Histórias em Quadrinhos: Criando Aventuras

Desenvolvida por: Jacque… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Arte
Temática: Criação de histórias em quadrinhos

Nesta atividade interativa e criativa, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar suas habilidades de narrativa ao criar suas próprias histórias em quadrinhos. Serão introduzidos conceitos importantes como narração sequencial, construção de personagens, cenários e o uso de balões de diálogo, fundamentais para a criação de uma história em quadrinhos envolvente. Em um primeiro momento, os estudantes trabalharão individualmente para esboçar as ideias de suas histórias, pensando cuidadosamente no início, meio e fim. Esta fase de planejamento é essencial para a organização dos pensamentos e desenvolvimento das ideias. Posteriormente, os alunos discutirão suas ideias em pequenos grupos, proporcionando um espaço rico para compartilhamento de perspectivas e inspiração adicional. Equipados com papel quadriculado, lápis, borrachas e canetinhas coloridas, os alunos darão vida a suas histórias, dedicando atenção especial aos detalhes visuais e aos diálogos. A finalização do projeto conta com uma apresentação individual de cada história em quadrinhos para a turma, praticando habilidades de oratória e compartilhamento de obras criativas. Esta atividade é desenhada para não apenas desenvolver capacidades de escrita e narrativa, mas também para fomentar a criatividade, o pensamento crítico e a expressão pessoal dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo central estimular a criatividade e o desenvolvimento de habilidades de escrita e narrativa nos alunos. Ao criar suas próprias histórias em quadrinhos, os estudantes praticarão a organização de ideias de maneira sequencial, a construção de personagens e cenários, e o emprego de diálogos, habilidades essas alinhadas com os objetivos de aprendizagem da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o 3º ano do Ensino Fundamental. Além disso, ao apresentar suas histórias, os alunos terão a oportunidade de desenvolver suas capacidades de oratória e de compartilhamento de ideias, fortalecendo a autoconfiança e a habilidade de falar em público. Esta atividade oferece uma maneira interativa e divertida de explorar os elementos da língua portuguesa, ao mesmo tempo que incita a imaginação e promove a expressão individual.

  • Estimular a criatividade e imaginação.
  • Desenvolver habilidades narrativas e de escrita.
  • Praticar a organização de ideias de forma sequencial.
  • Promover a capacidade de expressão oral e de apresentação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP06 - Planejar e produzir textos escritos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF15AR06 - Explorar e utilizar os elementos constitutivos da linguagem visual (ponto, linha, forma, textura, cor) na produção de jogos e brinquedos.
  • EF03LP26 - Utilizar, ao produzir textos, as marcas de separação de orações e de final de texto, e as convenções de pontuação.
  • EF03LP13 - Planejar e produzir, com autonomia, textos narrativos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

A atividade pedagógica proposta está diretamente alinhada aos conteúdos programáticos do 3º ano do Ensino Fundamental, abrangendo as áreas de Língua Portuguesa e Arte. Focando em narrativas, criação de personagens, cenários e diálogos, os alunos serão introduzidos à estrutura e elementos constituintes das histórias em quadrinhos. Discussões em grupo e crítica construtiva dos trabalhos dos colegas são estimuladas para promover o desenvolvimento de habilidades de comunicação e de trabalho colaborativo, reforçando o entendimento da importância da clareza e objetividade na comunicação visual e escrita.

  • Narração sequencial e estrutura narrativa.
  • Criação de personagens e desenvolvimento de cenários.
  • Uso de balões de diálogo para expressão de falas e pensamentos.
  • Princípios básicos de desenho e composição de cenas.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade é a 'Mão-na-massa', um método de ensino que prioriza a aprendizagem ativa. Os alunos serão conduzidos através de uma série de etapas práticas que incluem o planejamento, criação e compartilhamento de histórias em quadrinhos. Esta abordagem prática é projetada para engajar os alunos ativamente no processo de aprendizagem, permitindo-lhes aplicar o conhecimento teórico em projetos concretos. Trabalhando individualmente e em grupo, os estudantes poderão experimentar, explorar ideias e receber feedbacks, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e criativo.

  • Abordagem prática com atividades 'Mão-na-massa'.
  • Planejamento individual de histórias em quadrinhos.
  • Discussão e compartilhamento de ideias em grupos pequenos.
  • Criação e desenvolvimento dos quadrinhos.
  • Apresentação e crítica construtiva das histórias criadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada, compreendendo um total de 2 horas de duração. Na primeira aula, será feito o planejamento das histórias e a discussão das ideias em grupo. Na segunda aula, os alunos irão efetivamente criar suas histórias em quadrinhos e ao final, realizarão as apresentações para a turma.

  • Aula 1: Planejamento das histórias e discussão das ideias iniciais.
  • Aula 2: Criação dos quadrinhos e apresentação para a turma.

Avaliação

A avaliação da atividade será formativa, com foco no processo criativo, participação e envolvimento dos estudantes durante todas as etapas da atividade. Serão considerados critérios como criatividade, originalidade da história, correta utilização dos elementos narrativos e visuais das histórias em quadrinhos, habilidade de comunicação durante a apresentação, além da capacidade de trabalhar em grupo. Feedback construtivo será fornecido, visando incentivar a reflexão sobre o aprendizado e a melhoria contínua.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários materiais básicos de arte, incluindo papel quadriculado, lápis, borrachas e canetinhas coloridas. Esses materiais permitirão aos alunos expressarem suas ideias criativamente, enquanto desenvolvem habilidades essenciais em desenho e composição. Réguas e outros materiais para desenho também podem ser utilizados para auxiliar na criação dos quadrinhos.

  • Folhas de papel quadriculado.
  • Lápis e borrachas.
  • Canetinhas coloridas.
  • Réguas e outros materiais de desenho (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo