Diário dos Pequenos Autores

Desenvolvida por: Nara V… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Narrativas Pessoais

Nessa atividade, denominada 'Diário dos Pequenos Autores', os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a observar e registrar algo interessante em suas rotinas. O objetivo é que cada estudante traga para a sala de aula uma observação pessoal que possa ser compartilhada com os colegas e, posteriormente, transformada em uma história curta. Utilizando elementos literários como cenário, personagens e conflito, introduzidos previamente pelo professor, os alunos terão a oportunidade de desenvolver sua capacidade narrativa e escrita criativa. A metodologia ativa, incluindo a sala de aula invertida e atividades mão-na-massa, será empregada para fomentar um ambiente de aprendizado colaborativo e autônomo, permitindo que os estudantes sejam os protagonistas de seu processo de aprendizagem. A etapa final da atividade envolverá uma escrita compartilhada, na qual os alunos, com o auxílio do professor, revisarão e aprimorarão suas histórias antes de compilar as narrativas em um ‘Diário de Classe’. Esse produto final servirá como uma valiosa memória do projeto, bem como um recurso para incentivar a continuidade da prática da escrita autônoma e valorização das narrativas pessoais.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito da atividade 'Diário dos Pequenos Autores' é desenvolver a capacidade de observação dos alunos, incentivando-os a notar detalhes do seu dia-a-dia e a compreender o valor das suas experiências pessoais como fonte de inspiração narrativa. Almeja-se promover habilidades de leitura, escrita e oralidade por meio das etapas de compartilhamento, escrita criativa e revisão colaborativa. Através da construção coletiva do 'Diário de Classe', espera-se fomentar no aluno o senso de pertencimento e a valorização da sua voz dentro da comunidade escolar. Será dado enfoque na aplicabilidade de elementos literários em narrativas próprias, estimulando a criatividade, a expressão pessoal e a habilidade de edição e revisão textual.

  • Desenvolver habilidades de observação e registro das experiências cotidianas.
  • Incentivar a escrita criativa e a construção de narrativas.
  • Promover a compreensão e aplicação de elementos literários como cenário, personagens e conflito em suas histórias.
  • Aprimorar habilidades de leitura, escrita e oralidade.
  • Estimular o trabalho colaborativo e a revisão compartilhada.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP03: Planejar e produzir textos orais e escritos, em diversos gêneros discursivos e midiáticos, considerando sua estrutura composicional, seu objetivo, seu público-alvo, argumentos e pontos de vista defendidos.
  • EF15AR04: Leitura, interpretação e criação de narrativas visuais e escritas, como contos, fábulas, crônicas.
  • EF03LP26: Revisar textos (próprios e de outros), em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, tendo em vista as condições de produção, as questões notacionais, ortográficas, gramaticais e textuais.

Conteúdo Programático

Neste projeto, será enfatizado o desenvolvimento narrativo a partir de observações pessoais, introduzindo os alunos ao conceito de elementos literários básicos e à prática da escrita criativa. Através de atividades interativas e colaborativas, os alunos serão guiados no processo de criação de histórias, desde a concepção da ideia inicial até a elaboração de textos refinados. Será também abordada a importância da revisão textual, como um processo colaborativo e fundamental para o desenvolvimento de uma escrita clara e eficaz.

  • Elementos de uma narrativa: cenário, personagens, conflito.
  • Observação diária como fonte de inspiração narrativa.
  • Estrutura e desenvolvimento de uma história curta.
  • Técnicas de revisão e edição de texto.
  • Criação coletiva do ‘Diário de Classe’.

Metodologia

A atividade será desenvolvida por meio de uma abordagem dinâmica e participativa, iniciando com a metodologia de sala de aula invertida para a observação diária e culminando em uma experiência mão-na-massa de escrita e revisão colaborativa. Após o compartilhamento inicial das observações, os alunos trabalharão tanto individualmente quanto em pequenos grupos, oferecendo feedback uns aos outros e utilizando recursos disponibilizados para enriquecer suas narrativas. Esta metodologia pretende não somente estimular o interesse e a participação ativa dos alunos, mas também desenvolver competências essenciais de comunicação, colaboração e pensamento crítico.

  • Observação e registro de experiências pessoais como tarefa de casa.
  • Compartilhamento em pequenos grupos das observações feitas.
  • Seleção e desenvolvimento de uma observação em uma história curta.
  • Aplicação de elementos literários em suas histórias.
  • Revisão e edição colaborativa dos textos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será distribuída em seis aulas de 40 minutos, organizadas ao longo de três semanas. Iniciando com a introdução ao projeto e explicação da tarefa de observação, seguido pelo compartilhamento em grupo, seleção da observação e desenvolvimento da narrativa, aplicação de elementos literários, revisão e edição em conjunto, e finalizando com a compilação do ‘Diário de Classe’.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e explicação da tarefa de casa.
  • Aula 2: Compartilhamento e discussão das observações em pequenos grupos.
  • Aula 3: Início do desenvolvimento da história curta individual.
  • Aula 4: Aplicação dos elementos literários e continuação da escrita.
  • Aula 5: Revisão e edição colaborativa das histórias.
  • Aula 6: Compilação e apresentação do ‘Diário de Classe’.

Avaliação

A avaliação dessa atividade será formativa, focando no processo de aprendizagem do aluno ao longo do projeto. Será levada em consideração a participação e envolvimento durante as etapas de compartilhamento, desenvolvimento da narrativa, aplicação dos elementos literários e contribuição para o trabalho colaborativo de revisão. A qualidade da história produzida, incluindo criatividade, coerência e aplicação correta dos elementos literários, também será considerada. Feedbacks constantes serão fornecidos para incentivar a melhoria contínua. Adicionalmente, a eficácia da colaboração e capacidade de aceitar e incorporar feedbacks no processo de revisão serão avaliados, promovendo um ambiente de aprendizado construtivo e de apoio.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais básicos como papel, lápis, canetas coloridas e borrachas. Além disso, computadores ou tablets com acesso à internet podem ser utilizados para pesquisa e digitação das histórias finais. Livros de referência sobre narrativa e elementos literários, assim como exemplos de narrativas curtas, estarão disponíveis para consulta. O ambiente da sala de aula será arranjado para facilitar a interação em pequenos grupos, promovendo um espaço acolhedor para a discussão e colaboração.

  • Material de escrita (papel, lápis, canetas coloridas, borrachas).
  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Livros de referência e exemplos de narrativas curtas.
  • Espaço de sala de aula ajustado para trabalho em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo