Eco-Autores

Desenvolvida por: Irene … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa, Ciências e Artes
Temática: Brinquedos Ecológicos e Sustentabilidade

Esta atividade pedagógica, intitulada Eco-Autores, é projetada para integrar o desenvolvimento de habilidades linguísticas, artísticas e científicas dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, por meio da criação de brinquedos ecológicos. Os estudantes serão estimulados a pensar criticamente sobre questões de sustentabilidade e reciclagem, ao mesmo tempo que aplicam seus conhecimentos em práticas de leitura, escrita e oralidade. Na primeira fase da atividade, os alunos serão introduzidos ao conceito de reciclagem e sustentabilidade, explorando diferentes tipos de materiais recicláveis que podem ser utilizados na criação de seus brinquedos. Em seguida, os alunos entrarão na fase de planejamento e construção dos brinquedos, utilizando técnicas artísticas e conhecimento científico sobre os materiais. Uma vez que os brinquedos estejam prontos, os alunos serão guiados na elaboração de manuais de instruções, onde irão praticar a escrita descritiva e procedimental. Por fim, cada aluno terá a oportunidade de apresentar seu brinquedo e o manual correspondente para a classe, promovendo a prática de habilidades de fala e compartilhamento de conhecimentos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é fomentar a consciência ambiental nos alunos, ao mesmo tempo que desenvolve competências chave em língua portuguesa, como leitura, escrita e oralidade. Além disso, busca-se promover uma compreensão interdisciplinar, vinculando conhecimentos de ciências sobre materiais recicláveis e técnicas artísticas para construção de brinquedos. Espera-se que os alunos aprimorem suas habilidades de escrita, elaborando manuais de instruções claros e detalhados, e também suas habilidades de comunicação oral, através das apresentações em sala de aula. Este projeto visa igualmente estimular a criatividade, o trabalho em equipe e o pensamento crítico, fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.

  • Desenvolver uma consciência ambiental e compreensão sobre sustentabilidade.
  • Aprimorar habilidades linguísticas, como leitura, escrita e oralidade.
  • Promover o pensamento crítico e a criatividade na construção de brinquedos ecológicos.
  • Estimular habilidades de escrita técnica através da elaboração de manuais.
  • Praticar a oralidade e habilidades de apresentação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Planejar e produzir, com autonomia, textos escritos, digitais e multissemióticos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF03CI06: Identificar e classificar materiais recicláveis e não recicláveis, propondo ações individuais e coletivas que minimizem os impactos negativos da produção de resíduos ao meio ambiente.
  • EF35LP26: Utilizar, de forma intencional, recursos expressivos e criativos em textos de diferentes gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema.
  • EF15AR04: Desenvolver habilidades manuais e expressivas para criar formas visuais, utilizando diferentes materiais, instrumentos e suportes.
  • EF15LP28: Praticar a escuta ativa e a fala em diferentes contextos, empregando a linguagem oral em situações formais e informais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange desde o entendimento sobre os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de materiais até técnicas de reutilização de tais materiais na produção de objetos e brinquedos. Além disso, será explorado o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, por meio da criação de manuais instrucionais, e de oralidade, através de apresentações. Os alunos também aprenderão sobre características dos materiais recicláveis e como eles podem ser transformados em novos produtos, promovendo uma visão interdisciplinar que conecta ciências, língua portuguesa e artes.

  • Conceitos de reciclagem e sustentabilidade
  • Tipos de materiais recicláveis
  • Técnicas artísticas para criação de brinquedos
  • Elaboração de textos instrucionais
  • Práticas de apresentação e compartilhamento de informações

Metodologia

A metodologia aplicada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, que estimula os alunos a explorarem soluções práticas e criativas para problemas reais, neste caso, a questão da sustentabilidade. Além disso, a atividade incorporará a Sala de Aula Invertida, onde os alunos farão pesquisas prévias e trarão ideias para serem desenvolvidas em sala, e a Aprendizagem Baseada em Jogos, utilizando jogos que promovam o entendimento de conceitos ecológicos. Essa abordagem interativa e multidisciplinar permite uma imersão profunda no tema, promovendo a autonomia do aluno e a colaboração entre pares.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Sala de Aula Invertida
  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Construção colaborativa de brinquedos
  • Elaboração e apresentação de manuais

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de dois encontros de 60 minutos cada. No primeiro encontro, será introduzido o tema e realizada a pesquisa de materiais, seguindo-se a fase de planejamento dos brinquedos. O segundo encontro será dedicado à construção dos brinquedos, elaboração dos manuais e, por fim, as apresentações dos trabalhos pelos alunos.

  • Aula 1: Introdução ao tema e planejamento dos brinquedos
  • Aula 2: Construção dos brinquedos, elaboração de manuais e apresentações

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, focando na participação, engajamento e na qualidade das criações e apresentações dos alunos. Serão avaliadas a criatividade e originalidade dos brinquedos produzidos, a clareza e a completude dos manuais de instrução, bem como as habilidades de comunicação demonstradas durante as apresentações. Feedbacks construtivos serão oferecidos para incentivar a reflexão e o aprimoramento contínuo dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem uma variedade de materiais recicláveis, como caixas de papelão, garrafas PET, tampas, tecidos velhos, entre outros. Também serão utilizados materiais de arte, como tintas, pincéis, cola e tesouras. A atividade demandará acesso à internet para pesquisas e inspirações. Além disso, serão necessários espaços apropriados para a construção dos brinquedos e para as apresentações finais.

  • Materiais recicláveis diversos
  • Materiais de arte (tintas, pincéis, cola, tesouras)
  • Acesso à internet
  • Espaço para trabalho em grupo e apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo