Histórias em Quadrinhos ao Vivo

Desenvolvida por: Lucine… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita Criativa e Leitura/Escrita de Quadrinhos

A atividade 'Histórias em Quadrinhos ao Vivo' visa incentivar a criatividade dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental através da produção colaborativa de histórias em quadrinhos. Os alunos irão trabalhar em pares, onde um será responsável por desenhar os quadros e o outro por roteirizar os diálogos. Esta atividade aborda as áreas de leitura, escrita e oralidade, promovendo não apenas o desenvolvimento de habilidades linguísticas, mas também sociais, já que será necessário o trabalho em equipe e a troca de ideias. Após a produção, será realizada uma apresentação oral das histórias, incentivando a prática de leitura em voz alta e a escuta ativa, com os colegas podendo fazer perguntas e comentários, enriquecendo ainda mais o aprendizado.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade busca desenvolver habilidades essenciais para os alunos dessa faixa etária, como a escrita criativa, a compreensão de texto e a capacidade de comunicação oral. Ao elaborar histórias em quadrinhos, os alunos praticam a organização sequencial de ideias e diálogos, alinhando-se com objetivos da BNCC ao promover uma compreensão mais profunda de diferentes gêneros textuais e suas funções sociais. Nesse processo, também são aprimoradas suas competências de escuta, reflexão crítica e interação em grupo, fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e pessoal em diferentes contextos sociais.

  • Desenvolver a escrita criativa por meio da criação de roteiros para histórias em quadrinhos.
  • Praticar a habilidade de leitura em voz alta durante a apresentação das histórias.
  • Promover o trabalho colaborativo e a troca de ideias entre pares.
  • Estimular a capacidade de organização lógica de informações.
  • Incentivar a escuta ativa e a interação por meio de comentários e perguntas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a produção textual no formato de histórias em quadrinhos. Ao desenvolver essa prática, os alunos terão contato com elementos fundamentais da narrativa gráfica, como a organização de quadros, integração de texto e imagem, e estruturação de diálogos e narrativas. A atividade também possibilita a análise e discussão sobre a função social e comunicativa dos quadrinhos, considerando o contexto em que são produzidos e consumidos. Com isso, os alunos exercitam habilidades essenciais de leitura, escuta, interpretação e expressão criativa, necessárias para seu desenvolvimento cognitivo.

  • Produção de histórias em quadrinhos.
  • Organização de quadros e criação de diálogos.
  • Leitura e interpretação de textos e imagens.
  • Discussão sobre a função social dos quadrinhos.

Metodologia

A metodologia desta atividade envolve a aplicação de uma abordagem colaborativa, onde os alunos trabalham em duplas, promovendo a cooperação e troca de ideias. Esta prática favorece o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas, pois os alunos precisam negociar papéis, debater sobre suas ideias e buscar consensos, fortalecendo assim o trabalho em equipe. Além disso, a apresentação oral das histórias permite o exercício da oralidade, onde os alunos desenvolvem competências de comunicação, além de praticar a escuta ativa, recebendo e oferecendo feedback dos colegas.

  • Trabalho colaborativo em duplas.
  • Desenvolvimento de competências sociais e de comunicação.
  • Apresentação oral das histórias criadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de uma aula de 60 minutos, estruturada em etapas que permitirão a criação e apresentação das histórias em quadrinhos. Inicialmente, os alunos serão introduzidos ao conceito de histórias em quadrinhos, seguidos pela formação das duplas e designação das funções (desenhista e roteirista). Haverá um tempo para planejamento e criação dos quadrinhos, seguido pela apresentação oral e discussão em sala, onde os alunos poderão interagir através de perguntas e comentários, enriquecendo o processo de aprendizagem.

  • Aula 1: Introdução aos quadrinhos, formação de duplas e criação das histórias, seguida pela apresentação e discussão em sala.
  • Momento 1: Introdução aos Quadrinhos (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando o tema das histórias em quadrinhos. Explique brevemente seu funcionamento e algumas características, como balões de fala, quadros sequenciais e personagens. É importante que os alunos compreendam que os quadrinhos são uma forma de narrativa visual. Mostre exemplos de histórias em quadrinhos conhecidas. Permita que os alunos compartilhem suas experiências pessoais com quadrinhos que já leram.

    Momento 2: Formação de Duplas e Planejamento (Estimativa: 10 minutos)
    Organize os alunos em duplas, garantindo uma boa mistura de habilidades. É importante que cada dupla contenha um roteirista e um desenhista. Forneça orientações para que eles planejem juntos a história que irão produzir. Observe se eles conseguem definir os personagens, o enredo e a sequência lógica dos eventos. Ofereça suporte para aqueles que tiverem dificuldade em começar.

    Momento 3: Criação das Histórias em Quadrinhos (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua folhas em branco e lápis de cor para que as duplas possam começar a desenhar e escrever suas histórias. Estimule a criatividade e a colaboração entre os membros da dupla. Circule pela sala, fornecendo feedback e ajudando a resolver dúvidas. Avalie o progresso, verificando se as histórias têm coesão e organização.

    Momento 4: Apresentação das Histórias e Discussão (Estimativa: 20 minutos)
    Convide cada dupla a apresentar sua história para a classe. Incentive a leitura em voz alta dos diálogos e a explicação das ilustrações. Após cada apresentação, abra espaço para perguntas e comentários da turma. Oriente os alunos a darem feedback construtivo e a fazerem perguntas que demonstrem interesse genuíno pela história do colega. Avalie a clareza e a expressividade durante a apresentação.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere utilizar materiais em formato digital para alunos que tenham dificuldades motoras, possibilitando o uso de tablets ou notebooks para desenhar as histórias. Caso algum aluno tenha dificuldades de visão, ofereça apoio com materiais em formato ampliado ou ajude com a leitura dos textos. Para alunos com dificuldades de fala, permita que eles escolham alguém para ler em seu lugar, valorize outras formas de expressão como desenhos mais detalhados. Seja atento ao ritmo individual de cada dupla, e esteja disponível para apoiar onde for necessário. Mantenha uma postura acolhedora e incentivadora, destacando a importância de cada contribuição individual.

Avaliação

A avaliação desta atividade se dará de forma diversificada e contínua, incorporando tanto aspectos formativos quanto somativos. O objetivo principal é avaliar a capacidade dos alunos em trabalhar em equipe, sua criatividade na elaboração dos quadros e diálogos, e suas habilidades de comunicação durante a apresentação. Os critérios de avaliação incluem a clareza e coerência dos diálogos, a criatividade e organização visual dos quadros e a participação na discussão oral. Um exemplo prático seria o uso de rubricas claras para cada critério, onde os alunos recebem feedback construtivo, permitindo reconhecer seus avanços e identificar áreas de melhoria. A adaptação dos critérios é fundamental para atender às necessidades variáveis dos alunos, garantindo sempre um ambiente de aprendizado inclusivo e suportivo.

  • Avaliação formativa e somativa contínua.
  • Uso de rubricas claras para criatividade, organização, e comunicação.
  • Feedback construtivo e adaptado às necessidades dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade incluem materiais comuns e acessíveis, tais como folhas em branco, lápis de cor, canetas e borrachas, que permitem a livre expressão criativa dos alunos ao desenhar seus quadrinhos. O uso de quadros brancos ou flipcharts pode facilitar a apresentação e visualização das histórias criadas. Além disso, caso possível, pode-se incorporar o uso de ferramentas digitais simples que ajudem na edição e criação dos quadrinhos, incentivando também o desenvolvimento de competências tecnológicas. A escolha desses recursos visa apoiar a expressão criativa, a comunicação efetiva e a integração de múltiplas mídias na prática educativa.

  • Folhas em branco e lápis de cor.
  • Quadros ou flipcharts para apresentação.
  • Ferramentas digitais simples para edição de quadrinhos.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o trabalho do docente muitas vezes é sobrecarregado, mas é essencial assegurar que todas as atividades considerem inclusão e acessibilidade. Embora esta turma específica não apresente condições ou deficiências, é importante refletir sobre práticas que fortalecem o acolhimento e a diversidade. Utilizar materiais acessíveis e métodos que promovem a participação ativa de todos pode, por exemplo, facilitar o envolvimento dos alunos em variados contextos de aprendizado. Fomentar um ambiente inclusivo é crucial, e isso pode ser alcançado por meio de ajustes simples, como adaptar a apresentação dos quadrinhos em formatos variados conforme as necessidades dos alunos, garantindo um campo de aprendizado equitativo e respeitoso para todos.

  • Uso de materiais acessíveis e de baixo custo.
  • Promoção de um ambiente de aprendizado equitativo.
  • Adaptação de apresentações conforme necessidades.

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