Detetives de Textos

Desenvolvida por: Gildec… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interpretação e análise de diferentes gêneros textuais

A atividade 'Detetives de Textos' é uma estratégia pedagógica inovadora, destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, que tem como objetivo promover a análise crítica e a interpretação de diferentes gêneros textuais, como cartas, anúncios, receitas e notícias. Através da metodologia ativa, os estudantes serão divididos em pequenos grupos para assumirem o papel de detetives, com a missão de investigar a fundo as características dos textos entregues. Esta tarefa envolve a leitura compartilhada, a discussão colaborativa e a apresentação das descobertas, focando na função social, público-alvo, meios de circulação e autoria dos textos. Esta abordagem prática visa estimular a curiosidade, a capacidade analítica e a competência leitora dos alunos, além de promover o trabalho em equipe e a comunicação eficaz.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver nas crianças a habilidade de interpretar e analisar textos a partir de uma perspectiva investigativa. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar a função social de diferentes textos, compreendendo para que foram produzidos, seus públicos-alvo, meios de circulação e autoria. Além disso, mira-se potencializar a capacidade dos alunos de estabelecer correlações entre o texto e seu contexto de produção, aprimorando suas habilidades de leitura, análise crítica e argumentação. Fundamentalmente, esta atividade visa fomentar a autonomia do estudante, sua capacidade de trabalhar coletivamente e de comunicar suas ideias de forma clara e precisa.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos em diferentes gêneros.
  • Promover a capacidade analítica dos alunos na identificação da função social dos textos.
  • Estimular o trabalho colaborativo e a discussão produtiva em pequenos grupos.
  • Incentivar a apresentação oral das descobertas, desenvolvendo habilidades de comunicação e argumentação.
  • Fomentar a escuta ativa e a capacidade de síntese de informações.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.

Conteúdo Programático

Neste plano de aula, o conteúdo programático gira em torno da exploração e análise de diferentes gêneros textuais, dentro de um contexto que estimula a investigação e o pensamento crítico. Destacam-se atividades voltadas para a leitura, interpretação e compreensão da função social dos textos, capacidade de identificar o público-alvo, autoria e meio de circulação dos mesmos. Através desta abordagem, visa-se proporcionar aos alunos uma compreensão mais ampla sobre a diversidade textual e suas características distintivas, promovendo habilidades de leitura significativa e análise crítica.

  • Leitura e interpretação de textos diversos.
  • Análise da função social dos textos.
  • Identificação do público-alvo, autoria e meio de circulação.
  • Desenvolvimento de habilidades de argumentação e apresentação.
  • Trabalho colaborativo e discussão em grupo.

Metodologia

A metodologia ativa será adotada nesta atividade, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e participativo. Os alunos serão divididos em pequenos grupos, onde cada um assumirá o papel de 'Detetive de Textos', com a tarefa de explorar e investigar as características dos textos fornecidos. Esta abordagem inclui leitura compartilhada, discussão em grupo para a troca de ideias e conclusões, além da apresentação dos resultados para a turma. Ao colocar os alunos no centro do processo de aprendizagem, estimulamos a curiosidade, o debate crítico e a construção coletiva do conhecimento.

  • Divisão dos alunos em pequenos grupos.
  • Distribuição de diferentes gêneros textuais para análise.
  • Leitura compartilhada e discussão em grupo.
  • Elaboração de conclusões sobre a função social do texto.
  • Apresentação das descobertas para a turma.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade é planejada para ser realizada em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito da atividade e divididos em grupos, iniciando a leitura e discussão dos textos. Na segunda aula, os grupos finalizarão suas investigações e prepararão as apresentações das descobertas para compartilhar com a turma.

  • Aula 1: Introdução ao conceito, formação de grupos, distribuição de textos e início da investigação.
  • Aula 2: Conclusão das investigações, preparação e realização das apresentações.

Avaliação

A avaliação dos alunos nesta atividade será realizada por meio da observação contínua de seu envolvimento e participação nas discussões em grupo e na capacidade de relacionar os textos com a função social, público-alvo, meio de circulação e autoria. Além disso, será considerada a qualidade das apresentações finais, avaliando a clareza, criatividade e precisão na comunicação das descobertas. Será dada ênfase à capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, respeitar as opiniões dos colegas e contribuir de forma significativa para o processo de investigação e análise dos textos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários diferentes gêneros textuais impressos, tais como cartas, anúncios, receitas e notícias, além de recursos para a anotação e registró das observações e descobertas dos grupos. Adicionalmente, é recomendado o uso de uma lousa ou flip chart para as apresentações finais, permitindo a visualização das informações e facilitando a compreensão por parte da turma. Estes recursos são fundamentais para apoiar os alunos em sua jornada de investigação e análise dos textos, propiciando um ambiente rico em materiais de estudo e potencializando o engajamento e a aprendizagem.

  • Gêneros textuais impressos para análise.
  • Cadernos ou folhas de papel para anotações.
  • Lousa ou flip chart para apresentações.
  • Marcadores ou canetas coloridas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo