Diário de Detetives da Gramática

Desenvolvida por: Leandr… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Gramática e escrita

Na atividade 'Diário de Detetives da Gramática', alunos do 3º ano do Ensino Fundamental tornam-se investigadores das regras gramaticais, com o desafio de identificar e corrigir erros intencionais em textos. O objetivo é transformar a aprendizagem da língua em uma jornada divertida e cheia de descobertas, além de fomentar a colaboração e o espírito crítico. Eles começarão com uma exposição sobre erros comuns de ortografia, pontuação e concordância, seguida de uma atividade prática onde receberão 'casos' ou trechos de textos com erros deliberados para resolver em grupos. Esta abordagem tem como meta não apenas a correção dos erros, mas também a compreensão dos conceitos gramaticais envolvidos. Cada grupo apresentará suas descobertas e correções, promovendo uma rica discussão sobre as decisões tomadas. Esta atividade utiliza as metodologias ativas de Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos, incentivando os alunos a aplicarem os conhecimentos de forma prática e significativa.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é aprimorar as habilidades de escrita e análise linguística dos alunos, por meio da identificação e correção de erros gramaticais comuns. Pretende-se, assim, desenvolver maior sensibilidade linguística e conhecimento sobre a norma padrão da língua portuguesa, promovendo a capacidade de reflexão e crítica sobre o uso da língua em diferentes contextos. Além disso, visa-se estimular o trabalho em equipe, a troca de ideias e o respeito pelas diferentes opiniões, habilidades essenciais para o crescimento pessoal e acadêmico dos estudantes.

  • Identificar e corrigir erros de ortografia, pontuação e concordância em textos.
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e análise linguística.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.
  • Estimular a aplicação prática do conhecimento gramatical.
  • Incentivar a discussão e reflexão sobre o uso da língua portuguesa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Empregar, de forma pertinente em sua produção escrita, recursos coesivos (conjunções, advérbios etc.), considerando a natureza e a finalidade do texto.
  • EF35LP01: Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.
  • EF03LP07: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF03LP04: Identificar e reproduzir, em situações de interlocução, os usos e as formas do tratamento formal e informal, adequando-os a diferentes gêneros discursivos.
  • EF03LP26: Reconhecer e empregar, em situações específicas de interação social, regras básicas de concordância nominal de número (singular/plural) e gênero (masculino/feminino).

Conteúdo Programático

O conteúdo desta atividade engloba conceitos fundamentais da gramática da língua portuguesa, focando em ortografia, pontuação e concordância nominal e verbal. Além de abordar esses aspectos técnicos, a atividade também valoriza o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, comunicação eficaz e pensamento crítico.

  • Ortografia: regras básicas e exceções
  • Pontuação: uso de vírgulas, pontos e outros sinais
  • Concordância nominal e verbal: regras e aplicação
  • Leitura e interpretação de textos
  • Produção textual: aplicando os conhecimentos corretamente

Metodologia

A metodologia da atividade 'Diário de Detetives da Gramática' combina Aprendizagem Baseada em Projetos com Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão divididos em grupos e receberão materiais que incluem trechos de textos com erros gramaticais para investigar. Essa abordagem prática visa aprofundar o conhecimento teórico em situações concretas de uso da língua, estimulando o pensamento crítico e a colaboração.

  • Breve exposição teórica sobre erros comuns na gramática
  • Formação de grupos para a atividade de detetive
  • Análise e correção dos textos em grupo
  • Apresentação e discussão das correções por cada grupo
  • Reflexão coletiva sobre os aprendizados da atividade

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em três aulas de 40 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira aula, será feita a exposição teórica e a introdução ao projeto. Na segunda, os grupos trabalharão na análise e correção dos textos. Por fim, na terceira aula, ocorrerá a apresentação dos resultados e reflexão sobre a atividade.

  • Aula 1: Introdução e exposição sobre erros comuns.
  • Aula 2: Trabalho em grupo para análise e correção dos textos.
  • Aula 3: Apresentação dos resultados e discussão.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base na eficácia na identificação e correção dos erros gramaticais nos textos, bem como na qualidade da apresentação dos resultados. Serão considerados também aspectos como trabalho em equipe, participação ativa durante as discussões e capacidade de refletir sobre o próprio aprendizado. Itens como criatividade, respeito às opiniões dos colegas e envolvimento com a atividade contribuirão para a nota final. Exemplos de critérios de avaliação incluem correção gramatical das edições, justificativa das escolhas feitas pelo grupo, e desempenho na apresentação dos resultados.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade, serão necessários textos impressos com erros gramaticais intencionais, quadro-negro ou quadro branco, marcadores, projeção de slides para a exposição inicial, e material para anotação pelos alunos (cadernos, lápis, etc.). A utilização de recursos digitais, como tablets ou computadores, pode ser considerada se disponível, para pesquisa de regras gramaticais ou para a produção de textos corrigidos.

  • Textos impressos com erros gramaticais
  • Quadro-negro ou branco com marcadores
  • Projetor e slides para exposição teórica
  • Cadernos e lápis para anotações
  • Recursos digitais (opcional) para pesquisas adicionais

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