Detetives de Histórias

Desenvolvida por: Josile… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Compreensão e Produção Textual

A atividade 'Detetives de Histórias' promove uma imersão criativa no mundo da literatura e produção textual. Nessa atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão divididos em grupos e cada um receberá envelopes com fragmentos de histórias diferentes. O desafio dos grupos será reconstruir narrativas coesas e coerentes a partir desses fragmentos, promovendo um exercício de planejamento textual, criatividade, compreensão leitora e habilidades de escrita. Após organizar os fragmentos definindo começo, meio e fim, os grupos elaborarão uma história integrada, que será apresentada para a classe. Assim, a atividade não se limita apenas à produção textual, mas também incide sobre a interpretação de textos, estímulo à imaginação, além de trabalhar aspectos como coesão e coerência textual. É uma oportunidade para os alunos experimentarem o papel de autores, enquanto desenvolvem habilidades essenciais de leitura e escrita.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é desenvolver habilidades de leitura e escrita, fomentando o planejamento textual e a criatividade dos alunos. Através da montagem de histórias a partir de fragmentos, espera-se que os estudantes melhorem a sua capacidade de interpretação textual, reconhecendo a importância da coesão e da coerência na construção de narrativas. Além disso, ao apresentar as histórias reconstruídas para a classe, os alunos poderão praticar a expressão oral e a capacidade de síntese, ao mesmo tempo que aprendem a dar e receber feedback construtivo de seus pares.

  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita
  • Fomentar o planejamento textual e a criatividade
  • Melhorar a interpretação e compreensão textual
  • Praticar a expressão oral e a capacidade de síntese
  • Aprender a dar e receber feedback

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF15LP06: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

Conteúdo Programático

Nesta atividade, o conteúdo programático abrange noções de estrutura textual, com ênfase no desenvolvimento da narrativa e na organização lógica das ideias. Através da prática de montar as histórias, os alunos poderão compreender melhor como um texto é construído, desde a ideia inicial até a finalização coesa e coerente. Além disso, a atividade oferece uma abordagem prática de temas como a importância da revisão textual e o trabalho colaborativo na construção de conhecimento.

  • Estrutura textual: começo, meio e fim
  • Coesão e coerência em narrativas
  • Revisão e reescrita de textos
  • Trabalho colaborativo e feedback

Metodologia

A metodologia desta atividade baseia-se na aprendizagem ativa, onde os alunos tomam parte central no processo educativo. Ao interagir com os fragmentos de texto e reconstruir histórias, os estudantes são incentivados a se envolverem ativamente na aprendizagem, utilizando estratégias de pensamento crítico, criatividade e cooperação. A apresentação final das histórias permite ainda que a turma compartilhe conhecimentos e aprendizados, reforçando a importância da comunicação eficaz e do trabalho em equipe.

  • Trabalho em grupo para montagem de histórias
  • Planejamento textual colaborativo
  • Revisão e feedback em grupo
  • Apresentação e compartilhamento de histórias

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 11 aulas de 60 minutos cada. Inicialmente, haverá uma introdução dos objetivos e da dinâmica. Nas aulas seguintes, os alunos trabalharão na montagem, revisão e finalização das histórias. A última aula será dedicada às apresentações e à avaliação reflexiva do processo.

  • Aula 1: Introdução à atividade e divisão dos grupos
  • Aulas 2 a 9: Montagem, planejamento e revisão das histórias
  • Aula 10: Preparação das apresentações
  • Aula 11: Apresentações finais e feedback

Avaliação

A avaliação será formativa, considerando o engajamento dos alunos no processo de montagem das histórias, a colaboração entre os membros do grupo, a criatividade na reconstrução das narrativas e a qualidade da apresentação final. Será dada ênfase ao progresso dos alunos, à sua capacidade de trabalhar em equipe e ao desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e comunicação. Feedbacks construtivos serão fornecidos após as apresentações, visando o aprimoramento contínuo dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários envelopes contendo os fragmentos das histórias, papel, canetas e lápis para o planejamento textual e elaboração das histórias. Além disso, o uso de quadro branco ou flip chart pode facilitar a visualização das ideias durante a fase de planejamento e apresentação das histórias. Recursos digitais como computadores ou tablets podem ser empregados para pesquisas, se disponíveis.

  • Envelopes com fragmentos de histórias
  • Papel, canetas e lápis
  • Quadro branco ou flip chart
  • Recursos digitais (opcional para pesquisas)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo