Exploradores da Leitura

Desenvolvida por: Taina … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Textos Instrucionais

A atividade 'Exploradores da Leitura' é planejada para engajar alunos do 3º ano do Ensino Fundamental na exploração de textos instrucionais, como receitas culinárias e regras de jogos. Inicialmente, os estudantes, organizados em pequenos grupos, realizarão a leitura compartilhada desses textos, focando em identificar informações explícitas essenciais para cumprir uma tarefa. Essa metodologia ativa tem como objetivo desenvolver a habilidade de leitura detalhada, além de incentivar a interação e colaboração entre os alunos. Após a fase de identificação, os grupos se reunirão em uma Roda de Debate para discutir suas descobertas, estratégias de identificação das informações importantes e refletir sobre a relevância dessas informações para o sucesso da realização das tarefas propostas. O professor atuará como mediador nessas conversas, conectando as discussões com os conceitos de compreensão textual, facilitando assim a apropriação do conhecimento pelos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Neste plano de aula, o objetivo primordial é capacitar os alunos a identificar e compreender informações explícitas em textos de cunho instrucional, desenvolvendo suas habilidades de leitura e interpretação de textos. Adicionalmente, pretende-se fomentar a colaboração e a comunicação entre os estudantes, habilidades essenciais para o aprendizado significativo e para a vida em sociedade. Mediante a leitura compartilhada e o debate em grupo, os alunos serão estimulados a expressar suas ideias, ouvir as dos colegas e construir conhecimentos de forma coletiva, preparando-os não apenas academicamente, mas também para situações cotidianas que exigem trabalho em equipe e tomadas de decisão fundamentadas.

  • Identificar informações explicitas em textos instrucionais.
  • Compreender a estrutura e a funcionalidade dos textos lidos.
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em equipe e comunicação efetiva.
  • Promover a habilidade de argumentação e debate respeitoso.
  • Aplicar as informações encontradas na realização de uma tarefa prática.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.

Conteúdo Programático

Este plano de aula enfoca os textos instrucionais, um tipo de texto que orienta o leitor a realizar tarefas específicas. Os alunos aprenderão a estrutura típica desses textos, incluindo títulos, listas de ingredientes ou equipamentos e descrições passo a passo. A capacidade de identificar informações chave para a execução de tarefas é uma habilidade de leitura fundamental, que será desenvolvida através desta atividade. Além disso, a prática de discussão em Roda de Debate contribuirá para que os alunos desenvolvam competências sociais importantes, tais como escuta ativa, argumentação e a capacidade de sintetizar e aplicar as informações coletadas.

  • Estrutura de textos instrucionais
  • Estratégias de leitura para identificação de informações explícitas
  • Colaboração e comunicação em pequenos grupos
  • Técnicas de argumentação e debate

Metodologia

A metodologia deste plano de aula é construída sobre um ciclo de leitura compartilhada, trabalho em grupo e debate. Inicialmente, o professor apresentará exemplos de textos instrucionais e guiará uma leitura coletiva, destacando as características essenciais desses textos. Posteriormente, os alunos serão divididos em pequenos grupos para explorar outros textos de maneira interativa, promovendo a colaboração. Finalizamos com a Roda de Debate, uma técnica de aprendizagem ativa, onde os alunos compartilharão suas descobertas, refletindo criticamente sobre o processo de leitura e a importância das informações identificadas para a realização de tarefas.

  • Leitura compartilhada de textos instrucionais
  • Trabalho colaborativo para explorar textos em pequenos grupos
  • Roda de Debate para discussão das descobertas e processos de leitura
  • Mediação do professor para conectar discussões à compreensão textual

Aulas e Sequências Didáticas

A realização desta atividade será distribuída em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, focaremos na apresentação dos textos instrucionais e na leitura compartilhada, dedicando tempo para a formação dos grupos e início da exploração dos textos. Na segunda aula, será dada ênfase à conclusão da exploração dos textos pelos grupos, seguida pela Roda de Debate, onde cada grupo apresentará suas descobertas e aprendizados. Esta organização temporária permite uma imersão profunda no material de estudo, além de adequado tempo para discussão e reflexão coletiva.

  • Aula 1: Apresentação e leitura compartilhada dos textos instrucionais. Formação dos grupos e início da exploração dos textos.
  • Aula 2: Conclusão da exploração dos textos. Roda de Debate e reflexão sobre o aprendizado.

Avaliação

A avaliação desta atividade pedagógica será formativa e contínua, considerando a participação dos alunos nas diferentes etapas da atividade, sua capacidade de trabalhar em equipe, de identificar as informações explicitas nos textos lidos, e de defendê-las durante a Roda de Debate. Momentos de autoavaliação e avaliação pelo grupo serão incentivados, promovendo a reflexão sobre o próprio aprendizado e sobre a contribuição para o grupo. Observará-se também a capacidade de aplicar as informações encontradas na realização de pequenas tarefas práticas, como o preparo de uma receita simples ou a execução de um jogo, segundo suas regras.

Materiais e ferramentas:

Para o sucesso desta atividade, o professor necessitará de uma coleção de textos instrucionais simples, que podem incluir receitas culinárias e regras de jogos, digitalizados ou em formato de cópias físicas para distribuição aos grupos. Será útil também dispor de materiais de escrita, como lápis e papel, para que os alunos possam fazer anotações durante a exploração dos textos. O espaço da sala de aula deverá ser organizado de maneira a facilitar o trabalho em grupo e a Roda de Debate, possibilitando a interação entre todos os participantes.

  • Textos instrucionais (receitas e regras de jogos)
  • Materiais de escrita (lápis, canetas, papel)
  • Sala de aula organizada para facilitar o debate em grupo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo