Dicionário em Ação: Decifrando o Hino

Desenvolvida por: Patric… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Oralidade, Hino Nacional Brasileiro

A atividade 'Dicionário em Ação: Decifrando o Hino' visa aproximar os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental ao Hino Nacional Brasileiro, estimulando sua curiosidade e ampliando seu vocabulário. Os alunos se transformam em 'detetives de palavras', trabalhando em duplas para explorar palavras pouco usuais presentes no hino. Usando dicionários físicos ou digitais, eles buscarão o significado das palavras, promovendo a habilidade de pesquisa e consulta a dicionários. A seguir, eles criarão cartazes explicativos que servirão para apresentar suas descobertas à classe. Essa apresentação não apenas reforça a oralidade e a capacidade de comunicação, mas também promove um ambiente de aprendizagem colaborativa e inclusiva. O resultado final será um mural colaborativo do vocabulário do Hino Nacional, que ficará exposto na sala de aula, valorizando o esforço coletivo e permitindo que todos os alunos revisitem o aprendizado sempre que desejarem.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal é contribuir para o desenvolvimento das habilidades de leitura, interpretação e ampliação do vocabulário dos alunos. Esta atividade promove a compreensão do uso de dicionários como ferramenta de aprendizagem, estimulando a curiosidade e a exploração ativa do texto. Ao trabalhar em equipe, os alunos desenvolvem a capacidade de cooperação e comunicação eficaz, habilidades essenciais para o convívio social e acadêmico. A apresentação final visa aprimorar a capacidade de expressão oral, permitindo que os alunos compartilhem suas descobertas e ampliem a compreensão coletiva do grupo. O envolvimento em um projeto prático, como a criação de cartazes, também fomenta a criatividade e o planejamento organizado, habilidades fundamentais para o desenvolvimento cognitivo nesta fase escolar.

  • Promover a ampliação do vocabulário e o uso de dicionário.
  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação.
  • Incentivar a cooperação e o trabalho em equipe.
  • Melhorar a capacidade de expressão oral e comunicação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP17: Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.
  • EF03LP04: Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em monossílabos tônicos terminados em a, e, o e em palavras oxítonas terminadas em a, e, o, seguidas ou não de s.
  • EF03LP05: Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático contempla o estudo do Hino Nacional Brasileiro, com foco em palavras e vocabulário. A análise das palavras desafiadoras e pouco usuais contribui para a ampliação do repertório linguístico dos alunos. A interpretação e leitura expressiva do hino são incentivadas, assim como a identificação de sílabas e acentos que compõem cada palavra. Dessa forma, alia-se o conhecimento gramatical à vivência prática e colaborativa, como forma de fortalecer o aprendizado significativo. Proporcionando aos alunos uma visão mais consciente da riqueza cultural presente na letra do hino, a abordagem busca o reconhecimento dos elementos que compõem a identidade nacional.

  • Estudo do vocabulário presente no Hino Nacional.
  • Identificação e significado de palavras pouco usuais.
  • Uso dos dicionários físicos ou digitais.
  • Interpretação e leitura expressiva do Hino Nacional.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade é centrada no protagonismo estudantil, incentivando os alunos a assumirem um papel ativo em sua aprendizagem através da pesquisa e desenvolvimento do projeto em duplas. A utilização de recursos como dicionários físicos e digitais enriquece a experiência de pesquisa, promovendo o uso ético e consciente das tecnologias disponíveis. Além disso, as apresentações orais fomentam a confiança e a habilidade de comunicação dos alunos. A construção do mural colaborativo funciona como um instrumento de integração e validação das aprendizagens, proporcionando um espaço de expressão criativa e interação entre os estudantes.

  • Trabalho em duplas para pesquisa e produção de cartazes.
  • Uso de dicionários físicos e digitais.
  • Apresentações orais para a classe.
  • Construção de mural colaborativo do vocabulário.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em uma única aula de 40 minutos. Durante esse período, os alunos receberão a orientação inicial sobre a atividade e formação das duplas. Em seguida, sairão em busca do significado das palavras atribuídas usando dicionários, dedicando tempo para a confecção de seus cartazes. Finalizando a aula, as duplas terão a oportunidade de apresentar suas descobertas à turma, consolidando a aprendizagem participativa e prática, além de criar o mural colaborativo.

  • Aula 1: Introdução da atividade, formação das duplas, pesquisa das palavras com dicionários, confecção dos cartazes e apresentação das descobertas.
  • Momento 1: Introdução à Atividade (Estimativa: 5 minutos)
    Inicie a aula explicando brevemente o objetivo da atividade 'Dicionário em Ação: Decifrando o Hino'. É importante que você instigue curiosidade nos alunos sobre o Hino Nacional, destacando a oportunidade de aprender novas palavras. Diga que eles serão 'detetives de palavras'. Observe se todos compreenderam o propósito antes de prosseguir.

    Momento 2: Formação das Duplas (Estimativa: 5 minutos)
    Organize os alunos em duplas, permitindo que eles escolham seus parceiros ou auxiliando na formação, caso necessário. Explique que o trabalho em equipe será fundamental para o sucesso da atividade. Promova a interação entre os alunos e certifique-se de que todas as duplas estejam confortáveis com a tarefa.

    Momento 3: Pesquisa das Palavras (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua dicionários físicos e assegure que tablets ou computadores com acesso a dicionários digitais estejam disponíveis. Oriente as duplas a escolher palavras do Hino Nacional que considerem difíceis ou desconhecidas. Cada dupla deve anotar o significado das palavras encontradas. Passeie pela sala observando as interações e oferecendo suporte onde for necessário. Avalie o progresso das duplas ao verificar se conseguem encontrar as palavras e compreendem seus significados.

    Momento 4: Confecção dos Cartazes (Estimativa: 10 minutos)
    Oriente as duplas a utilizarem cartolinas, canetas e canetinhas para criar cartazes que expliquem as palavras pesquisadas. Incentive a criatividade e a clareza visual, pois os cartazes serão expostos. Ofereça suporte nas questões práticas e dê orientações para melhorar a compreensão visual dos cartazes, se necessário. Observe o envolvimento dos alunos e a qualidade do conteúdo apresentado nos cartazes.

    Momento 5: Apresentação das Descobertas (Estimativa: 5 minutos)
    Peça às duplas para apresentarem seus cartazes e descobertas para a turma. Promova um espaço de compartilhamento onde cada dupla explique as palavras que estudou. Incentive os outros alunos a darem feedback e fazer perguntas. Avalie a capacidade de comunicação e expressão oral, dando feedback construtivo após cada apresentação.

Avaliação

A avaliação será processual e contínua, concentrando-se na observação das duplas durante toda a atividade. O desempenho dos alunos pode ser avaliado através de critérios como o entusiasmo e empenho na pesquisa, a clareza e criatividade nos cartazes, e a qualidade da apresentação oral. Para atender às diferentes necessidades e estilos de aprendizagem, serão incluídas avaliações formativas, onde os alunos receberão feedback construtivo sobre suas apresentações e a relevância das informações apuradas. Como exemplo, o professor pode propor situações onde os alunos reflitam sobre o aprendizado alcançado, discutindo como poderiam melhorar suas contribuições no futuro. Adaptações nos critérios serão feitas para estudantes que apresentam dificuldades específicas, assegurando que todos tenham a oportunidade de participar e se desenvolver.

  • Observação do desempenho das duplas durante a atividade.
  • Qualidade das apresentações e dos cartazes elaborados.
  • Feedback construtivo para desenvolvimento contínuo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos empregados serão diversificados, incluindo dicionários físicos, tablets ou computadores com acesso à internet para versões digitais. Materiais de papelaria, como cartolinas, canetinhas e fitas adesivas, também serão essenciais para a confecção dos cartazes. A disponibilização desses recursos visa garantir um ambiente construtivo e envolvente, onde todos os alunos possam utilizar as ferramentas necessárias à atividade. A diversidade de recursos busca atender às variadas formas de aprendizado, promovendo uma experiência educativa rica e significativa.

  • Dicionários físicos e digitais.
  • Cartolinas, canetas, canetinhas e fitas adesivas.
  • Tablets ou computadores com acesso à internet.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos as demandas diárias dos professores e buscamos oferecer soluções práticas e viáveis para garantir a inclusão e equidade na sala de aula. Embora não haja alunos com necessidades específicas, priorizamos a criação de um ambiente acolhedor para todas as crianças. É preciso considerar o uso de recursos acessíveis, como dicionários com letras grandes e tablets com softwares de leitura, se disponíveis. Assumimos um compromisso com o respeito à diversidade cultural na sala, incentivando a inclusão por meio de debates e reflexões conscientes que favorecem a aceitação mútua. Dessa forma, promovemos um ambiente de aprendizado que valoriza a equidade e a participação ativa de todos, alinhando-se à diversidade e às diferentes formas de expressão dos alunos.

  • Utilização de dicionários acessíveis, se disponíveis.
  • Promoção de debates que incentivem a aceitação e o respeito às diferenças.
  • Organização do espaço para facilitar o acesso de todos os alunos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo