Feitiço dos Sentimentos

Desenvolvida por: Eliane… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Ciências Humanas
Temática: Emoções e Escrita Criativa

Nesta atividade prática, alunos do 3º ano do Ensino Fundamental imaginam ser feiticeiros em uma cozinha mágica, criando poções que simbolizam sentimentos. O professor inicia a aula introduzindo os sentimentos básicos e discutindo como podem ser combinados para criar experiências emocionais complexas. Cada aluno recebe um 'caldeirão' (representado por uma folha de papel) e 'ingredientes mágicos' (pedaços de papel com sentimentos escritos neles). Escolhendo os sentimentos que desejam combinar, eles criam uma receita de poção, detalhando o efeito de cada ingrediente sobre quem 'beber' a poção. O objetivo é encorajar a reflexão sobre a interação e o impacto de nossas emoções em nosso bem-estar, envolvendo os alunos em uma atividade criativa que promove a compreensão e expressão de emoções complexas através da escrita.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa desenvolver competências de escrita criativa e reflexão emocional nos alunos. Ao criar poções que representam diferentes emoções, os alunos praticam a habilidade de expressar sentimentos complexos de forma criativa. Isso fomenta uma compreensão mais profunda de como os sentimentos se combinam para afetar as experiências humanas. Também é uma oportunidade para os alunos praticarem o planejamento textual, organizando suas ideias e selecionando os 'ingredientes' emocionais mais apropriados para suas 'poções', seguindo as etapas do planejamento até a produção final do texto.

  • Compreender a complexidade das emoções e como elas se combinam para formar experiências emocionais.
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa ao expressar ideias de maneira simbólica e imaginativa.
  • Praticar o planejamento e organização textual seguindo uma estrutura de receita.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

Conteúdo Programático

A atividade aborda conceitos fundamentais sobre emoções e expressão escrita, enfatizando a importância da escrita criativa como ferramenta para explorar e entender nossos sentimentos. Envolve o reconhecimento e a diferenciação das emoções básicas, além da combinação destas para a formação de sentimentos mais complexos, facilitando a reflexão sobre a interação entre diferentes estados emocionais e suas consequências para o bem-estar pessoal.

  • Definição de emoções básicas e complexas
  • Escrita criativa
  • Estrutura e organização de textos

Metodologia

Utilizando uma metodologia ativa 'mão-na-massa', esta atividade estimula os alunos a aprenderem de forma prática e criativa. Ao trabalharem na criação de suas poções de sentimento, têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos sobre emoções de forma interativa, engajando-se diretamente na tarefa de escrever e organizar suas ideias seguindo uma estrutura simbólica e criativa. Esta abordagem promove não apenas a aprendizagem ativa, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais.

  • Discussão guiada sobre emoções básicas e complexas
  • Criação individual das receitas de poções
  • Apresentação e compartilhamento das receitas entre os alunos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada em uma única aula de 60 minutos, começando com uma breve introdução sobre emoções, seguida pelo processo de criação das poções, e finalizando com uma sessão de compartilhamento das receitas entre os alunos.

  • Aula 1: Introdução às emoções, criação de poções e compartilhamento das receitas

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a atividade, na criatividade demonstrada na criação das poções, e na capacidade de expressar e explicar os efeitos dos ingredientes escolhidos em suas receitas. O professor observará como os alunos aplicam seu entendimento das emoções na composição das poções e como conseguem comunicar suas ideias de forma clara e criativa. Será dada atenção especial à originalidade das receitas e à profundidade da reflexão sobre os sentimentos representados.

Materiais e ferramentas:

Para realizar esta atividade, serão necessários materiais simples, como papéis coloridos para representar os diferentes sentimentos, folhas de papel A4 para serem usadas como 'caldeirões', lápis ou canetas para escrever as receitas, e uma lousa ou quadro branco para a introdução dos conceitos e discussão inicial.

  • Papéis coloridos com sentimentos escritos
  • Folhas de papel A4
  • Lápis ou canetas
  • Lousa ou quadro branco

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo