Diário da Turma

Desenvolvida por: Elisab… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita Colaborativa e Autônoma

O Diário da Turma é uma atividade interativa e colaborativa, na qual os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de desenvolver habilidades de escrita, leitura e oralidade através da criação conjunta de um diário. Cada dia, um aluno diferente será encarregado de registrar resumidamente os eventos, lições aprendidas e atividades desenvolvidas durante o dia letivo. Este registro não só englobará aspectos acadêmicos, mas também observações pessoais, promovendo uma visão holística das experiências compartilhadas na turma. Ao final do dia, o aluno responsável compartilhará o que escreveu com os colegas, praticando a leitura em voz alta e expondo suas ideias. O Diário da Turma será passado de aluno para aluno ao longo do ano, permitindo que todos participem e observem a evolução da escrita e da expressão individual e coletiva da turma. Esta atividade proporciona uma abordagem prática e significativa para o desenvolvimento de competências linguísticas, estimulando a autonomia, a responsabilidade e a empatia entre os alunos, ao mesmo tempo que documenta de maneira única a jornada de aprendizado do grupo.

Objetivos de Aprendizagem

Este projeto visa engajar os alunos na prática da escrita, leitura e oralidade de forma significativa e colaborativa. Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de síntese ao escreverem resumos claros do dia, além de aprimorarem suas competências linguísticas tanto na escrita quanto na oralidade. Através da leitura em voz alta, buscar-se-á fortalecer a fluência leitora e a capacidade de falar em público. Ao documentar e compartilhar suas perspectivas, os estudantes estarão praticando a empatia e o respeito pelas diferentes visões de seus colegas, fomentando um ambiente de aprendizado colaborativo e inclusivo.

  • Desenvolver habilidades de escrita através da prática diária.
  • Praticar a leitura em voz alta, fortalecendo a fluência e a expressão oral.
  • Aprender a sintetizar informações e eventos importantes do dia.
  • Estimular a autonomia e responsabilidade individual no processo de aprendizagem.
  • Fomentar um ambiente colaborativo de respeito e empatia.

Conteúdo Programático

A atividade Diário da Turma engloba competências e habilidades importantes previstas na BNCC, tais como a produção de textos escritos, a prática da oralidade e o desenvolvimento da empatia e trabalho colaborativo entre os alunos. Este projeto propõe um método ativo de aprendizagem, no qual os estudantes são os protagonistas de seu processo educativo, refletindo sobre suas atividades diárias e aprendizados de maneira crítica e criativa.

  • Escrita autônoma
  • Leitura e interpretação de texto
  • Expressão oral e comunicação
  • Trabalho em equipe e colaboração
  • Reflexão crítica sobre o aprendizado

Metodologia

A metodologia Mão-na-massa será aplicada nesta atividade, incentivando os alunos a se tornarem ativos em seu processo de aprendizagem. Através do registro diário, os estudantes praticarão a escrita de forma autônoma, refletindo sobre suas experiências diárias. A partilha do diário ao final do dia promove um ambiente colaborativo, onde a oralidade e a escuta ativa são praticadas. Esta abordagem prática e interativa visa estimular o engajamento e a participação de todos os alunos.

  • Registro diário por um aluno diferente
  • Leitura em voz alta do conteúdo pelo aluno escritor
  • Discussão em grupo sobre o conteúdo registrado
  • Rotação do diário, garantindo a participação de todos ao longo do ano

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo do ano letivo, dedicando-se aproximadamente 10 minutos ao final de cada dia para o registro e compartilhamento no diário. O projeto inicia com uma explicação detalhada sobre seus objetivos e metodologia, seguido pela primeira entrada do diário. Cada aluno terá a oportunidade de contribuir várias vezes ao longo do ano.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e primeira entrada no diário.
  • Aulas subsequentes: Continuação da atividade com rotatividade no registro e compartilhamento.

Avaliação

A avaliação da atividade Diário da Turma será qualitativa e contínua, focando no engajamento dos alunos, evolução da escrita, habilidades de síntese das informações, qualidade da leitura em voz alta e capacidade de trabalhar colaborativamente. Serão considerados o esforço individual e a contribuição para a dinâmica do grupo. Feedbacks construtivos serão oferecidos regularmente para incentivar a melhoria contínua.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem um caderno ou diário físico que servirá como o Diário da Turma, além de canetas ou lápis para os registros. Recomenda-se também o uso de um espaço aconchegante e propício à leitura em grupo, favorecendo a interação e o conforto dos alunos durante a atividade.

  • Caderno ou diário físico
  • Canetas ou lápis
  • Espaço confortável para leitura em grupo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo