Jogo das Palavras Misteriosas

Desenvolvida por: Aline … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Desenvolvimento Sensorial e Estímulo à Criatividade

A atividade 'Jogo das Palavras Misteriosas' foi especialmente criada para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, com foco no desenvolvimento de habilidades cognitivas, sensoriais e sociais. Os alunos, divididos em pequenos grupos, participarão de uma dinâmica onde cada integrante escolherá um objeto dentro de uma caixa misteriosa, que representará uma palavra-chave retirada de uma história ou texto previamente estudado. A interação com o objeto, feita exclusivamente através do tato, possibilitará que alunos exerçam a criatividade ao criar uma história onde a palavra representada deve aparecer. Este exercício visa, além de aprimorar a habilidade narrativa e a expressão verbal, promover o trabalho em equipe e fomentar o respeito à diversidade dos colegas. Alunos com deficiência visual serão considerados, com o uso de recursos táteis ou em Braille, assegurando que a atividade esteja totalmente acessível a todos. Já para alunos no espectro autista, adaptações e suporte leve serão oferecidos para favorecer a integração e a participação ativa. Em suma, a atividade integrará aspectos pedagógicos e sensoriais em um ambiente lúdico, estimulando o respeito às singularidades e às capacidades individuais dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito central da atividade é estimular a criatividade dos alunos, incentivando-os a desenvolver suas habilidades narrativas por meio de uma experiência sensorial única. Este plano de aula visa também promover o engajamento dos alunos em um ambiente colaborativo, onde o trabalho em equipe e o respeito às individualidades sejam fundamentais. Ao utilizar objetos táteis como ponto de partida para a construção de histórias, os alunos têm a oportunidade de exercitar simultaneamente suas capacidades motoras e cognitivas, promovendo a aprendizagem ativa e significativa, enquanto se familiarizam com diferentes formas de comunicação e expressão.

  • Estimular a criatividade e a habilidade narrativa dos alunos.
  • Promover o desenvolvimento sensorio-motor através do tato.
  • Incentivar o trabalho em equipe e cooperação entre os alunos.
  • Fomentar o respeito à diversidade e às necessidades especiais dos colegas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP13: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, textos orais e escritos de diferentes gêneros, ampliando o repertório discursivo e linguístico.
  • EF35LP12: Reler e revisar, com a ajuda do professor, texto de sua autoria, alterando informações ou ajustando aspectos linguísticos e discursivos, para que o texto atenda aos propósitos e ao destinatário.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade destaca-se por abordar habilidades essenciais do ensino fundamental, como leitura, interpretação e produção de texto, além de promover o enriquecimento do vocabulário e a compreensão linguística. Ao implementar uma abordagem sensorial, a atividade organiza-se em torno de temas que exploram a aprendizagem tátil e cooperativa. Os alunos serão expostos a materiais que refletem práticas teóricas em escrita e oralidade, tornando o aprendizado inclusivo e atraente. A dimensão sensorial da atividade promove um maior envolvimento dos alunos, permitindo que eles interajam com os elementos táteis de forma a solidificar suas compreensões literárias e melhor contribuir em suas narrativas pessoais.

  • Produção de textos narrativos a partir de estímulos táteis.
  • Exploração de vocabulário e estrutura narrativa.
  • Práticas inclusivas de participação e colaboração em grupo.
  • Desenvolvimento de habilidades interpessoais e respeitosas ao lidar com a diversidade.

Metodologia

A metodologia aplicada neste plano de aula integra abordagens tradicionais e inovadoras para engajar os alunos no aprendizado multissensorial. Na atividade 'Jogo das Palavras Misteriosas', a ênfase está na interação ativa dos alunos com materiais táteis como forma de desencadear a criatividade e a comunicação. A metodologia participativa, focada em dinâmicas de grupo, possibilita a interação entre pares, favorecendo a troca de ideias e o trabalho colaborativo. A instrução guiada pelo professor serve para orientar os alunos no cumprimento das tarefas, enquanto são fornecidas estratégias de apoio específicas para alunos com necessidades especiais, garantindo a todos a igual oportunidade de sucesso.

  • Uso de dinâmicas multissensoriais para estimular a criatividade.
  • Implementação de trabalho em grupo para fomentar cooperação e respeito mútuo.
  • Instrução guiada para suporte contínuo durante a atividade.
  • Ajustes e acomodações específicas para promover a inclusão de todos os alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi planejado de modo a facilitar o aprimoramento dos alunos em habilidades cognitivas e sociais de forma didática e lúdica. Concentra-se em uma aula única de 60 minutos, dentro da qual os alunos participarão de cada etapa do 'Jogo das Palavras Misteriosas'. Essa estrutura temporal permite uma manutenção do foco e engajamento dos alunos durante toda a atividade, minimizando perdas de atenção características desse grupo etário. A atividade promove interação, permitindo aos alunos explorar todas as fases do jogo: escolha do objeto, produção narrativa e apresentação, promovendo uma experiência completa a partir da aprendizagem ativa.

  • Aula 1: Exploração sensorial e narrativa lúdica com objetos misteriosos, englobando a escolha do objeto, desenvolvimento da história em grupo e apresentação das criações narrativas aos colegas.
  • Momento 1: Introdução à atividade e formação de grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Explique aos alunos a proposta da atividade 'Jogo das Palavras Misteriosas'. Destaque a importância de trabalhar em equipe e respeitar as ideias dos colegas. Divida a turma em pequenos grupos de 4-5 alunos e distribua as caixas misteriosas para cada grupo. Garanta que todos os alunos tenham acesso aos objetos táteis de forma equitativa.

    Momento 2: Exploração do objeto misterioso (Estimativa: 10 minutos)
    Instrua os alunos a explorarem os objetos dentro das caixas apenas com o tato. Permita que cada aluno do grupo escolha um objeto e pense em como ele poderia se relacionar com uma história. É importante que todos tenham a oportunidade de participar e manusear os objetos.

    Momento 3: Criação da história em grupo (Estimativa: 20 minutos)
    Peça aos grupos para desenvolverem uma história coletiva que inclua cada um dos objetos misteriosos. Incentive que cada aluno contribua com ideias e que eles anotem a estrutura básica da narrativa. Circule pelos grupos, oferecendo sugestões, estimulando ideias e assegurando que todos os alunos estejam engajados.

    Momento 4: Apresentação das histórias (Estimativa: 15 minutos)
    Cada grupo terá a oportunidade de apresentar sua história para a turma. Observe a participação de cada aluno, incentivando um ambiente de escuta respeitosa e feedback construtivo. Permita que os alunos façam perguntas e interações após cada apresentação.

    Momento 5: Autoavaliação e avaliação por pares (Estimativa: 5 minutos)
    Oriente os alunos a refletirem sobre o processo de criação, o trabalho em equipe e como poderiam melhorar. Sugira que ofereçam feedbacks simples e construtivos para seus colegas. Reforce a importância de reconhecer as contribuições positivas de todos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com deficiência visual, certifique-se de que os objetos táteis sejam claramente identificáveis pelo toque. Ofereça descrição verbal adicional se necessário e permita que eles conduzam o tato com cuidado para uma melhor exploração. Oriente os alunos a respeitarem o espaço pessoal desses colegas, dando-lhes tempo para sentir e processar as informações táteis. Para alunos no espectro autista, ofereça instruções claras e estruturadas, utilizando cartões visuais ou sinais se necessário. Esteja disponível para oferecer apoio direto caso eles apresentem dificuldades para iniciar ou seguir as atividades, garantindo que entendam sua função dentro do grupo e recebam feedbacks positivos e encorajadores durante todo o processo.

Avaliação

Por meio de uma avaliação diversificada e inclusiva, o processo avaliativo da atividade foi estruturado para atender às diferentes capacidades e necessidades dos alunos. A avaliação formativa é central, oferecendo feedback contínuo e construtivo ao longo da jornada de aprendizagem. Diversas opções de avaliação estão disponíveis: uma delas é a autoavaliação, onde os alunos refletem sobre suas próprias histórias e processos criativos. Isto encoraja a autorregulação e a consciência das próprias habilidades. Outra opção é a avaliação por pares, que fomenta a troca de percepções e ideias entre os alunos, desenvolvendo assim a crítica construtiva. Para professores, a observação direta durante as atividades fornece insights para um feedback detalhado e individual. Estas metodologias permitem adaptação a necessidades de cada aluno, reconhecendo e promovendo o progresso dos mesmos.

  • Autoavaliação: reflete sobre a história criada e a participação no grupo.
  • Avaliação por pares: oferece perspectiva e feedback recipróco entre alunos.
  • Observação direta: permite ao professor avaliar o engajamento e a cooperação dos alunos durante a atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos usados nesta atividade foram criteriosamente pensados para garantir não só a viabilidade da execução, como também a eficácia pedagógica e acessibilidade. Objetos táteis são os materiais principais, promovendo o estímulo sensorial. Materiais em Braille estão disponíveis para alunos com deficiência visual, possibilitando uma prática inclusiva que respeita suas necessidades sensoriais. Adicionalmente, reservas de itens ajustáveis para apoiar a atividade de forma segura e equitativa, assegurando um ambiente de aprendizagem acolhedor. Tudo isso, junto a um espaço físico cuidadosamente organizado, proporciona o sucesso da atividade no Além das questões de acessibilidade.

  • Objetos táteis diversos.
  • Caixas de papelão ou de outros materiais robustos para a contenção dos objetos.
  • Materiais em Braille e suporte tátil para alunos com deficiência visual.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que preparar uma aula inclusiva é um desafio adicional para o professor, mas vale ressaltar a importância desse esforço para promover um ambiente de aprendizado verdadeiramente acessível e enriquecedor para todos os alunos. Estratégias práticas que não demandam grandes custos ou tempo, como a adaptação de recursos táteis e materiais em Braille, são implementadas para garantir a participação de alunos com deficiência visual. É recomendado o uso de audiodescrição durante a escolha dos objetos. Para alunos dentro do espectro autista, o planejamento de rotinas claras e a oferta de suporte individualizado são fundamentais para facilitar suas interações sociais e adaptação ao ambiente escolar. Criar um espaço seguro e organizado facilita o envolvimento de todos os alunos, promovendo a diversidade e o aprendizado colaborativo.

  • Adaptação tátil e uso de Braille para alunos com deficiência visual.
  • Rotinas claras e suporte individualizado para alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
  • Modificações mínimas no ambiente físico para acomodar todos os alunos, assegurando um espaço seguro e inclusivo.

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