Expedição Poética

Desenvolvida por: Dalvin… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Poemas

A Expedição Poética é uma atividade prática e lúdica, planejada para as turmas do 3º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de introduzir os alunos ao fascinante mundo dos poemas. Através de uma abordagem interativa e sensorial, os estudantes aprenderão sobre os conceitos básicos da poesia, como versos, rimas e imagens poéticas. Para tornar a experiência ainda mais rica, a atividade será enriquecida com jogos de palavras e atividades de exploração sensorial, visando estimular a criatividade e a expressão pessoal dos alunos. Eles serão encorajados a escrever seus próprios poemas, utilizando a sonoridade e o ritmo das palavras ao seu favor. Além disso, recursos visuais, como colagens, poderão ser utilizados para complementar suas criações poéticas. O ponto alto da atividade será uma sessão de leitura coletiva, onde os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas obras com os colegas, celebrando assim a diversidade de voces e a beleza da expressão individual através da poesia.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo da Expedição Poética é promover a apreciação pela poesia enquanto forma de expressão artística, incentivando os alunos do 3º ano a explorar a riqueza linguística e sensorial que os poemas oferecem. Pretende-se com essa atividade estimular a criatividade, melhorar a capacidade de expressão e escrita, além de aprimorar habilidades de leitura e interpretação. Através dos jogos de palavras e das experiências sensoriais, os alunos poderão experimentar de forma lúdica a construção de imagens poéticas, explorando assim os diferentes sons, ritmos e estruturas que a língua portuguesa proporciona. Este conjunto de competências é essencial para o desenvolvimento integral dos estudantes, contribuindo para a sua formação como leitores críticos e autores conscientes das suas capacidades expressivas.

  • Introduzir os alunos ao conceito de poemas, versos e rimas.
  • Desenvolver a habilidade de escrita criativa por meio da poesia.
  • Estimular a expressão pessoal e a criatividade utilizando recursos visuais.
  • Incentivar a leitura e a apreciação de diferentes formas poéticas.
  • Promover a experiência sensorial como meio de inspiração para a criação de obras poéticas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03LP13: Planejar e produzir cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções dos gêneros carta e diário e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • EF35LP25: Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.
  • EF35LP27: Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.

Conteúdo Programático

A base do programa Expedição Poética inclui a compreensão e prática dos elementos fundamentais da poesia. Os alunos serão guiados através de conceitos como versos, rimas e imagens poéticas, aprendendo a aplicá-los na criação de seus próprios poemas. Além disso, serão exploradas atividades que promovem a expressão sensorial e visual, como a criação de colagens que complementem suas obras poéticas. A meta é que, ao final da atividade, os estudantes compreendam a estrutura e a beleza da linguagem poética, bem como a importância da expressão individual na arte da escrita poética.

  • Introdução ao conceito de poemas, versos e rimas.
  • Exploração de jogos de palavras e atividades sensoriais para inspiração.
  • Escrita de poemas com foco na sonoridade e no ritmo das palavras.
  • Criação de recursos visuais para complementar os poemas.
  • Leitura coletiva e celebração da diversidade das criações poéticas.

Metodologia

Utilizando metodologias ativas, a Expedição Poética estimula os alunos a serem protagonistas do seu aprendizado. Através de atividades práticas, como a criação de poemas e colagens, além de jogos de palavras e exploração sensorial, os estudantes serão encorajados a mergulhar no processo criativo. O foco será na experimentação e na expressão individual, permitindo que cada aluno explore suas próprias ideias e emoções. As sessões de leitura coletiva fornecerão um espaço valioso para compartilhar e celebrar a diversidade de interpretações e criações, promovendo assim um ambiente de aprendizado colaborativo e respeitoso.

  • Introdução teórica sobre poemas.
  • Atividades de exploração sensorial e jogos de palavras.
  • Sessões práticas de escrita de poemas e criação de colagens.
  • Discussão em grupo sobre processos criativos e escolhas poéticas.
  • Sessão de leitura coletiva para compartilhamento das criações.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade Expedição Poética será realizada ao longo de quatro aulas, cada uma com duração de 60 minutos. Esta estrutura permite uma imersão gradual no mundo poético, com atividades bem distribuídas que visam maximizar o engajamento e a aprendizagem dos alunos.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de poesia e práticas de exploração sensorial.
  • Aula 2: Jogos de palavras e início da criação dos poemas.
  • Aula 3: Continuação da escrita dos poemas e criação das colagens.
  • Aula 4: Preparação e realização da leitura coletiva dos poemas.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, focando na participação ativa dos alunos, na expressão criativa e na habilidade de aplicar os conceitos aprendidos sobre poesia na criação de seus próprios textos. A qualidade dos poemas produzidos, bem como as colagens e recursos visuais criados, serão considerados, mas a ênfase estará no processo criativo e na disposição em explorar e expressar ideias de forma poética. Durante a sessão de leitura coletiva, além da capacidade de apresentação, será avaliada a habilidade dos alunos de dar e receber feedback construtivo, estimulando assim o desenvolvimento de uma comunidade de aprendizado colaborativa.

Materiais e ferramentas:

Para o sucesso da Expedição Poética serão necessários diversos materiais. Papéis coloridos, revistas para recorte, cola, tesouras e materiais de desenho facilitarão as atividades de colagem. Além disso, objetos diversos que possam ser utilizados nas atividades de exploração sensorial, como tecidos de diferentes texturas, elementos da natureza e instrumentos musicais simples, enriquecerão o processo criativo. Cadernos ou folhas para a escrita dos poemas são essenciais, garantindo que cada aluno tenha espaço para expressar suas ideias.

  • Papéis coloridos e revistas para recorte.
  • Cola, tesouras e materiais de desenho.
  • Objetos para exploração sensorial (tecidos, elementos da natureza, instrumentos musicais).
  • Cadernos ou folhas de papel para escrita dos poemas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo