Jornalzinho do Bairro

Desenvolvida por: Prisci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Linguagens]
Temática: [Produção Textual e Função Social do Jornal]

Nesta atividade, intitulada 'Jornalzinho do Bairro', os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental se engajarão na criação de um jornal comunitário. O principal propósito desta aula é envolver os estudantes em um processo prático de coleta, interpretação e produção de informações, fortalecendo suas habilidades de comunicação escrita e oral. Os alunos, organizados em grupos, buscarão informações por meio de entrevistas com familiares e análise de textos selecionados pelo professor. Após coletarem as informações, dedicarão esforços para criar notícias, relatos e reportagens, compreendendo ao longo do processo a função social do jornal, através da organização do conteúdo, respeito ao público leitor e a percepção do impacto das informações veiculadas na comunidade.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal da atividade é permitir que os alunos desenvolvam uma compreensão prática do processo de produção e circulação de informações em suas comunidades. Este exercício não apenas aprimora suas habilidades linguísticas e de escrita mas também lhes dá uma apreciação da importância da mídia como meio de comunicação social. Através da investigação e da produção de conteúdo, os estudantes entram em contato com uma variedade de textos e fontes de informação, aprendendo a reconhecer a intenção de comunicação e seus potenciais leitores.

  • Entender a função social do jornal.
  • Desenvolver habilidades de escrita e comunicação oral.
  • Fomentar habilidades de pesquisa e investigação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade gira em torno do entendimento do jornal como meio de comunicação e a produção de textos jornalísticos. Esses elementos são essenciais para a formação de cidadãos críticos e bem informados. Através do exercício prático, os alunos terão a oportunidade de aplicar o conhecimento teórico de forma significativa, trabalhando textos e suas intenções comunicativas dentro de um contexto real e socialmente significativo.

  • Produção de notícias e reportagens.
  • Entrevistas e coleta de dados.
  • Reconhecimento de leitores e intenções comunicativas.

Metodologia

A metodologia adotada favorece uma aprendizagem ativa, onde os alunos têm a possível liberdade de investigar e criar. A divisão em grupos estimula a colaboração e a troca de ideias, enquanto a investigação e produção textual permitem o desenvolvimento de importantes competências comunicativas. O uso de entrevistas e fontes de dados diversas alarga o campo de conhecimento dos estudantes e reforça a importância do jornal na mediação de informações.

  • Aprendizagem ativa e colaborativa.
  • Investigação e coleta de informações.
  • Produção de textos jornalísticos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida durante uma aula de 60 minutos, oferecendo aos alunos a experiência de todo o processo de criação de um jornal em um curto espaço de tempo. Essa abordagem intensa visa manter os alunos focados e permite que percebam todo o fluxo de trabalho envolvido na produção de um jornal.

  • Aula 1: Introdução, coleta de informações e produção do jornal.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada na observação contínua do processo e nos produtos finais criados por eles. Critérios como participação, colaboração, capacidade de pesquisa e criatividade na produção dos textos serão levados em conta. Exemplos de avaliação incluem o grau de envolvimento de cada aluno nas etapas da atividade e a qualidade das notícias e reportagens produzidas, observando-se a coerência e pertinência com os temas propostos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será essencial a utilização de recursos diversos que oportunizem o contato dos alunos com informações e ferramentas de produção textual. Esses materiais e recursos visam facilitar o processo de aprendizagem e tornar a experiência mais rica e significativa.

  • Recursos de áudio para gravação de entrevistas.
  • Papéis e materiais de escrita.
  • Textos de referência selecionados pelo professor.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo