Expedição Pelos Quadrinhos

Desenvolvida por: Vivian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Quadrinhos e Multissemiose

A atividade 'Expedição Pelos Quadrinhos' é projetada para engajar alunos do 3º ano do Ensino Fundamental no universo gráfico e visual dos quadrinhos. Ela se inicia com uma leitura compartilhada de diversos gibis, onde os alunos terão a oportunidade de identificar elementos chave como balões de diálogo, onomatopeias, cores e desenhos, essenciais na composição do sentido em textos multissemióticos. Seguindo a leitura, uma roda de debate será conduzida para discutir como estes recursos influenciam a narrativa e afetam a experiência do leitor. Este debate visa a desenvolver habilidades críticas e interpretativas nos alunos. Finalmente, como culminância da atividade, os alunos serão estimulados a criar seus próprios quadrinhos em grupo, aplicando os conhecimentos adquiridos sobre os recursos expressivos gráficos e visuais. Esta etapa prática tem como objetivo encorajar a criatividade, a colaboração e aprimorar a produção escrita dos estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa a promover o reconhecimento e a compreensão dos recursos expressivos gráfico-visuais presentes nos quadrinhos, destacando a sua importância na construção do sentido e engajamento do leitor. Através da leitura compartilhada, debate e criação prática, os alunos desenvolverão habilidades de leitura crítica, interpretação e expressão artística. Também se busca fomentar a colaboração e comunicação entre os alunos, habilidades essenciais no processo de aprendizagem.

  • Reconhecer e compreender os elementos gráfico-visuais dos quadrinhos
  • Desenvolver habilidades críticas e interpretativas
  • Estimular a criatividade e produção escrita
  • Promover a colaboração e expressão artística entre os alunos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP04: Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

Conteúdo Programático

Os alunos engajarão com a teoria e prática dos elementos constituintes dos quadrinhos, como balões de diálogo e onomatopeias, analisando a função destes no contexto narrativo. A discussão em roda irá aprofundar a compreensão sobre como esses elementos contribuem para o sentido do texto, impactando a imersão e interpretação do leitor. Na fase de criação, os princípios da narrativa visual serão aplicados em projetos de quadrinhos próprios dos alunos.

  • Elementos gráfico-visuais dos quadrinhos
  • Função dos recursos expressivos na narrativa
  • Criação de quadrinhos: da concepção à execução

Metodologia

A metodologia da atividade envolve abordagens ativas de aprendizagem. A leitura compartilhada dos gibis atua como a introdução ao universo dos quadrinhos, configurando uma base teórica prática. A roda de debate promoverá o discurso crítico e a reflexão sobre os elementos gráfico-visuais nos quadrinhos. Finalmente, a atividade mão-na-massa da criação de quadrinhos proporcionará a aplicação prática dos conceitos discutidos, em um ambiente colaborativo.

  • Leitura compartilhada de gibis
  • Roda de debate sobre os elementos dos quadrinhos
  • Criação coletiva de quadrinhos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, permitindo suficiente tempo para leitura, discussão e criação.

  • Aula 1: Leitura compartilhada e roda de debate.
  • Aula 2: Oficina de criação de quadrinhos.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada tanto na participação ativa dos alunos durante a leitura compartilhada e debate, quanto na colaboração e contribuição para o projeto de quadrinhos em grupo. Consideraremos a compreensão demonstrada sobre os elementos gráfico-visuais dos quadrinhos, a habilidade de aplicar esses conceitos no projeto criativo, e a capacidade de trabalhar em equipe. Serão utilizados critérios como criatividade, cooperação, engajamento nas discussões e a qualidade final dos quadrinhos produzidos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários gibis variados para a leitura compartilhada, materiais de arte como papel, lápis, canetas coloridas e marcadores para a criação dos quadrinhos, além de espaço adequado para realizar a roda de debate e a oficina criativa.

  • Gibis variados
  • Materiais de arte (papel, lápis, canetas coloridas, marcadores)
  • Espaço adequado para as atividades

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo