Falas Encantadas

Desenvolvida por: Adrian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Expressão dramática e comunicação não verbal

A atividade 'Falas Encantadas' é projetada para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental e visa o desenvolvimento da expressão dramática, comunicação não verbal e compreensão leitora. Nesta atividade, os estudantes serão divididos em pequenos grupos, e a cada um será designado um trecho de contos de fadas ou histórias infantis conhecidas para que possam representá-los. A ênfase será colocada na utilização de recursos não apenas verbais, mas também corporais e paralinguísticos, como gestos, movimentos da cabeça, expressões faciais e a variação do tom de voz, para transmitir a plenitude das emoções e intenções das personagens. Após as apresentações, os alunos participarão de uma Roda de Debate, conduzida para explorar o impacto dos aspectos não verbais na compreensão das narrativas e na expressão das emoções, promovendo uma reflexão aprofundada sobre a comunicação eficaz.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é aprimorar a capacidade de expressão e comunicação dos alunos, destacando a importância dos elementos não verbais na transmissão de mensagens e emoções. Os estudantes aprenderão a trabalhar em equipe, desenvolver habilidades de leitura crítica e aumentar a sensibilidade para entender e expressar emoções e intenções complexas sem depender exclusivamente da fala. Ao integrar práticas expressivas ao currículo, espera-se que os alunos refinem sua compreensão da linguagem corporal e paralinguística como ferramentas poderosas de comunicação na vida cotidiana, além de promover a criatividade e a expressão artística.

  • Promover a compreensão da comunicação não verbal e seu papel na expressão de emoções
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação de textos dramáticos
  • Aprimorar a capacidade de trabalho em equipe e cooperação
  • Estimular a criatividade e a expressão artística por meio da dramatização
  • Fomentar o pensamento crítico durante a Roda de Debate

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP12: Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.

Conteúdo Programático

Esta atividade proporciona um estudo interativo e vivencial dos componentes da comunicação verbal e não verbal, explorando como gestos, expressões faciais, movimentos corporais e a entonação podem influenciar a interpretação de uma mensagem. Por meio da dramatização de contos de fadas, os alunos terão a oportunidade de vivenciar diferentes formas de expressão, analisar seu impacto nas narrativas e discutir coletivamente sobre suas experiências e observações, consolidando o aprendizado.

  • Comunicação não verbal: gestos, expressões faciais e corporais
  • Interpretação de textos e dramatização
  • Expressão de emoções e intenções sem uso da fala
  • Análise e debate sobre o uso eficaz da comunicação não verbal

Metodologia

A metologia será baseada em uma abordagem lúdica e colaborativa, promovendo a aprendizagem ativa através da dramatização e do debate. Inicialmente, os alunos serão agrupados e receberão trechos de contos para representar, com a instrução de focalizar na comunicação não verbal. A prática terá supervisão e orientação constante do educador para garantir um ambiente de aprendizagem seguro e construtivo. Após as apresentações, será conduzida uma Roda de Debate, onde os alunos terão a chance de refletir e discutir sobre a experiência, guiados por questões pontuais do educador.

  • Dramatização de trechos de contos
  • Foco na comunicação não verbal e expressiva
  • Roda de Debate guiada pelo educador

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de quatro aulas de 220 minutos, totalizando aproximadamente 17 horas. Cada aula será dividida em etapas que incluem a preparação, dramatização, e reflexão/debate, com pausas adequadas para manter o engajamento dos alunos.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e divisão dos grupos
  • Aula 2: Preparação e ensaio dos trechos selecionados
  • Aula 3: Apresentação das dramatizações
  • Aula 4: Roda de Debate e conclusão da atividade

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada na participação ativa, colaboração em equipe, criatividade na expressão artística, e contribuição para o debate. Serão analisados tanto os aspectos individuais quanto coletivos, com ênfase na capacidade de utilizar a comunicação não verbal de forma eficaz para transmitir emoções e intenções. Feedbacks serão proporcionados após cada apresentação e durante a Roda de Debate, enfocando os pontos fortes e áreas para desenvolvimento. Exemplos de critérios incluem: clareza e coerência na expressão não verbal, interação e coesão grupal, envolvimento e argumentação durante o debate.

Materiais e ferramentas:

Para essa atividade, serão utilizados recursos como cópias de trechos de histórias e contos de fadas, espaço físico adequado para as apresentações, além de materiais de apoio para o cenário e figurino, conforme a criatividade dos grupos permitir. Também será necessária uma configuração de sala que favoreça o debate, promovendo um ambiente acolhedor e propício à discussão.

  • Cópias de trechos de histórias infantis
  • Espaço físico para apresentação
  • Materiais para cenário e figurino
  • Disposição de cadeiras para a Roda de Debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo