A atividade 'Jornal da Sala: Notícias Inventadas' tem como propósito transformar os alunos em jornalistas por um dia, promovendo habilidades de escrita, pesquisa e trabalho em equipe. Os alunos formarão grupos e definirão papéis, temas das notícias e responsabilidades individuais. Serão estimulados a pesquisar em diversas fontes para enriquecer suas histórias inventadas e a planejar suas reportagens considerando seu público-alvo e o formato de um jornal. Após a produção dos textos, as notícias serão apresentadas para a turma, incentivando o uso adequado da linguagem e a organização textual clara e coesa. Esta dinâmica não só reforça as habilidades narrativas e argumentativas mas também aprecia a criatividade dos alunos, permitindo-lhes explorar diferentes gêneros textuais.
Os objetivos de aprendizagem da atividade 'Jornal da Sala: Notícias Inventadas' são fundamentados na capacidade dos alunos de planejar e estruturar um texto de acordo com os critérios e necessidades de situações comunicativas específicas. Espera-se que, com a prática, os alunos desenvolvam maior habilidade na escolha do vocabulário apropriado, formatação e estilo de escrita adequado ao propósito comunicativo almejado. Além disso, a atividade visa aprimorar a habilidade de tradução das ideias em formato jornalístico, aliando criatividade e informações pesquisadas sempre que necessário.
O conteúdo programático para a atividade inclui aspectos fundamentais da linguagem e do gênero textual jornalístico. Os alunos serão guiados para entender as diferenças e características das diversas seções de um jornal e como estas se relacionam e se integram de maneira coesa e coerente. Também faremos um mergulho nas referências e nas fontes de pesquisa para que saibam como utilizá-las apropriadamente, respeitando os direitos autorais e as boas práticas de pesquisa.
A metodologia adotada englobará práticas colaborativas e autônomas de aprendizado. Os alunos serão divididos em grupos, estimulando o trabalho em equipe para planejar e executar suas reportagens. Círculos de discussão servirão para definir temas, e a mediação do professor orientará sobre o uso e funcionamento das ferramentas de pesquisa e escrita colaborativa. A construção das notícias será intercalada com sessões de feedback para que as produções possam ser revisadas e aprimoradas, promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico.
A atividade possui uma carga horária total de 1 hora, organizada de forma a otimizar o tempo para cada etapa do processo. Iniciaremos com a introdução e contextualização da atividade, seguida pela divisão em grupos e o planejamento inicial das notícias. Posteriormente, dedicaremos tempo para a pesquisa e escrita das reportagens. Na etapa final, cada grupo apresentará suas notícias para a discussão coletiva.
A avaliação dos alunos será feita de maneira formativa e processual, considerando tanto o produto final entregue quanto o envolvimento e progresso ao longo das etapas da atividade. Critérios como criatividade, estrutura do texto, clareza nas ideias e eficácia no uso da pesquisa serão levados em conta. Os alunos receberão feedback detalhado sobre a produção escrita e a participação no grupo. Exemplos de critérios incluem: a originalidade e atratividade da manchete, a coerência e coesão do corpo do texto e o uso adequado das fontes pesquisadas. Além disso, a habilidade dos alunos em colaborar dentro dos grupos e sua participação ativa durante as discussões também serão observadas como parte da avaliação.
Para a realização da atividade, serão utilizados materiais que proporcionem um ambiente favorável à pesquisa, escrita e apresentação das notícias. O uso de recursos digitais permitirá que os alunos acessem informações e ferramentas de edição de texto, enquanto recursos visuais e manuais enriquecerão o processo criativo.
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