Jornalzinho da Turma

Desenvolvida por: Isis M… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita Colaborativa e Oralidade em Projetos

A atividade Jornalzinho da Turma tem como foco integrar leitura, escrita e oralidade em um projeto colaborativo onde os alunos são incentivados a participar ativamente em criar um jornal escolar. O objetivo é estimular a curiosidade e a interação, levando em conta temas do cotidiano escolar e familiar, o que permite uma aproximação prática às vivências dos alunos. Cada estudante é responsável por uma seção do jornal, como notícias, esportes, ou entretenimento, promovendo o senso de responsabilidade e autonomia. A atividade propõe discussões sobre os elementos de um bom artigo, através da leitura de exemplos e prática de escrita, onde os alunos desenvolverão narrativas próprias. O projeto culmina com a apresentação oral, onde cada grupo expõe sua produção, promovendo o desenvolvimento de habilidades de oralidade. Este exercício permite consolidar a capacidade de os alunos interpretarem e organizarem informações, trabalharem em grupo e se expressarem de forma clara e coerente.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam estimular as habilidades de interpretação de textos, organização e expressão de ideias de forma escrita e oral. Os alunos serão capazes de reconhecer a função social de diferentes tipos de textos, aplicando conhecimentos prévios de linguagem ao criar suas próprias narrativas. Através do trabalho em equipe, eles aprenderão a importância da colaboração, divisão de tarefas e respeito às contribuições dos colegas, enquanto desenvolvem habilidades de pesquisa e análise crítica, necessárias para a produção de conteúdos jornalísticos.

  • Reconhecer a função social de diferentes tipos de textos.
  • Desenvolver capacidades de interpretação e criação de textos.
  • Aprimorar habilidades de expressão oral e escrita.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange elementos essenciais de produção textual, considerando as variantes linguísticas, a estrutura de diferentes gêneros de textos jornalísticos e as práticas de oralidade envolvidas em apresentações públicas. É uma oportunidade de explorar a gramática e ortografia em contexto real de aplicação, permitindo que os alunos ganhem consciência sobre suas próprias práticas de escrita. Ao integrar a análise semiótica, os alunos podem interpretar significados a partir de elementos visuais nos textos e praticar a ordenação lógica das informações, competências fundamentais previstas na BNCC para o seu desenvolvimento.

  • Produção de textos jornalísticos.
  • Estruturação de gêneros textuais.
  • Práticas de oralidade e apresentação em público.
  • Uso correto da gramática e ortografia.

Metodologia

A metodologia adotada neste plano de aula é centrada na colaboração e participação ativa dos alunos. A proposta inclui discussões em grupo, leitura crítica de exemplos e prática ativa de escrita, onde os estudantes compartilham e recebem feedbacks. Assim, metodologias ativas como aprendizagem por projetos estão integradas, evidenciando o protagonismo dos alunos no processo de aprendizado. Atividades de leitura compartilhada e debates incentivam o pensamento crítico e a prática de oralidade em ambiente seguro e respeitoso. O professor atua como facilitador, guiando os alunos ao longo do processo de produção do jornal.

  • Discussões em grupo sobre modelos de textos.
  • Leitura crítica e debates.
  • Prática ativa de escrita e correção colaborativa.
  • Apresentação oral do produto final.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma foi planejado em quatro aulas de 40 minutos cada, onde cada uma foca em uma etapa do processo de produção do jornal. A primeira aula introduz conceitos básicos de jornalismo e planeja as seções de cada grupo. A segunda aula é dedicada à pesquisa e coleta de informações, enquanto a terceira enfoca a escrita, revisão e edição dos textos. A aula final é reservada para as apresentações orais, proporcionando um espaço para prática de comunicação e feedback construtivo. Este esquema permite que todos os alunos passem por um processo completo de descoberta, produção e comunicação.

  • Aula 1: Introdução ao jornalismo e divisão de seções.
  • Momento 1: Abertura e Introdução ao Jornalismo (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando os alunos e introduzindo o tema da atividade: Jornalzinho da Turma. Explique brevemente o que é jornalismo, destacando sua importância na sociedade como meio de comunicação e transmissão de informação. Utilize imagens de jornais impressos e digitais para ilustrar. Pergunte aos alunos o que já sabem sobre jornais e permita que compartilhem suas ideias.

    Momento 2: Discussão e Identificação de Seções de um Jornal (Estimativa: 15 minutos)
    Divida os alunos em pequenos grupos e distribua exemplares de jornais e revistas. Oriente os alunos a identificar diferentes seções, como notícias, esportes, entretenimento, etc. É importante que os alunos listem as seções descobertas. Passe pelos grupos, incentivando a colaboração e verificando se todos participam da atividade. Finalize o momento com um rápido debate sobre as seções encontradas por todos.

    Momento 3: Escolha de Seções e Trabalho Cooperativo (Estimativa: 10 minutos)
    Com o auxílio dos exemplos discutidos, conduza os alunos a escolherem as seções que farão parte do Jornalzinho da Turma. Cada grupo deve ser responsável por uma seção. Defina papéis dentro dos grupos para que cada membro tenha uma responsabilidade específica ligada à criação dos textos e pesquisa. Ofereça suporte e encorajamento aos grupos e observe a participação ativa de cada aluno.

    Momento 4: Fechamento e Apresentação das Seções Escolhidas (Estimativa: 5 minutos)
    Convide cada grupo para apresentar brevemente a seção do jornal pela qual são responsáveis e o que planejam abordar. Avalie o entusiasmo e a clareza com que expressam suas escolhas. Finalize relembrando a importância do projeto colaborativo e estimulando os alunos a trazer ideias criativas para as próximas etapas do jornal.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    É importante garantir que todos os alunos, mesmo sem condições ou deficiências específicas, se sintam incluídos e seguros para participar. Utilize recursos visuais e auditivos, como imagens e vídeos, para facilitar a compreensão. Dê atenção especial aos alunos mais tímidos, incentivando-os a se expressarem, talvez começando por tarefas mais simples dentro dos grupos. Organize a sala de forma que facilite a cooperação e que permita todos os alunos estarem visíveis e audíveis para seus colegas. Encoraje a troca de ideias e a aceitação das contribuições de todos, respeitando tempos diferentes de expressões individuais.

  • Aula 2: Pesquisa e coleta de informações.
  • Momento 1: Introdução à Pesquisa (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula relembrando os alunos sobre o objetivo do Jornalzinho da Turma. Explique a importância da pesquisa para a elaboração dos textos que comporão o jornal. Destaque como a coleta de informações precisas e interessantes pode melhorar a qualidade das produções. Permita que os alunos compartilhem o que já sabem sobre como pesquisar informações.

    Momento 2: Seleção de Temas e Fontes de Pesquisa (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os alunos a escolherem o tema específico a ser tratado em sua seção do jornal. Ajude-os a identificar possíveis fontes de informação, como entrevistas com colegas ou professores, livros, ou a internet. Divida os alunos em grupos de acordo com suas seções e permita que discutam entre si os possíveis caminhos de pesquisa. Ofereça sugestões e direcione aqueles que tenham dificuldades em chegar a um consenso sobre o tema.

    Momento 3: Coleta de Informações (Estimativa: 10 minutos)
    Dê tempo para que os grupos comecem a coletar informações sobre seus temas selecionados. Eles podem navegar em artigos online, ler livros e revistas disponíveis ou mesmo planejar perguntas para entrevistas. É importante que cada aluno participe ativamente da pesquisa. Circule pela sala, para responder a dúvidas e garantir que todos estejam engajados e colaborando em suas tarefas.

    Momento 4: Partilha de Descobertas (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula com um momento de partilha, onde cada grupo apresenta brevemente o que encontrou até agora. Avalie se as informações coletadas são relevantes e como podem ser enriquecidas. Sugira formas de organização das ideias e incentive os grupos a continuarem explorando suas questões fora da sala de aula. Elogie o trabalho em equipe e a determinação dos alunos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir que todos os alunos estejam incluídos e possam participar desta etapa da atividade, ofereça materiais de apoio em diferentes formatos, como vídeos ou audiolivros, para aqueles que possam encontrar dificuldades na leitura. Assegure que o ambiente seja propício para a cooperação, facilitando a movimentação dos alunos e promovendo o trabalho colaborativo. Incentive especialmente a participação dos mais tímidos ao designar a eles tarefas de pesquisa ou entrevista que se encaixem com seus interesses e habilidades. Use exemplos visuais e práticos para esclarecer dúvidas e certifique-se de que todos entendam as instruções antes de começar cada atividade.

  • Aula 3: Escrita, revisão, e edição dos textos.
  • Momento 1: Planejamento da Escrita (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula revisando com os alunos os temas e as informações coletadas nos momentos anteriores. Explique a importância de planejar a escrita antes de iniciar a redação. Oriente os alunos a criarem um esboço ou estrutura para seus textos, elencando as principais ideias e argumentos que desejam desenvolver. Certifique-se que cada grupo esteja claro sobre as responsabilidades de cada membro na produção do texto.

    Momento 2: Escrita Colaborativa (Estimativa: 15 minutos)
    Incentive os alunos a colocarem em prática o esboço desenvolvido e escreverem o primeiro rascunho da seção de jornal que estão responsáveis. Ressalte a importância da cooperação entre os membros do grupo, para que cada estudante contribua suas ideias e habilidades. Durante essa fase, circule pela sala oferecendo suporte, incentivando a divisão justa das tarefas entre os alunos e respondendo a dúvidas sobre ortografia e estrutura.

    Momento 3: Revisão e Edição (Estimativa: 10 minutos)
    Oriente os grupos a revisarem os textos produzidos, de forma a melhorar a compreensão e a correção gramatical. Estimule a troca de textos entre os grupos, para possibilitar a revisão por pares. Destaque a importância de fornecer feedback construtivo e de acatar sugestões dos colegas. Sirva de mediador em discussões sobre sugestões de melhorias, ajudando a identificar pontos fortes e áreas que precisam ser ajustadas.

    Momento 4: Compartilhamento e Fechamento (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula com um momento de compartilhamento, onde cada grupo apresenta brevemente as principais melhorias feitas nos textos. Incentive os alunos a refletirem sobre o que aprenderam durante o processo de escrita e revisão. Reforce a importância da colaboração e o crescimento coletivo adquirido durante a atividade.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    É essencial que todos os alunos possam participar de forma igualitária. Considere fornecer materiais com fontes em tamanho maior ou com linhas de apoio para ajudar alunos que possam ter dificuldades de leitura. Oferecer apoio visual com dicas de revisão em cartazes ou slides pode beneficiar a compreensão geral. Planeje atividades colaborativas que estimulem a participação de todos de maneira equilibrada. Para alunos mais tímidos, atribua-lhes tarefas que não sejam focadas na fala inicial, como liderar a parte de escrita ou gerenciamento do tempo, mas incentive seu engajamento gradual nas discussões em grupo.

  • Aula 4: Apresentação oral do jornal.
  • Momento 1: Preparação para a Apresentação (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula revisando com os alunos os textos que foram desenvolvidos nas aulas anteriores. É importante que os grupos definam a ordem de apresentação e alinhem como será a introdução de cada seção do jornal. Permita que os grupos façam uma rápida prática entre si, focando na clareza e coesão do discurso. Oriente os alunos quanto à postura durante a apresentação, o uso do tom de voz adequado e a necessidade de manter contato visual com a plateia. Observe se todos os alunos estão preparados e confiantes para apresentar.

    Momento 2: Apresentação das Seções do Jornal (Estimativa: 20 minutos)
    Convide os grupos a iniciarem as apresentações conforme a ordem definida anteriormente. Cada grupo deve apresentar sua seção do jornal, explicando brevemente o tema, as informações coletadas e a importância da seção. Permita que cada aluno do grupo participe oralmente, seja apresentando fatos, lendo trechos ou contextualizando a seção. Faça anotações sobre a clareza da apresentação, o domínio do conteúdo e o envolvimento dos alunos. Após cada apresentação, forneça um breve feedback positivo destacando pontos fortes.

    Momento 3: Discussão e Feedback Coletivo (Estimativa: 10 minutos)
    Ao término das apresentações, conduza uma discussão mais ampla com toda a turma. Encoraje os alunos a compartilharem o que aprenderam assistindo às apresentações dos colegas, e a expressarem suas opiniões sobre o jornal como um todo. Incentive a turma a fornecer feedback construtivo aos grupos, considerando aspectos como clareza, criatividade e relevância das informações apresentadas. Reforce a importância de respeitar as contribuições de cada aluno e estimule o reconhecimento dos esforços individuais e coletivos. Conclua a aula com um agradecimento à turma pelo empenho e cooperação.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere utilizar microfones ou amplificadores para alunos que possam ter dificuldades de projeção de voz. Forneça fichas de apoio com tópicos-chave ou imagens para ajudar os alunos que tenham dificuldades em memorização ou leitura. Certifique-se de que o ambiente seja acessível para todos, permitindo espaço suficiente para movimentação e visualização clara de cada grupo durante as apresentações. Incentive a participação de todos, oferecendo suporte extra para alunos mais tímidos, permitindo que eles liderem aspectos organizacionais ou visuais da apresentação se preferirem não falar em público inicialmente. Aceitar o uso de multimídias ou apresentações de slides como suporte pode ajudar a aliviar a ansiedade dos alunos durante a exposição oral.

Avaliação

A avaliação será diversificada, utilizando métodos que incluem autoavaliação e avaliação por pares para fomentar a autocrítica e o reconhecimento das contribuições dos colegas. Critérios para avaliação incluem a qualidade do texto produzido, clareza na apresentação oral e capacidade de colaboração em grupo. O professor fornecerá feedback formativo durante todas as etapas, incentivando o aprimoramento contínuo. Exemplos de aplicação incluem a construção de um checklist com os alunos para avaliar artigos jornalísticos ou realizar debates sobre os textos apresentados. O processo avaliativo também contemplará adaptações necessárias, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de participar e progredir conforme suas capacidades.

  • Autoavaliação do progresso pessoal.
  • Avaliação por pares e feedback formativo.
  • Checklist de critérios para artigos jornalísticos.
  • Debates para avaliação das apresentações.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados incluem materiais impressos, como jornais reais para análise, e ferramentas tecnológicas acessíveis, tais como computadores ou tablets para pesquisa e escrita dos artigos. Além disso, o uso de recursos audiovisuais, como vídeos de exemplos de telejornais, enriquece a compreensão dos alunos sobre diferentes formatos jornalísticos. Recursos interativos online podem facilitar a colaboração contínua entre os alunos fora do ambiente de aula, promovendo o uso ético e responsável das tecnologias.

  • Jornais e revistas para análise.
  • Computadores ou tablets para escrita e pesquisa.
  • Audiovisuais de telejornais para compreensão prática.
  • Plataformas online para colaboração e feedback.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos que os professores já lidam com uma carga considerável de responsabilidades, porém, enfatizamos a importância de estratégias inclusivas práticas que facilitem a participação de todos os alunos. As aulas podem incluir atividades multimodais, o que ajuda a atender diferentes estilos de aprendizagem sem necessitar de recursos caros. Estímulo à liderança de diferentes alunos em etapas variadas do projeto pode ajudar a gerir a dinâmica do grupo e garantir que alunos mais tímidos também participem. A comunicação entre família e escola também é vital, e o estabelecimento de canais claros para feedback e suporte deve ser prioridade, inclusive nas avaliações.

  • Incluir atividades multimodais para variedade de estilos de aprendizagem.
  • Estimular a liderança rotativa entre alunos para uma participação equilibrada.
  • Promover comunicação regular com famílias para suporte educativo.
  • Oferecer oportunidades para diferentes formas de expressão (escrita, oral).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

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