A atividade 'Falas Encantadas' é projetada para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental e visa o desenvolvimento da expressão dramática, comunicação não verbal e compreensão leitora. Nesta atividade, os estudantes serão divididos em pequenos grupos, e a cada um será designado um trecho de contos de fadas ou histórias infantis conhecidas para que possam representá-los. A ênfase será colocada na utilização de recursos não apenas verbais, mas também corporais e paralinguísticos, como gestos, movimentos da cabeça, expressões faciais e a variação do tom de voz, para transmitir a plenitude das emoções e intenções das personagens. Após as apresentações, os alunos participarão de uma Roda de Debate, conduzida para explorar o impacto dos aspectos não verbais na compreensão das narrativas e na expressão das emoções, promovendo uma reflexão aprofundada sobre a comunicação eficaz.
O objetivo principal desta atividade é aprimorar a capacidade de expressão e comunicação dos alunos, destacando a importância dos elementos não verbais na transmissão de mensagens e emoções. Os estudantes aprenderão a trabalhar em equipe, desenvolver habilidades de leitura crítica e aumentar a sensibilidade para entender e expressar emoções e intenções complexas sem depender exclusivamente da fala. Ao integrar práticas expressivas ao currículo, espera-se que os alunos refinem sua compreensão da linguagem corporal e paralinguística como ferramentas poderosas de comunicação na vida cotidiana, além de promover a criatividade e a expressão artística.
Esta atividade proporciona um estudo interativo e vivencial dos componentes da comunicação verbal e não verbal, explorando como gestos, expressões faciais, movimentos corporais e a entonação podem influenciar a interpretação de uma mensagem. Por meio da dramatização de contos de fadas, os alunos terão a oportunidade de vivenciar diferentes formas de expressão, analisar seu impacto nas narrativas e discutir coletivamente sobre suas experiências e observações, consolidando o aprendizado.
A metologia será baseada em uma abordagem lúdica e colaborativa, promovendo a aprendizagem ativa através da dramatização e do debate. Inicialmente, os alunos serão agrupados e receberão trechos de contos para representar, com a instrução de focalizar na comunicação não verbal. A prática terá supervisão e orientação constante do educador para garantir um ambiente de aprendizagem seguro e construtivo. Após as apresentações, será conduzida uma Roda de Debate, onde os alunos terão a chance de refletir e discutir sobre a experiência, guiados por questões pontuais do educador.
A atividade será desenvolvida ao longo de quatro aulas de 220 minutos, totalizando aproximadamente 17 horas. Cada aula será dividida em etapas que incluem a preparação, dramatização, e reflexão/debate, com pausas adequadas para manter o engajamento dos alunos.
A avaliação será formativa e baseada na participação ativa, colaboração em equipe, criatividade na expressão artística, e contribuição para o debate. Serão analisados tanto os aspectos individuais quanto coletivos, com ênfase na capacidade de utilizar a comunicação não verbal de forma eficaz para transmitir emoções e intenções. Feedbacks serão proporcionados após cada apresentação e durante a Roda de Debate, enfocando os pontos fortes e áreas para desenvolvimento. Exemplos de critérios incluem: clareza e coerência na expressão não verbal, interação e coesão grupal, envolvimento e argumentação durante o debate.
Para essa atividade, serão utilizados recursos como cópias de trechos de histórias e contos de fadas, espaço físico adequado para as apresentações, além de materiais de apoio para o cenário e figurino, conforme a criatividade dos grupos permitir. Também será necessária uma configuração de sala que favoreça o debate, promovendo um ambiente acolhedor e propício à discussão.
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