Jornal da Sala: Notícias Inventadas

Desenvolvida por: Franci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Língua Portuguesa]
Temática: [Criação e Estrutura de Notícias]

A atividade 'Jornal da Sala: Notícias Inventadas' tem como propósito transformar os alunos em jornalistas por um dia, promovendo habilidades de escrita, pesquisa e trabalho em equipe. Os alunos formarão grupos e definirão papéis, temas das notícias e responsabilidades individuais. Serão estimulados a pesquisar em diversas fontes para enriquecer suas histórias inventadas e a planejar suas reportagens considerando seu público-alvo e o formato de um jornal. Após a produção dos textos, as notícias serão apresentadas para a turma, incentivando o uso adequado da linguagem e a organização textual clara e coesa. Esta dinâmica não só reforça as habilidades narrativas e argumentativas mas também aprecia a criatividade dos alunos, permitindo-lhes explorar diferentes gêneros textuais.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade 'Jornal da Sala: Notícias Inventadas' são fundamentados na capacidade dos alunos de planejar e estruturar um texto de acordo com os critérios e necessidades de situações comunicativas específicas. Espera-se que, com a prática, os alunos desenvolvam maior habilidade na escolha do vocabulário apropriado, formatação e estilo de escrita adequado ao propósito comunicativo almejado. Além disso, a atividade visa aprimorar a habilidade de tradução das ideias em formato jornalístico, aliando criatividade e informações pesquisadas sempre que necessário.

  • Desenvolver a habilidade de organização e expressão de ideias de forma coesa.
  • Estimular a capacidade de trabalho em grupo, com divisão de responsabilidades.
  • Promover a criatividade na concepção de notícias fictícias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para a atividade inclui aspectos fundamentais da linguagem e do gênero textual jornalístico. Os alunos serão guiados para entender as diferenças e características das diversas seções de um jornal e como estas se relacionam e se integram de maneira coesa e coerente. Também faremos um mergulho nas referências e nas fontes de pesquisa para que saibam como utilizá-las apropriadamente, respeitando os direitos autorais e as boas práticas de pesquisa.

  • Características textuais e de formatação de notícias.
  • Estrutura do jornal: manchete, subtítulo, corpo do texto.
  • Pesquisa e organização de dados.
  • Coesão e coerência textual.

Metodologia

A metodologia adotada englobará práticas colaborativas e autônomas de aprendizado. Os alunos serão divididos em grupos, estimulando o trabalho em equipe para planejar e executar suas reportagens. Círculos de discussão servirão para definir temas, e a mediação do professor orientará sobre o uso e funcionamento das ferramentas de pesquisa e escrita colaborativa. A construção das notícias será intercalada com sessões de feedback para que as produções possam ser revisadas e aprimoradas, promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico.

  • Atividades em grupo para discussão e definição de temas.
  • Sessões de pesquisa e planejamento guiadas.
  • Apresentação e feedback colaborativo das produções.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade possui uma carga horária total de 1 hora, organizada de forma a otimizar o tempo para cada etapa do processo. Iniciaremos com a introdução e contextualização da atividade, seguida pela divisão em grupos e o planejamento inicial das notícias. Posteriormente, dedicaremos tempo para a pesquisa e escrita das reportagens. Na etapa final, cada grupo apresentará suas notícias para a discussão coletiva.

  • Aula 1 da atividade: Introdução, divisão em grupos e planejamento (15 minutos).
  • Aula 1 da atividade: Pesquisa e escrita das notícias (30 minutos).
  • Aula 1 da atividade: Apresentação e discussão das produções (15 minutos).

Avaliação

A avaliação dos alunos será feita de maneira formativa e processual, considerando tanto o produto final entregue quanto o envolvimento e progresso ao longo das etapas da atividade. Critérios como criatividade, estrutura do texto, clareza nas ideias e eficácia no uso da pesquisa serão levados em conta. Os alunos receberão feedback detalhado sobre a produção escrita e a participação no grupo. Exemplos de critérios incluem: a originalidade e atratividade da manchete, a coerência e coesão do corpo do texto e o uso adequado das fontes pesquisadas. Além disso, a habilidade dos alunos em colaborar dentro dos grupos e sua participação ativa durante as discussões também serão observadas como parte da avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão utilizados materiais que proporcionem um ambiente favorável à pesquisa, escrita e apresentação das notícias. O uso de recursos digitais permitirá que os alunos acessem informações e ferramentas de edição de texto, enquanto recursos visuais e manuais enriquecerão o processo criativo.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet para pesquisas.
  • Folhas de papel e canetas para rascunhos.
  • Projetor ou quadro para apresentação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo