Detetives Literários

Desenvolvida por: Simone… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Texto multissemiótico

A atividade 'Detetives Literários' é uma proposta pedagógica que visa estimular nos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental habilidades de leitura, interpretação e produção textual de maneira dinâmica e envolvente. Nesta atividade, os estudantes assumem o papel de detetives literários, com a missão de desvendar segredos guardados em diversos textos. Receberão envelopes misteriosos contendo trechos de obras literárias, anúncios, cartas, entre outros gêneros textuais, com informações ocultas que precisam ser interpretadas. Através de pistas visuais e escritas, esses jovens detetives deverão investigar o contexto de produção desses textos, descobrindo quem os produziu, para quem se destinam e qual o propósito de sua criação. Esse processo promoverá não só uma rica discussão em sala de aula sobre os diferentes gêneros textuais e seus contextos, mas também sobre o poder da escolha de palavras e imagens na comunicação de ideias e sentimentos. Posteriormente, os alunos serão desafiados a criar seus próprios textos multissemióticos, utilizando elementos gráficos-visuais para aprimorar a expressão de suas ideias, aplicando os conhecimentos adquiridos durante a atividade de investigação. Esse projeto se configura como uma prática de letramento visual e literário, desenvolvendo competências cruciais para a formação integral dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal desenvolver competências de leitura e interpretação de texto em crianças do 3º ano do Ensino Fundamental, além de aprimorar a habilidade de escrita e produção textual. Os estudantes irão se engajar em uma investigação lúdica de textos variados, desenvolvendo a capacidade de fazer inferências, identificar o contexto de produção dos textos, e reconhecer o efeito de sentido de recursos gráfico-visuais. Ao final, espera-se que os alunos sejam capazes de elaborar textos multissemióticos, demonstrando criatividade e competência na comunicação de suas ideias com o uso integrado de palavras e imagens. Esta atividade enfatiza a importância da leitura crítica e da expressão eficaz, competências essenciais para a participação ativa e consciente na sociedade.

  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação textual
  • Praticar a identificação do contexto de produção de diferentes gêneros textuais
  • Analisar o efeito de sentido de recursos gráfico-visuais em textos multissemióticos
  • Incentivar a escrita criativa e a produção de textos que integrem palavras e imagens

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP04: Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

Conteúdo Programático

O programa da atividade envolve a introdução aos conceitos de gêneros textuais e textos multissemióticos, fornecendo aos alunos as ferramentas necessárias para analisar e produzir materiais ricos em elementos visuais e textuais. Através de exemplos práticos, os estudantes aprenderão sobre a importância do contexto de produção, o papel do autor, o público-alvo e a intenção por trás de diferentes tipos de textos. Também serão abordados os recursos gráfico-visuais como complemento ao conteúdo textual, destacando como a combinação de texto e imagem pode enriquecer a comunicação e torná-la mais eficaz.

  • Conceito de gêneros textuais
  • Análise do contexto de produção dos textos
  • Recursos gráfico-visuais em textos multissemióticos
  • Criação de textos com elementos visuais e textuais

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade combina a Atividade Mão-na-massa e a Sala de Aula Invertida, através de uma abordagem interativa e participativa. Inicialmente, os alunos irão explorar e analisar os textos contidos nos envelopes misteriosos, trabalhando individualmente e em grupos para discutir suas descobertas. Em seguida, a sala de aula se transformará em um laboratório de criação, onde os estudantes, agora munidos de uma compreensão aprofundada sobre a matéria, aplicarão seu conhecimento criando seus próprios textos multissemióticos. Este processo pedagógico incentiva o pensamento crítico, a colaboração e a aplicação prática de conceitos teóricos.

  • Discussão em grupo dos textos analisados
  • Atividades individuais de decifração dos envelopes
  • Sessão de criação de textos multissemióticos
  • Apresentação dos trabalhos e feedback coletivo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada, organizadas da seguinte forma: Na primeira aula, os alunos receberão os envelopes e, após uma breve introdução sobre o objetivo da atividade, começarão a investigação dos textos. Esta fase se concentrará na decifração e discussão das pistas encontradas. Na segunda aula, os alunos serão orientados na criação de seus próprios textos multissemióticos, com um tempo dedicado ao final para a apresentação e compartilhamento dos trabalhos criados.

  • Aula 1: Investigação dos textos dos envelopes
  • Aula 2: Criação e apresentação de textos multissemióticos

Avaliação

A avaliação da atividade será feita através de observação contínua durante as aulas, levando em consideração a participação ativa, o envolvimento nos debates e a capacidade de trabalhar em equipe. A qualidade da análise textual, incluindo a identificação dos contextos de produção e o entendimento do efeito de sentido de recursos visuais, também será avaliada. Por fim, a originalidade, a criatividade e a integração eficaz de elementos textuais e visuais nos textos multissemióticos criados pelos alunos serão critérios importantes. Essa avaliação formativa permite que o professor dê feedback construtivo, incentivando a reflexão e aprimoramento contínuo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários envelopes contendo trechos de textos variados, cartazes, lápis de cor, canetas, marcadores, papéis coloridos, revistas para recorte e cola. Além disso, o uso de laptops ou tablets pode ser incorporado para permitir a pesquisa de imagens e a criação digital de textos multissemióticos. A sala de aula deve ser organizada de maneira a facilitar discussões em grupo e a atividade criativa, promovendo um ambiente estimulante e colaborativo.

  • Envelopes com trechos de textos
  • Cartazes e papéis coloridos
  • Lápis de cor, canetas e marcadores
  • Revistas para recorte, cola
  • Laptops ou tablets (opcional)

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