Detetives de Textos

Desenvolvida por: Tatian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e interpretação de textos

A atividade 'Detetives de Textos' tem como objetivo principal promover a habilidade de leitura e interpretação de textos em alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Através da divisão da turma em pequenos grupos, cada um receberá um tipo diferente de texto (notícias, anúncios, receitas, e-mails), sendo desafiados a investigar e identificar a função social de seu texto específico. Para essa investigação, os alunos irão discutir no grupo, apoiando-se em perguntas guia como 'Para que foi escrito?', 'Quem poderia ter escrito?', 'Onde normalmente encontramos esses textos?' e 'Para quem é destinado?'. Posteriormente, cada grupo apresentará suas conclusões para a turma em uma Roda de Debate. Este momento será crítico para aprofundar a compreensão dos diferentes gêneros textuais, suas características e funções sociais, facilitado pelo professor, que esclarecerá dúvidas e incentivará a participação ativa de todos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos dessa atividade se concentram em desenvolver habilidades críticas de leitura e interpretação de textos em alunos do 3º ano, promovendo a compreensão das diferentes funções sociais que os textos podem desempenhar em suas vidas. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar características específicas de diversos gêneros textuais, compreender o(s) público(s) alvo de cada texto, e reconhecer os contextos em que esses textos são comumente encontrados, ajudando-os a se tornarem leitores mais críticos e conscientes.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.
  • Identificar e compreender a função social dos textos.
  • Promover a capacidade de trabalho em grupo e discussão coletiva.
  • Incentivar a curiosidade e o espírito crítico sobre os textos lidos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade contempla a introdução e aprofundamento nos estudos de diferentes gêneros textuais, focando-se na sua função social, características específicas e contexto de circulação. Serão abordadas as diferenças entre textos narrativos, descritivos e expositivos, além de se enfatizar a importância da interpretação e análise crítica dos textos no cotidiano dos alunos.

  • Diferentes gêneros textuais: notícias, anúncios, receitas, e-mails.
  • Função social dos textos e seu papel na sociedade.
  • Contextos de circulação dos textos.
  • Análise e interpretação de textos.

Metodologia

A metodologia desta atividade envolve aprendizagem ativa e trabalho colaborativo. Inicialmente, os alunos serão divididos em grupos e a eles serão atribuídos textos diferentes. Eles deverão discutir e responder às perguntas guia, preparando-se para compartilhar suas descobertas na Roda de Debate. Essa abordagem permite que os alunos aprendam uns com os outros e desenvolvam habilidades de comunicação, além de proporcionar a oportunidade de explorar em profundidade os gêneros textuais e suas funções.

  • Trabalho em grupo para discussão e análise de textos.
  • Uso de perguntas guia para facilitar a investigação dos textos.
  • Roda de Debate para apresentação das conclusões de cada grupo.
  • Intervenção do professor para esclarecimento de dúvidas e incentivo à participação.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 24 aulas de 50 minutos cada, totalizando 20 horas. O processo será dividido em três fases: preparação e estudo dos textos pelos grupos, Roda de Debate e reflexão final sobre o aprendizado obtido.

  • Aula 1-4: Introdução aos gêneros textuais e divisão dos grupos.
  • Aula 5-16: Discussão em grupo e análise dos textos.
  • Aula 17-22: Preparação e realização da Roda de Debate.
  • Aula 23-24: Reflexão sobre o aprendizado e feedback da atividade.

Avaliação

A avaliação será contínua e bifold: observação das habilidades de leitura e interpretação de textos durante a atividade em grupo e a capacidade de argumentação e apresentação durante a Roda de Debate. Será dada atenção especial às justificativas apresentadas pelos alunos sobre as funções dos textos e a participação ativa nas discussões. A autoavaliação também será incentivada, onde os alunos poderão refletir sobre seu próprio desempenho e aprendizado. Exemplos de critérios avaliativos incluem a precisão na identificação das características dos textos, a clareza nas explicações durante as apresentações e o engajamento no debate.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão utilizados diversos recursos pedagógicos, incluindo cópias de diferentes tipos de textos (notícias, anúncios, receitas, e-mails), projetor para apresentações, quadro branco para anotações durante as discussões e acesso à internet para pesquisa de exemplos adicionais de textos, se necessário. Esses recursos contribuirão para uma imersão efetiva dos alunos no universo dos gêneros textuais e facilitarão o entendimento de sua função social.

  • Cópias de diferentes tipos de textos.
  • Projetor para apresentações.
  • Quadro branco e marcadores.
  • Acesso à internet para pesquisa.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo