Detetives de Textos

Desenvolvida por: Nadia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Função Social dos Textos

A atividade 'Detetives de Textos' visa aprimorar a capacidade dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental em identificar e compreender as diversas funcionalidades dos diferentes tipos de textos que circulam em seu cotidiano, tais como cartas, anúncios, receitas, e-mails, entre outros. Divididos em pequenos grupos, os alunos assumirão o papel de detetives, analisando cuidadosamente cada texto fornecido para descobrir sua função social, local de circulação, produtores e destinatários. A elaboração de um cartaz coletivo por grupo permitirá o registro e a partilha de suas descobertas de maneira criativa. Esta atividade culminará em uma apresentação onde cada grupo compartilhará suas conclusões, promovendo um debate enriquecedor e a troca de ideias entre os colegas. Esta dinâmica não apenas desenvolve habilidades de leitura e interpretação, mas também fomenta a colaboração, o pensamento crítico e a capacidade de argumentação dos estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo central possibilitar aos alunos o reconhecimento da função social dos diversos tipos de textos, compreendendo a importância de cada um na comunicação e interação social. Pretende-se que, através da metodologia ativa de aprendizagem, os estudantes se tornem protagonistas de seu processo educativo, desenvolvendo habilidades essenciais como a leitura crítica, a interpretação de texto, a capacidade colaborativa e o respeito pelas ideias dos colegas. Tais competências são fundamentais para a formação de cidadãos atentos, críticos e atuantes na sociedade.

  • Identificar a função social dos diferentes tipos de textos.
  • Analisar onde os textos circulam, quem os produz e para quem são destinados.
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação.
  • Fomentar a colaboração e o diálogo entre os colegas.
  • Estimular o pensamento crítico e a argumentação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP14: Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
  • EF15LP15: Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange o estudo da função social dos textos, identificando as diferentes formas e contextos em que circulam. Os alunos são levados a explorar uma gama variada de textos, de receitas a e-mails, aprendendo a discernir seus propósitos, produtores e destinatários. A atividade incentiva a interação, o debate e a colaboração, essenciais no processo de aprendizagem.

  • Função social dos textos
  • Leitura crítica e interpretação de textos
  • Colaboração e comunicação efetiva
  • Apresentação e defesa de ideias

Metodologia

Utilizando uma metodologia ativa, os estudantes serão agrupados e receberão diferentes tipos de textos para análise. Através de discussões em grupo, pesquisas e reflexões guiadas, eles irão colaborar para identificar as características principais de cada texto. Essa abordagem prática e interativa estimula os alunos a assumirem um papel ativo em seu aprendizado, promovendo a autonomia e a participação efetiva de cada um.

  • Trabalho em grupo
  • Análise e discussão de textos
  • Elaboração de cartazes
  • Apresentações e debates

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a apresentação da atividade e a análise dos textos pelos grupos. Na segunda aula, serão finalizados os cartazes e realizadas as apresentações e debates.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e análise dos textos.
  • Aula 2: Finalização dos cartazes e apresentações.

Avaliação

A avaliação considerará a participação ativa de cada aluno, a capacidade de análise e interpretação dos textos, bem como a contribuição para a elaboração do cartaz e a qualidade da apresentação. Será dada especial atenção ao desenvolvimento de habilidades de argumentação e à capacidade de trabalhar em equipe. A participação nos debates e a capacidade de respeitar e considerar as opiniões dos colegas também serão critérios importantes.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, serão necessários diferentes tipos de textos impressos, cartolinas, canetas coloridas, marcadores e adesivos para a confecção dos cartazes. Além disso, será preparada uma área para as apresentações em sala, onde todos possam visualizar e participar dos debates.

  • Textos variados (impressos)
  • Cartolinas
  • Canetas coloridas e marcadores
  • Adesivos
  • Espaço para apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo