Jogo da Memória dos Sons

Desenvolvida por: Simone… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise linguística/semiótica (Ortografização)

A atividade 'Jogo da Memória dos Sons' é elaborada para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, com a finalidade de desenvolver habilidades de leitura e escrita através do reconhecimento de palavras formadas por sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV e CVV. A sala de aula se transformará em um divertido jogo da memória, onde os alunos formarão pares e, em rotatividade, tentarão encontrar cartões com palavras correspondentes. O objetivo não é apenas a associação correta, mas a discussão sobre os sons e as formas das sílabas, promovendo um entendimento mais profundo dos componentes linguísticos. Com essa dinâmica, os alunos também aprimoram suas competências sociais ao colaborar e interagir com os colegas. Além de enriquecer o vocabulário, a atividade integra a ortografia e fonética ao contexto social da sala de aula, incentivando o respeito às diferentes formas de contribuição de seus colegas. Esta prática atende as diretrizes da BNCC, conectando o aprendizado teórico à prática colaborativa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem do 'Jogo da Memória dos Sons' focam no reconhecimento e dominio das estruturas silábicas, vital para o entendimento da leitura e escrita. Através das interações sociais e a prática do jogo da memória, os alunos desenvolvem habilidades fonéticas, compreensão de padrões linguísticos e cooperação, fundamentais para seu progresso educacional e social. A atividade visa concretizar o aprendizado através da participação ativa e lúdica, promovendo o engajamento com os pares e a valorização da diversidade no ritmo de aprendizagem individual.

  • Reconhecer sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV em palavras.
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita através de práticas interativas.
  • Fomentar a cooperação e o respeito pelo aprendizado dos pares.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03LP02: Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade compreende a exploração das diferentes formatações silábicas que compõem as palavras da língua portuguesa. A atividade foca no ensino das sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV e CVV, através de práticas auditivas e visuais, ancorando o aprendizado na experiência direta com o idioma em uso. Esta abordagem integrada busca favorecer a compreensão dos alunos sobre como as sílabas se combinam para formar palavras, apoiando-se no jogo como método eficaz para memorizar e entender os padrões linguísticos. Importa também que os alunos reconheçam a importância das vogais em todas as sílabas, o que é fundamental para sua proficiência linguística e crescimento educacional.

  • Sílabas: CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV.
  • Estruturas e sons silábicos.
  • Ortografização das palavras.

Metodologia

A metodologia desta atividade se baseia na aprendizagem lúdica e interativa, essencial para o envolvimento dos alunos no processo educativo. Através do jogo da memória, os estudantes são motivados a participar ativamente, aproveitando a diversão para discutir e compreender palavras e sons das sílabas, cultivando assim seu conhecimento linguístico de forma natural e prazerosa. Este método promove não apenas a assimilação dos conteúdos previstos, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais, como a cooperação e o respeito pelas contribuições dos colegas. A atividade é projetada para garantir que todos os alunos possam interagir, discutir e aprender coletivamente, aproveitando os benefícios do trabalho em equipe e da aprendizagem colaborativa.

  • Aprendizagem lúdica e interativa.
  • Jogo da memória para prática das sílabas.
  • Discussão e cooperação entre alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma para o 'Jogo da Memória dos Sons' está planejado para ser executado em uma única aula de 60 minutos. Esta estrutura temporal é adequada para garantir que os alunos tenham tempo suficiente para se engajar totalmente na atividade, praticar e discutir os sons silábicos, além de refletir sobre a experiência. A pratica dos conceitos dentro deste tempo facilita a imersão dos alunos no aprendizado, ao mesmo tempo que dispõe de uma organização pontual para garantir o ritmo eficaz da aula. Embora a atividade principal seja interativa, o papel do professor em orientar o ritmo da aula, oferecendo suporte e feedback imediato, é crucial para o sucesso educacional da prática proposta.

  • Aula 1: Realização do jogo da memória em pares, discussão e reconhecimento das sílabas e palavras dentro do tempo previsto de 60 minutos.
  • Momento 1: Introdução e Regras do Jogo (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos o objetivo da atividade, destacando a importância de reconhecer sílabas e formar palavras. Apresente as regras do jogo da memória e como será a dinâmica dos pares. É importante que os alunos entendam as diferentes sílabas que serão trabalhadas (CV, V, CVC, etc.). Alinhe as expectativas e permita que façam perguntas para esclarecimento.

    Momento 2: Formação de Pares e Distribuição de Cartões (Estimativa: 5 minutos)
    Organize os alunos em pares de maneira rápida e eficiente. Distribua os cartões com as palavras para cada dupla. Explique como os cartões devem ser colocados virados para baixo em uma mesa ou no chão e como a movimentação entre os pares deverá ocorrer. Observe se todos os alunos entenderam a posição correta dos cartões.

    Momento 3: Jogo da Memória (Estimativa: 25 minutos)
    Cada par deverá virar dois cartões por vez, com o objetivo de encontrar palavras com sílabas correspondentes. Durante o jogo, observe as interações dos alunos e esteja atento para intervir em dúvidas ou dificuldades. Incentive discussões sobre as palavras e sons sílabicos, ajudando os alunos a refletirem sobre o que veem e ouvem. Avalie o progresso de reconhecimento de sílabas através de observação direta.

    Momento 4: Discussão e Reflexão (Estimativa: 10 minutos)
    Ao final do jogo, reúna os alunos em um círculo para discutir o que aprenderam. Permita que compartilhem suas descobertas e dificuldades. Faça perguntas que estimulem a reflexão sobre as estratégias usadas para encontrar os pares e sobre como entenderam as diferenças entre as sílabas. Utilize esse momento para dar feedback construtivo, destacando acertos e pontos a melhorar.

    Momento 5: Encerramento e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Finalize a atividade pedindo que cada aluno compartilhe algo novo que aprenderam ou algo que consideraram desafiador. Registre suas observações e forneça feedback individual quando possível. Reforce a importância das habilidades sociais desenvolvidas e incentive o uso do aprendizado em outras atividades diárias. br>
    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Caso algum aluno tenha dificuldade em vir os cartões de memória, disponibilize versões em maior tamanho ou com cores mais contrastantes para melhor visualização. Para alunos que precisem de suporte adicional, organize a atividade de forma que parceiros mais experientes auxiliem os mais desafiados, promovendo um ambiente de cooperação. Permita também a utilização de fones de áudio com um tutor gravado, se possível, que os alunos possam consultar para ouvir a pronúncia correta das sílabas e palavras. Acredite no potencial de cada aluno e reforce suas conquistas, por menores que sejam, estimulando sua autoconfiança e participação ativa.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Jogo da Memória dos Sons' oferece múltiplas metodologias para se adaptarem às diversas necessidades educativas dos alunos. Objetiva-se avaliar a capacidade dos alunos de reconhecer e articular sílabas corretamente, promovendo o uso de avaliação formativa durante a atividade. O professor poderá utilizar observações diretas, notas anotadas sobre o progresso dos alunos e participação ativa como critérios de avaliação. Outra abordagem é a utilização de registros de observação durante as interações dos pares para monitorar a compreensão dos alunos sobre as sílabas e colaboração. Adicionalmente, sessões de feedback ao final da atividade possibilitam o reforço dos pontos mais críticos do aprendizado, fornecendo aos alunos um entendimento claro sobre suas conquistas e áreas a melhorar. As adaptações são possíveis para alunos que possam necessitar de tempo adicional ou maneiras alternativas de demonstração de conhecimento, garantindo um ambiente de aprendizagem inclusivo e justo.

  • Observação direta e anotação do progresso dos alunos.
  • Registro de interações em pares para compreensão das sílabas.
  • Feedback construtivo pós-atividade para reforço e melhoria.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade 'Jogo da Memória dos Sons' são simples e de fácil acesso, promovendo a inclusão de todos os alunos no processo educativo. Utilizamos cartões com palavras formadas pelas sílabas almejadas para reconhecimento auditivo e visual. Também é importante o uso de um quadro ou flipchart para consolidar as descobertas dos alunos durante as discussões. Estes materiais físicos estimulam uma abordagem prática e tangível do aprendizado, facilitando que os alunos façam conexões diretas e cognitivas com os conteúdos apresentados. Todo o material deve ser acessível e promover um engajamento democrático entre os alunos, reforçando a acessibilidade e participação sem barreiras.

  • Cartões com palavras específicas.
  • Quadros ou flipcharts para anotações.
  • Espaço organizado para interação em pares.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos que o professor já enfrenta uma carga significativa de responsabilidades, mas as estratégias de inclusão são essenciais para garantir que todos os alunos tenham acesso equitativamente aos recursos e ao aprendizado. Ao planejar a atividade, propomos estratégias que não imponham custos elevados ou exijam longos períodos para implementação. Recomenda-se, por exemplo, a organização da sala de forma que permita circulação fácil e eficiente entre os alunos, garantindo que todos tenham igual acesso aos materiais. O uso de uma linguagem clara e inclusiva durante as explicações também é fundamental para a manutenção de um ambiente respeitoso e receptivo à diversidade. É importante, ainda, que o professor esteja atento às necessidades individuais, fornecendo suporte quando necessário e promovendo a participação ativa de todos os alunos durante a atividade.

  • Organização espacial para circulação e acesso fácil.
  • Linguagem clara e inclusiva nas explicações.
  • Atenção individual para suporte personalizado quando necessário.

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