Detetives de Poemas

Desenvolvida por: Nalim … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Poesia e suas características

Esta atividade, denominada 'Detetives de Poemas', é projetada para envolver os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental na descoberta e apreciação da poesia através de uma abordagem lúdica e participativa. Antes da aula, os alunos receberão instruções para assistir a vídeos curtos explicando o que é um poema e destacando suas principais características. Além disso, lerão um poema simples online como preparação. Em sala de aula, eles participarão de uma caça ao tesouro organizada pelo professor. Os versos dos poemas, distribuídos pela sala, escondem pistas que os alunos precisam encontrar. Trabalhando em grupos, eles lerão os poemas e identificarão as características aprendidas nos vídeos, aplicando este conhecimento na prática. A atividade termina com cada grupo criando e apresentando seu próprio verso, relacionado aos poemas lidos e às pistas descobertas. Este exercício fomenta não apenas a compreensão poética, mas também a habilidade colaborativa, a capacidade de pesquisa e a criatividade, destacando as funções sociais dos textos estudados.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade pedagógica abrangem o incentivo à apreciação poética, o desenvolvimento das habilidades de leitura e interpretação, o estímulo à criatividade e expressão individual, além de uma compreensão mais profunda das funções sociais dos textos. Por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida, busca-se promover um aprendizado mais significativo, permitindo que os alunos sejam protagonistas em sua jornada de aprendizagem. Ao descobrirem as pistas escondidas em versos poéticos e ao criarem seus próprios versos, os alunos praticam a colaboração, a análise crítica e a aplicação prática dos conceitos pré-ensinados, facilitando assim a internalização do conhecimento de maneira mais eficaz e duradoura.

  • Apreciar a diversidade da poesia e suas características
  • Desenvolver habilidades de leitura, interpretação e análise crítica
  • Estimular a criatividade e a expressão individual através da criação de versos
  • Compreender as funções sociais dos textos e sua aplicabilidade

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui um estudo introdutório sobre poesia, focando nas características distintivas do gênero, como rima, ritmo, metáforas e imagens. Além disso, a atividade aborda as funções sociais do texto, enfatizando a importância da poesia na expressão cultural e individual. Utilizando a metodologia Sala de Aula Invertida, os alunos são introduzidos ao conteúdo de forma autônoma e ativa, preparando-os para a aplicação prática e análise crítica das obras poéticas na sala de aula.

  • Introdução à poesia e suas características
  • Funções sociais dos textos
  • Análise de poemas simples
  • Criação de versos próprios

Metodologia

A metodologia adotada para a atividade 'Detetives de Poemas' incorpora a Sala de Aula Invertida, incentivando o aprendizado ativo e participativo. Os alunos, primeiro, preparam-se em casa, assistindo a vídeos e lendo material designado. Em sala, eles aplicam o conhecimento adquirido na caça ao tesouro, incentivando a leitura crítica, o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Finalmente, a criação e apresentação dos versos permite a expressão criativa e a consolidação do aprendizado, fomentando um ambiente dinâmico e colaborativo.

  • Assistir a vídeos e ler material pré-aula
  • Caça ao tesouro com pistas em versos de poemas
  • Trabalho em grupo para discussão e análise
  • Criação e apresentação de versos pelos alunos

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade é distribuída em três aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão divididos em grupos e receberão as instruções para a caça ao tesouro. A segunda aula será dedicada à busca das pistas e análise dos poemas. Na terceira e última aula, os grupos finalizarão a criação de seus versos e os apresentarão à classe.

  • Aula 1: Instruções e início da caça ao tesouro
  • Aula 2: Continuação da caça e análise dos poemas
  • Aula 3: Criação e apresentação dos versos

Avaliação

A avaliação desta atividade baseia-se na participação ativa, na colaboração em grupo, na habilidade de encontrar e interpretar as pistas, na análise crítica dos poemas, e na criatividade e coesão do verso criado. O professor observará o envolvimento dos alunos durante a caça ao tesouro, a qualidade das discussões em grupo, a profundidade da análise poética, e a originalidade e relevância do verso final em relação ao poema estudado. Incentivar-se-á o feedback construtivo entre os pares para fortalecer o aprendizado colaborativo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem acesso a internet para que os alunos possam assistir aos vídeos e ler o poema designado antes da aula. Em sala, serão necessários cópias impressas dos poemas contendo as pistas para a caça ao tesouro, além de materiais básicos de escrita para a criação dos versos. A distribuição estratégica dos poemas pelo ambiente estimulará a exploração e o dinamismo da atividade.

  • Acesso à internet para vídeo e leitura prévia
  • Cópias dos poemas com pistas para a caça ao tesouro
  • Materiais de escrita para os alunos
  • Espaço da sala de aula para a distribuição dos poemas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo