas textuais durante a apresentação. Será dada ênfase ao progresso individual e coletivo, incentivando reflexões sobre os desafios encontrados e como foram superados. Exemplos de sucesso e pontos de melhoria serão compartilhados, promovendo um ambiente de aprendizado cooperativo e construtivo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade Detetives de Histórias, serão necessários diversos materiais e recursos que suportem a metodologia ativa proposta. Isso inclui envelopes que conterão os fragmentos das histórias e as pistas gramaticais, marcadores, folhas de papel para as anotações dos grupos e para a escrita das histórias, além de recursos audiovisuais para as apresentações finais. O aproveitamento de recursos digitais também pode enriquecer a experiência, permitindo pesquisa e acesso a informações adicionais que podem auxiliar no processo criativo e na correção gramatical.

  • Envelopes contendo fragmentos de histórias e pistas gramaticais.
  • Marcadores e folhas de papel para anotações e escrita.
  • Computadores ou tablets com acesso à internet (opcional).
  • Quadro branco ou flipchart para anotações coletivas.
  • Projetor e tela para as apresentações finais.

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