Detetives de Textos pela Cidade

Desenvolvida por: Robert… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e interpretação de textos do cotidiano

A atividade 'Detetives de Textos pela Cidade' convida os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a explorarem o ambiente escolar e seu entorno em uma dinâmica interativa e divertida, munidos de lupas de papel e cadernetas de anotações. A proposta é transformar os alunos em verdadeiros detetives, com a missão de identificar, analisar e classificar diversos tipos de textos encontrados, tais como rótulos, placas, anúncios e cartazes. Eles devem registrar suas localizações, supor o público-alvo, o propósito e os autores desses textos. Este processo permite que os alunos compreendam a função social dos textos, desenvolvam habilidades de leitura e interpretação e reconheçam a importância da textuação na comunicação diária. Ao término da busca, haverá uma sessão de compartilhamento das descobertas, incentivando discussões enriquecedoras e a verificação das hipóteses levantadas inicialmente.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como principal objetivo estimular a compreensão sobre a função social de textos encontrados no cotidiano dos alunos, ampliando sua habilidade de leitura e interpretação de maneira lúdica e significativa. Ao se tornarem 'detetives de textos', os alunos praticarão a observação atenta, a análise crítica e o pensamento reflexivo sobre o uso da língua em diferentes contextos. Promoverá também a compreensão da diversidade textual presente em nosso entorno e a capacidade de inferir informações sobre os produtores e destinatários dos textos.

  • Explorar diferentes ambientes para identificar a variedade textual presente no cotidiano.
  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos.
  • Compreender a função social dos textos e a importância da comunicação.
  • Estimular a curiosidade, a observação atenta e o pensamento crítico.
  • Promover a colaboração e o compartilhamento de descobertas entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF03LP14: Planejar e produzir textos injuntivos instrucionais, com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico-visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto.

Conteúdo Programático

A atividade pedagógica 'Detetives de Textos pela Cidade' abrange a leitura, interpretação e análise de textos variados encontrados em ambientes cotidianos, promovendo o entendimento da função social destes. Além disso, fomenta o desenvolvimento das habilidades comunicativas dos alunos, via exploração, observação e reflexão sobre a linguagem e seus usos diversos na sociedade.

  • Tipos de textos e seus contextos de circulação.
  • Função social dos textos.
  • Elementos da comunicação: emissor, receptor, mensagem, código, contexto e canal.
  • Leitura e interpretação de textos.
  • Produção textual básica com foco em textos injuntivos.

Metodologia

Utilizando uma metodologia ativa, esta atividade promove a aprendizagem por meio da investigação, exploração e discussão. Os alunos, atuando como detetives, utilizarão lupas de papel e cadernetas para buscar e analisar textos, fazendo anotações relevantes sobre suas observações. Discussões em grupo serão incentivadas para compartilhar descobertas e refletir sobre a função e importância dos textos na sociedade. Este método estimula o engajamento ativo, a cooperação e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

  • Investigação ativa do entorno escolar e de áreas adjacentes.
  • Análise e classificação de diferentes tipos de textos encontrados.
  • Discussão em grupo para compartilhamento de descobertas.
  • Reflexão guiada sobre a importância dos textos na comunicação.

Aulas e Sequências Didáticas

Com uma duração total de 20 horas, divididas em 24 aulas de 50 minutos, esta atividade será desenvolvida através de uma combinação de exploração do ambiente, discussão em classe e atividades de reflexão e produção textual. As sessões serão organizadas para permitir um equilíbrio entre a teoria e a prática, assegurando que os alunos tenham oportunidades de aplicar e refletir sobre o conhecimento adquirido.

  • Aula 1-2: Introdução ao projeto e discussão sobre tipos de textos.
  • Aula 3-10: Sessões de exploração e coleta de textos no entorno da escola.
  • Aula 11-14: Análise e classificação dos textos coletados.
  • Aula 15-18: Discussão sobre as funções sociais dos textos encontrados.
  • Aula 19-22: Atividades em grupo para compartilhar descobertas.
  • Aula 23-24: Refinamento das reflexões e apresentações finais.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Detetives de Textos pela Cidade' será realizada mediante a observação do envolvimento dos alunos nas diversas etapas do projeto, incluindo a participação ativa nas buscas e discussões, a qualidade das análises textuais e a criatividade no compartilhamento de suas descobertas. Além disso, será considerada a capacidade dos alunos de conectar as informações coletadas com os conceitos discutidos em sala de aula, especialmente em relação à função social dos textos. A avaliação final contemplará um aspecto colaborativo, em que o trabalho em grupo e o esforço individual serão igualmente valorizados.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários materiais simples, como lupas de papel (ou lupas de baixo custo), cadernetas ou bloquinhos de notas para que os alunos registrem suas descobertas, além de marcadores ou lápis para anotações. A utilização de câmeras fotográficas ou celulares também pode ser incentivada, para registro visual dos textos encontrados, respeitando as políticas de uso de dispositivos eletrônicos da escola.

  • Lupas de papel ou lupas de baixo custo.
  • Cadernetas ou bloquinhos de notas.
  • Lápis, canetas e marcadores.
  • Câmeras fotográficas ou celulares (opcional).
  • Mapas do entorno da escola (opcional).

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