Detetives de Histórias

Desenvolvida por: Ana Ma… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e interpretação de textos literários e informativos

Nesta atividade inovadora, direcionada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, os participantes irão se envolver em uma emocionante jornada como detetives de histórias, com o propósito de desvendar profissões ocultas em trechos de textos. Será entregue a cada estudante, ou grupo de estudantes, envelopes que contêm pedaços de textos, tanto literários quanto informativos, que camuflam informações sobre diversas profissões. O desafio proposto é usar as habilidades de leitura atenta para localizar pistas explícitas e compilar evidências que conduzam à identificação correta da profissão misteriosa. A atividade se desdobrará com apresentações onde cada grupo detalhará o processo investigativo, revelando como cada pista foi crucial para solucionar o enigma, potencializando a expressão oral e a competência interpretativa dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa estimular nos alunos a capacidade de leitura atenta, promovendo o desenvolvimento de habilidades de interpretação de texto, pensamento crítico e oralidade. Além disso, objetiva-se familiarizar os estudantes com diversas profissões, ampliar seu vocabulário e sua compreensão do mundo à sua volta. A execução desta atividade propõe uma abordagem lúdica e participativa da leitura, engajando os alunos em uma prática de busca ativa por conhecimento, onde eles são incentivados a conectar informações e a deduzir significados a partir de pistas textuais.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos.
  • Estimular a capacidade de inferência e dedução.
  • Promover a oralidade e a capacidade argumentativa.
  • Familiarizar os alunos com diversas profissões.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a pesquisa ativa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP15: Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade engloba o estudo de textos literários e informativos com enfoque em suas estruturas, elementos de coesão, recursos expressivos e funcionalidades no contexto. Explora-se a diversidade de gêneros textuais e a compreensão leitora como meio de acesso a diferentes campos do conhecimento. A interdisciplinaridade também é enfatizada, permitindo que os alunos entrem em contato com o universo das profissões, conhecendo suas características, importância e contexto social.

  • Leitura e interpretação de textos literários e informativos.
  • Identificação e análise de pistas textuais.
  • Compreensão das características de diferentes profissões.
  • Práticas de oralidade e apresentação em público.
  • Trabalho em equipe e interdisciplinaridade.

Metodologia

Esta atividade será desenvolvida por meio de metodologias ativas, promovendo a participação ativa dos alunos na construção do seu conhecimento. Através da imersão em textos com pistas ocultas sobre profissões, os alunos irão engajar-se em uma pesquisa interativa, utilizando a leitura, inferência e argumentação como ferramentas de aprendizado. A dinâmica de investigação em grupos favorece a colaboração, a comunicação efetiva e o desenvolvimento de habilidades sociais importantes.

  • Leitura individual e em grupo de textos com pistas ocultas.
  • Discussão em grupo para compartilhar interpretações e hipóteses.
  • Utilização de recursos gráficos e imagens para auxiliar na investigação.
  • Apresentações orais das conclusões, com justificativa das inferências realizadas.
  • Reflexão coletiva sobre as habilidades desenvolvidas durante a atividade.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 18 horas, divididas em 4.5 aulas de 240 minutos cada. Iniciaremos com uma introdução ao conceito de detetive de histórias e à importância das profissões. Seguiremos com a leitura e investigação dos textos, após o que haverá discussões em grupo e preparação das apresentações. Concluiremos com as apresentações finais e uma reflexão sobre o que foi aprendido.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e explicação da metodologia.
  • Aula 2: Distribuição dos textos e início das leituras e investigações.
  • Aula 3: Continuação da investigação e início das preparações para as apresentações.
  • Aula 4: Conclusão das investigações e finalização das preparações para as apresentações.
  • Aula 5: Apresentações finais e reflexão sobre a atividade.

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada no engajamento dos alunos com a atividade, sua participação nas discussões em grupo, a qualidade e criatividade das investigações realizadas, bem como a coerência e clareza das apresentações finais. Será dada especial atenção ao processo de raciocínio dedutivo demonstrado, a habilidade de utilizar pistas textuais para inferir e argumentar, e a eficácia na comunicação das conclusões. Exemplos específicos e feedback construtivo serão fornecidos, visando ao desenvolvimento contínuo das habilidades trabalhadas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários envelopes contendo trechos de textos literários e informativos, quadros ou cartazes para facilitar as apresentações, marcadores, folhas de papel para anotações e o acesso a recursos digitais para pesquisa. Além disso, imagens e recursos gráficos auxiliares poderão ser utilizados para enriquecer a investigação e a apresentação das descobertas.

  • Envelopes com trechos de textos
  • Quadros ou cartazes
  • Marcadores e folhas de papel
  • Recursos digitais para pesquisa
  • Imagens e recursos gráficos auxiliares

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo