Detetives de Textos

Desenvolvida por: Itatia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interpretação e função dos textos no cotidiano

Esta atividade transforma os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental em verdadeiros detetives de textos. Munidos de seus 'cadernos de investigação', eles irão explorar a escola e a sala de aula em busca de diferentes tipos de textos, tais como rótulos, cartazes, avisos e livros. O objetivo é que eles consigam identificar a função social de cada texto: entender por que foi feito, onde circula, quem o produziu e a quem se destina. Esta prática fomenta a interação com diversos materiais e promove uma reflexão acerca da presença e importância dos textos no nosso cotidiano. Os alunos aprenderão a ver os textos que os cercam sob uma nova perspectiva, reconhecendo seus propósitos comunicativos e integrando-os ao seu processo de aprendizado.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda sobre a função dos textos em seu entorno, desenvolvendo habilidades críticas de leitura e interpretação. Deseja-se que, ao final, os estudantes sejam capazes de identificar diferentes tipos de textos, compreender seus objetivos e reconhecer a quem se destinam. Isso irá equipá-los com a habilidade de navigar pelo mundo textual com maior propriedade, beneficiando seu aprendizado e sua interação social.

  • Identificar diferentes tipos de textos presentes no cotidiano escolar.
  • Compreender a função social de cada texto investigado.
  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de texto.
  • Estimular a curiosidade e o pensamento crítico sobre a informação textual.
  • Aplicar conhecimentos adquiridos em situações práticas de investigação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático visa explorar a diversidade textual e sua funcionalidade dentro da sociedade. Inclui o estudo do propósito comunicativo dos textos, tipos de textos (informativos, persuasivos, instrucionais, etc.), e a importância dos textos no cotidiano. Além disso, serão abordadas estratégias de leitura e interpretação de texto, promovendo um entendimento integral da comunicação escrita.

  • Tipos de textos e suas funções
  • Estratégias de leitura e interpretação
  • Textos no espaço escolar
  • Funcionalidade dos textos no cotidiano

Metodologia

A metodologia ativa será empregada nesta atividade, com os alunos assumindo o papel de protagonistas do processo de aprendizagem. Eles serão incentivados a explorar, questionar e descobrir de forma autônoma, guiados por tarefas desafiadoras. A investigação em grupo será estimulada, promovendo o trabalho em equipe e a troca de experiências entre os alunos.

  • Exploração da escola em busca de textos
  • Análise e discussão em grupo sobre a função dos textos encontrados
  • Registro das descobertas no 'caderno de investigação'
  • Debate em sala sobre as descobertas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto e começarão suas investigações. Na segunda aula, eles concluirão suas investigações e compartilharão suas descobertas com a turma.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e início da investigação
  • Aula 2: Continuação da investigação e compartilhamento das descobertas

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa, na completude e na qualidade das anotações feitas no 'caderno de investigação'. Será avaliada também a habilidade de trabalhar em equipe durante a fase de investigação. As discussões em sala de aula oferecerão oportunidades para os alunos refletirem e articularem suas descobertas, sendo este um importante componente da avaliação. Exemplos específicos e insights compartilhados durante o debate em sala serão valorizados.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a atividade incluem cadernos para serem usados como 'cadernos de investigação' pelos alunos, câmeras ou celulares para registrar os textos encontrados (se a política da escola permitir), e acesso às áreas comuns da escola para a realização da investigação. Textos adicionais e exemplares de diferentes tipos de textos serão disponibilizados para análise e discussão em sala.

  • Cadernos de investigação
  • Câmeras ou celulares para registro
  • Acesso às áreas comuns da escola
  • Textos para análise em sala

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