Nessa atividade, denominada 'Diário dos Pequenos Autores', os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a observar e registrar algo interessante em suas rotinas. O objetivo é que cada estudante traga para a sala de aula uma observação pessoal que possa ser compartilhada com os colegas e, posteriormente, transformada em uma história curta. Utilizando elementos literários como cenário, personagens e conflito, introduzidos previamente pelo professor, os alunos terão a oportunidade de desenvolver sua capacidade narrativa e escrita criativa. A metodologia ativa, incluindo a sala de aula invertida e atividades mão-na-massa, será empregada para fomentar um ambiente de aprendizado colaborativo e autônomo, permitindo que os estudantes sejam os protagonistas de seu processo de aprendizagem. A etapa final da atividade envolverá uma escrita compartilhada, na qual os alunos, com o auxílio do professor, revisarão e aprimorarão suas histórias antes de compilar as narrativas em um ‘Diário de Classe’. Esse produto final servirá como uma valiosa memória do projeto, bem como um recurso para incentivar a continuidade da prática da escrita autônoma e valorização das narrativas pessoais.
O propósito da atividade 'Diário dos Pequenos Autores' é desenvolver a capacidade de observação dos alunos, incentivando-os a notar detalhes do seu dia-a-dia e a compreender o valor das suas experiências pessoais como fonte de inspiração narrativa. Almeja-se promover habilidades de leitura, escrita e oralidade por meio das etapas de compartilhamento, escrita criativa e revisão colaborativa. Através da construção coletiva do 'Diário de Classe', espera-se fomentar no aluno o senso de pertencimento e a valorização da sua voz dentro da comunidade escolar. Será dado enfoque na aplicabilidade de elementos literários em narrativas próprias, estimulando a criatividade, a expressão pessoal e a habilidade de edição e revisão textual.
Neste projeto, será enfatizado o desenvolvimento narrativo a partir de observações pessoais, introduzindo os alunos ao conceito de elementos literários básicos e à prática da escrita criativa. Através de atividades interativas e colaborativas, os alunos serão guiados no processo de criação de histórias, desde a concepção da ideia inicial até a elaboração de textos refinados. Será também abordada a importância da revisão textual, como um processo colaborativo e fundamental para o desenvolvimento de uma escrita clara e eficaz.
A atividade será desenvolvida por meio de uma abordagem dinâmica e participativa, iniciando com a metodologia de sala de aula invertida para a observação diária e culminando em uma experiência mão-na-massa de escrita e revisão colaborativa. Após o compartilhamento inicial das observações, os alunos trabalharão tanto individualmente quanto em pequenos grupos, oferecendo feedback uns aos outros e utilizando recursos disponibilizados para enriquecer suas narrativas. Esta metodologia pretende não somente estimular o interesse e a participação ativa dos alunos, mas também desenvolver competências essenciais de comunicação, colaboração e pensamento crítico.
A atividade será distribuída em seis aulas de 40 minutos, organizadas ao longo de três semanas. Iniciando com a introdução ao projeto e explicação da tarefa de observação, seguido pelo compartilhamento em grupo, seleção da observação e desenvolvimento da narrativa, aplicação de elementos literários, revisão e edição em conjunto, e finalizando com a compilação do ‘Diário de Classe’.
A avaliação dessa atividade será formativa, focando no processo de aprendizagem do aluno ao longo do projeto. Será levada em consideração a participação e envolvimento durante as etapas de compartilhamento, desenvolvimento da narrativa, aplicação dos elementos literários e contribuição para o trabalho colaborativo de revisão. A qualidade da história produzida, incluindo criatividade, coerência e aplicação correta dos elementos literários, também será considerada. Feedbacks constantes serão fornecidos para incentivar a melhoria contínua. Adicionalmente, a eficácia da colaboração e capacidade de aceitar e incorporar feedbacks no processo de revisão serão avaliados, promovendo um ambiente de aprendizado construtivo e de apoio.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais básicos como papel, lápis, canetas coloridas e borrachas. Além disso, computadores ou tablets com acesso à internet podem ser utilizados para pesquisa e digitação das histórias finais. Livros de referência sobre narrativa e elementos literários, assim como exemplos de narrativas curtas, estarão disponíveis para consulta. O ambiente da sala de aula será arranjado para facilitar a interação em pequenos grupos, promovendo um espaço acolhedor para a discussão e colaboração.
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