Histórias que a Cidade Conta

Desenvolvida por: Karla … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Função social dos textos na identidade cultural local

Esta atividade incentiva os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a explorar textos encontrados em sua cidade, como placas, murais e grafites. Começamos com uma aula expositiva abordando a função social desses textos e como eles contribuem para a identidade cultural da comunidade. Em seguida, os alunos participam de atividades práticas explorando a comunidade para identificar, fotografar e obter informações sobre esses elementos textuais. Organizados em grupos, os alunos trabalharão em um projeto para criar uma exposição que ilustra as histórias e significados culturais desses textos. Finalmente, em uma roda de debate, os alunos vão refletir sobre o impacto e importância desses textos na história e cultura local.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para esta atividade estão focados em desenvolver nos alunos a habilidade de identificar e compreender a função social dos textos encontrados em seu ambiente cotidiano, bem como nas mídias impressas, de massa e digitais. Essa compreensão permitirá que os alunos reconheçam os propósitos para os quais esses textos foram criados, onde são utilizados e quem é o público-alvo. O objetivo é estabelecer uma relação significativa entre os alunos e a cultura local, incentivando uma aprendizagem crítica e consciente. Além disso, é esperado que os alunos desenvolvam habilidades de trabalho em grupo, resolução de conflitos e respeito às diferenças culturais ao trabalhar em projetos colaborativos e participar de debates.

  • Identificar a função social de textos do cotidiano em diferentes mídias
  • Compreender a importância cultural e histórica dos textos na identidade local
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e resolução de conflitos
  • Participar de debates expressando opiniões com clareza

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático dessa atividade inclui a análise e interpretação de diferentes tipos de textos que fazem parte do cotidiano dos alunos, tais como placas de trânsito, murais escolares, grafites e outras formas de comunicação visual que estejam presentes na comunidade onde os alunos vivem. A compreensão desses elementos textuais serve para que reconheçam sua função social e como contribuem para a formação da identidade cultural local. O enfoque está em como esses textos não só comunicam informações práticas, mas também retratam histórias, valores e tradições locais, formando um mosaico cultural e histórico que é relevante para os alunos.

  • Função social de textos do cotidiano
  • Análise de placas, murais e grafites
  • História e cultura local através dos textos
  • Projeto de criação de exposição cultural

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade se apoia em metodologias ativas que promovem o engajamento dos alunos e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. A atividade começa com uma aula expositiva para introduzir o tema, seguido de uma atividade prática onde os alunos exploram a comunidade em busca de textos e imagens. O projeto de grupo para a criação de uma exposição gera oportunidades para a aprendizagem baseada em projetos, permitindo que os alunos se tornem protagonistas de seu aprendizado. A roda de debate final proporciona um espaço para reflexão e discussão, incentivando o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a empatia e a autorregulação, enquanto avaliam o papel da identificação cultural.

  • Aula expositiva para introdução do tema
  • Atividade prática de exploração em campo
  • Aprendizagem baseada em projetos
  • Roda de debate para reflexão

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma proposto para essa atividade contempla cinco encontros, cada um com duração de 60 minutos. A primeira aula é dedicada a uma aula expositiva que introduz os alunos ao conceito de função social dos textos. A segunda aula promove uma atividade prática, na qual os alunos saem em campo para observar e registrar textos em seu ambiente. Na terceira aula, os alunos trabalham em projetos de grupo, devendo organizar e construir a exposição sobre suas descobertas. A quarta aula é novamente prática, onde os alunos dedicam-se aos ajustes finais de seus projetos. Finalmente, a quinta aula consiste em uma roda de debate onde os alunos apresentam suas exposições e refletem coletivamente sobre o impacto desses textos em sua comunidade.

  • Aula 1: Introdução à função social dos textos
  • Momento 1: Introdução ao Tema (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula dando as boas-vindas aos alunos e introduza o tema do dia sobre os textos que encontramos em nossa cidade, como placas, murais e grafites. Explique a importância desses textos na comunicação e na construção da identidade cultural local. Use exemplos visuais para tornar o conceito mais claro.

    Momento 2: Discussão Guiada (Estimativa: 15 minutos)
    Utilize perguntas instigantes para iniciar uma discussão com os alunos sobre onde eles encontram textos no cotidiano. Permita que os alunos compartilhem suas observações e experiências pessoais. O objetivo é que eles percebam a função social e os diferentes contextos em que esses textos aparecem. Observe se todos participam e incentive aqueles que estão mais quietos a se manifestarem.

    Momento 3: Análise de Exemplos (Estimativa: 15 minutos)
    Apresente uma série de imagens de textos do cotidiano, como placas de trânsito, letreiros de lojas, grafites e murais. Peça aos alunos que analisem em grupo qual é a função social de cada exemplo. Normalize o uso de perguntas como 'Para que serve?' e 'Quem você acha que é o autor?' para guiar a análise. Ofereça feedback positivo e direcione a discussão quando necessário.

    Momento 4: Atividade em Grupo (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e distribua materiais impressos com exemplos de textos do cotidiano. Oriente os grupos a completar uma tabela com as seguintes colunas: Texto, Função Social e Impacto na Comunidade. Circule pela sala para fornecer suporte e esclarecer dúvidas. Ao final, peça que cada grupo compartilhe sua tabela com a classe.

    Momento 5: Síntese e Encerramento (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula recapitulando os principais pontos discutidos sobre a função social dos textos do cotidiano. Permita que os alunos expressem o que aprenderam e quaisquer novas perguntas que possam ter. Agradeça a participação e estabeleça uma conexão breve com o que será abordado na próxima aula.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir que todos os alunos possam participar efetivamente, use materiais visuais variados e acessíveis. Se possível, forneça cópias em fonte ampliada para alunos com dificuldades de visão. É importante que você observe o ritmo da aula, dando tempo extra para reflexão e respostas, principalmente para alunos que precisem de um pouco mais de tempo para se expressar. Mantenha o ambiente acolhedor e receptivo a todas as contribuições, valorizando a diversidade cultural que cada aluno traz. Caso identifique alguma dificuldade específica, seja sempre encorajador e busque alternativas que possam beneficiar todos os alunos.

  • Aula 2: Saída para observação e registro de textos
  • Momento 1: Preparação e Orientação (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos que eles sairão para explorar a área ao redor da escola em busca de textos do cotidiano, como placas e grafites. Reforce a importância de se manterem em grupo e de respeitarem as regras de segurança. Incentive os alunos a fazer perguntas sobre o que deve ser observado e registrado. Distribua câmeras ou dispositivos móveis, se disponíveis, e explique como usá-los para registrar os textos encontrados.

    Momento 2: Exploração em Campo (Estimativa: 30 minutos)
    Leve os alunos para fora da sala de aula, para um espaço previamente planejado e seguro nos arredores da escola. Permita que os alunos explorem o local em pequenos grupos, incentivando-os a identificar textos do cotidiano, como placas de sinalização, letreiros e grafites. Oriente-os a registrar suas observações com fotos e anotações. Esteja disponível para responder perguntas e propor desafios, como tentar encontrar textos com funções sociais diferentes.

    Momento 3: Discussão e Compartilhamento (Estimativa: 15 minutos)
    Retorne à sala de aula e reúna os alunos em uma roda de conversa. Permita que eles compartilhem o que encontraram e expliquem a função social dos textos observados. Faça perguntas para aprofundar a reflexão, como 'Por que você acha que esse texto está nesse lugar?' e 'Como ele impacta as pessoas que passam por aqui?'. Registre as descobertas principais no quadro para que todos possam ver.

    Momento 4: Conclusão e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula recapitulando as descobertas feitas pelos alunos. Peça que eles reflitam sobre como esses textos contribuem para a identidade cultural e histórica local. Anuncie que as observações serão usadas no projeto de exposição cultural nas próximas aulas. Agradeça a participação ativa e a responsabilidade demonstrada durante a exploração.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Durante a exploração, é importante garantir que todos os alunos estejam seguros e engajados. Para alunos que possam ter dificuldades de mobilidade, planeje locais acessíveis e considere a presença de um auxiliar, se possível, para ajudar no acompanhamento. Proporcione materiais alternativos, como pranchetas e papéis para aqueles que preferem anotar à mão. Seja paciente e incentive a participação de todos, acolhendo diferentes formas de contribuição, como desenhos ou relatos orais. Lembre-se de celebrar as diversas perspectivas e experiências que cada aluno traz, reforçando um ambiente inclusivo e acolhedor.

  • Aula 3: Desenvolvimento do projeto de exposição
  • Momento 1: Planejamento do Projeto de Exposição (Estimativa: 15 minutos)
    Comece a aula relembrando os principais textos do cotidiano que os alunos exploraram na aula anterior. Explique que o objetivo é usar essas observações para criar uma exposição cultural. Divida a classe em grupos e peça que cada grupo discuta e planeje quais textos selecionados gostariam de incluir na exposição. É importante que cada membro do grupo tenha voz ativa na escolha dos elementos e no esboço inicial da apresentação. Observe se os alunos estão argumentando bem e possibilite sugestões que ajudem os grupos a serem inclusivos em suas escolhas.

    Momento 2: Design e Organização das Ideias (Estimativa: 20 minutos)
    Oriente os grupos a começarem a organizar suas ideias, definindo de que forma cada texto será apresentado na exposição. Isso pode incluir criar legendas, desenhar rascunhos de como os textos serão dispostos ou até mesmo discutir o uso de material complementar (como fotos tiradas durante o passeio). Incentive a criatividade e a colaboração entre os membros do grupo. Ofereça apoio prático, como dicas sobre design visual e coordenação de cores, e encoraje os alunos a pensarem em como contar uma história com as peças escolhidas.

    Momento 3: Desenvolvimento das Peças da Exposição (Estimativa: 20 minutos)
    Forneça aos grupos os materiais necessários para começar a criar artefatos da exposição, como papéis, cartolinas, marcadores ou qualquer outro material disponível. Peça aos grupos que comecem a criar suas peças para a exposição, formalizando o que planejaram. Passeie pela sala, fornecendo suporte e fazendo perguntas que ajudem os alunos a clarearem a função social e o impacto cultural dos textos escolhidos. Faça pequenas intervenções para melhorar a coesão dentro dos grupos e entre os trabalhos que estão sendo produzidos.

    Momento 4: Compartilhamento de Progresso (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula reunindo a classe e criando um espaço para que os grupos compartilhem brevemente seus progressos e desafios com o restante da turma. Utilize esse tempo para promover um feedback coletivo, onde os alunos podem oferecer sugestões construtivas uns aos outros. Enfatize a importância do respeito e da valorização das ideias compartilhadas, promovendo um ambiente colaborativo e de aceitação.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir a inclusão de todos os alunos, ofereça uma variedade de materiais e métodos para representação das ideias, como desenhos, escrita ou storytelling oral, respeitando as preferências dos alunos. Disponibilize suporte contínuo durante as atividades, especialmente para alunos que possam necessitar de ajuda adicional. Mantenha um ambiente seguro e estimulante, permitindo que alunos com diferentes habilidades motoras e cognitivas possam contribuir de maneiras que sejam confortáveis para eles. Reforce a importância da colaboração e do respeito às diferenças e sugira que os alunos deleguem funções de acordo com as habilidades e preferências de cada membro do grupo para permitir uma participação equitativa.

  • Aula 4: Finalização do projeto de exposição
  • Momento 1: Revisão dos Trabalhos e Planejamento Final (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula lembrando os alunos sobre o que já foi criado para a exposição cultural nas aulas anteriores. Permita que os grupos revisem seus projetos, verificando se todos os textos selecionados e os materiais complementares estão de acordo com o plano original. Oriente os alunos a fazerem ajustes necessários nas ideias ou na organização das peças. Incentive que cada grupo discuta as necessidades finais, como últimos retoques ou materiais adicionais, promovendo a escuta ativa e o respeito às opiniões de todos os membros.

    Momento 2: Intensificação do Desenvolvimento dos Artefatos (Estimativa: 25 minutos)
    Oriente os alunos a começarem a trabalhar de forma intensiva nos artefatos da exposição. Forneça todo o material necessário, como papéis, tintas, marcadores, e ajude os grupos a manterem a organização e o foco no objetivo principal de contar uma história através dos textos escolhidos. Ofereça suporte prático e criativo sempre que necessário, estimulando a criatividade e a resolução de problemas colaborativa. Observe se todos os alunos estão envolvidos ativamente e ofereça feedback construtivo durante o processo.

    Momento 3: Revisão Coletiva e Ajustes Finais (Estimativa: 15 minutos)
    Reúna a turma para uma revisão coletiva dos projetos. Permita que cada grupo compartilhe suas peças quase concluídas com a turma e receba sugestões de melhorias. Encoraje o uso de críticas construtivas e o incentivo mútuo. Auxilie os alunos a fazerem ajustes finais, caso necessário, e certifique-se de que todos compreendem a importância de cada elemento escolhido para a exposição. Use essa oportunidade para revisar os conceitos de função social e impacto cultural dos textos trabalhados.

    Momento 4: Organização do Apresentação para Exibição (Estimativa: 5 minutos)
    Encerrando a aula, reveja com os alunos como as peças da exposição serão apresentadas. Organize os grupos para que definam quem será responsável por explicar suas partes do projeto durante a apresentação e roda de debate na aula seguinte. Garanta que todos tenham clareza sobre suas funções e estejam preparados para compartilhar suas descobertas. Incentive ensaios breves se o tempo permitir, destacando a importância da comunicação clara e do compartilhamento de ideias.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Mantenha um ambiente de encorajamento e apoio durante o desenvolvimento dos artefatos e a revisão coletiva. Para garantir que todos os alunos possam participar efetivamente, ofereça diferentes formas de expressão e representação, como artísticas, auditivas ou visuais. Esteja disponível para apoiar alunos que possam precisar de orientações adicionais, e incentive a cooperação entre os membros do grupo para promover um apoio mútuo. Valorize todas as contribuições e certifique-se de que o ambiente de trabalho seja acessível e acolhedor para todos os alunos, respeitando as diferenças individuais e promovendo a equidade na participação.

  • Aula 5: Apresentação e roda de debate sobre as descobertas
  • Momento 1: Preparação para Apresentação (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula organizando a turma e explicando como será realizada a apresentação dos projetos de exposição. Reforce a importância de expressar-se com clareza e escutar atentamente seus colegas. Distribua um breve roteiro para que os alunos saibam quando cada grupo deverá apresentar. É importante que os grupos estejam preparados para mostrar suas peças e responder perguntas.

    Momento 2: Apresentação dos Projetos (Estimativa: 30 minutos)
    Permita que cada grupo apresente seu trabalho. Instrua os alunos a explicarem a escolha dos textos, a função social percebida e o impacto na comunidade. Durante as apresentações, faça perguntas que incentivem a reflexão e promova o engajamento, como 'Como você acha que esse texto contribui para a identidade cultural da comunidade?'. À medida que os grupos concluem, ofereça feedback positivo e sugestões construtivas.

    Momento 3: Roda de Debate (Estimativa: 15 minutos)
    Reúna os alunos em uma grande roda de conversa. Incentive-os a compartilhar suas impressões sobre as apresentações de seus colegas. Promova um debate sobre o que aprenderam com os textos e a importância desses para a identidade local. Incite perguntas reflexivas e permita que os alunos façam perguntas uns aos outros, apoiando-se mutuamente na construção do conhecimento. Isso ajudará a reforçar suas habilidades de expressão oral e participação respeitosa em debates.

    Momento 4: Síntese e Encerramento (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula pedindo que os alunos compartilhem o que mais os impressionou durante as apresentações e o debate. Faça uma breve revisão dos principais pontos discutidos e estabeleça uma conexão com futuras atividades ou conteúdos. Agradeça a participação ativa de todos e reconheça os esforços individuais e coletivos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    É importante garantir que todos os alunos possam participar das apresentações e do debate. Incentive o uso de várias formas de expressão, como apresentações orais, visuais ou até por meio de encenações, se confortável para eles. Ofereça apoio e encorajamento para alunos que possam sentir-se inseguros ao falar em público, como a possibilidade de ensaiar antes ou apresentar em pares. Promova um ambiente acolhedor, onde todas as opiniões são valorizadas. Assista para que as interações sejam respeitosas e que as diferenças culturais e sociais sejam respeitadas e vistas como um valor positivo. Use recursos visuais variados e acessíveis e esteja disponível para apoiar alunos que possam necessitar de orientação adicional durante o debate.

Avaliação

Para a avaliação, múltiplas abordagens irão garantir que os objetivos de aprendizagem sejam atingidos. Primeiramente, a avaliação formativa ocorrerá ao longo das aulas por meio de observações e feedback contínuo, assegurando que os alunos compreendam o conteúdo e participem ativamente. A avaliação do projeto de exposição focará na análise dos trabalhos em grupo, avaliando a compreensão do tema, a criatividade e a capacidade de trabalho colaborativo. Paralelamente, a roda de debate servirá como avaliação oral, onde a clareza de expressão e a profundidade das reflexões serão consideradas. Exemplos práticos incluem a elaboração de listas de verificação com critérios claros e a utilização de rubricas para avaliar os debates e exposições.

  • Avaliação formativa com feedback contínuo
  • Avaliação do projeto de exposição
  • Avaliação oral baseada na participação no debate
  • Uso de listas de verificação e rubricas de avaliação

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para apoiar essa atividade incluem materiais comuns que incentivam a criatividade e a exploração local. Isso inclui câmeras ou dispositivos mobile para captura de imagens durante as atividades de campo e materiais para impressão que permitirão a criação de murais e exposições na sala de aula. Ferramentas de colaboração, como plataformas digitais para organização dos projetos, também serão úteis. Ao longo do projeto, tecnologias educacionais que permitam a edição de imagens e texto podem ser incorporadas, possibilitando que os alunos ganhem competências digitais enquanto montam suas exposições. Essas abordagens não só enriquecem a experiência de aprendizado como são alinhadas às competências tecnológicas esperadas para essa fase de ensino.

  • Câmeras ou dispositivos móveis para registro
  • Materiais para impressão (papel, tinta)
  • Ferramentas de colaboração online
  • Programas de edição de imagens e textos

Inclusão e acessibilidade

É importante reconhecer a dedicação e o compromisso dos educadores em proporcionar educação de qualidade a todos os alunos. Em termos de inclusão e acessibilidade, ainda que a turma não tenha alunos com condições ou deficiências específicas, certas estratégias podem ser implementadas para garantir um ambiente de aprendizado inclusivo e acolhedor. Optar por grupos diversos em termos de colaboração pode incentivar a troca de experiências culturais e linguísticas. Utilizar linguagem clara e direta em explicações e materiais didáticos garante que todos os alunos compreendam as instruções. Incentivar a empatia e o respeito durante a roda de debate pode ajudar a promover um ambiente de discussão respeitoso e acolhedor. As atividades práticas devem ser adaptáveis, permitindo que todos os alunos participem independentemente de seu nível de habilidade inicial.

  • Incentivo à formação de grupos diversos
  • Utilização de linguagem simples e clara
  • Promoção empática e respeitosa nos debates
  • Adaptação de atividades práticas para níveis variados

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