Esta atividade visa a conscientização dos alunos sobre a importância dos objetos de uso comum na escola, promovendo o respeito e a conservação desses bens. Através de uma metodologia ativa, que inclui a Roda de Debate e a Sala de Aula Invertida, os alunos serão conduzidos a refletir sobre o motivo pelo qual não devemos levar para casa os objetos de uso comum. A atividade envolve a pesquisa, a argumentação e a expressão da opinião pessoal de cada aluno por meio da criação de cartazes. Finalmente, a montagem de um mural coletivo com os cartazes criados proporcionará a oportunidade de compartilhar ideias e promover a reflexão em grupo sobre a temática.
O objetivo principal da atividade é desenvolver a capacidade dos alunos de argumentar com base em informações confiáveis e expressar suas opiniões de forma respeitosa e estruturada. Espera-se que os alunos compreendam a importância dos bens comuns e o impacto de suas ações na comunidade escolar. Além disso, busca-se estimular a habilidade de pesquisa e a criatividade ao elaborar os cartazes, assim como promover o respeito mútuo e a valorização das opiniões diversas.
A temática central da atividade aborda a cidadania, a responsabilidade compartilhada e o respeito aos objetos de uso comum, elementos essenciais para a formação de cidadãos conscientes e ativos em sua comunidade. Através da prática de argumentação, os alunos aprenderão a organizar suas ideias e expressá-las com clareza, respeitando a estrutura textual adequada para influenciar e conscientizar seus colegas e a comunidade escolar sobre a importância de cuidar dos bens comuns.
A atividade incorpora as metodologias ativas Roda de Debate e Sala de Aula Invertida. Na Roda de Debate, os alunos terão a oportunidade de discutir e trocar ideias sobre a importância dos objetos de uso comum, preparando-os para a criação dos cartazes. Já a Sala de Aula Invertida será aplicada ao solicitar que os alunos realizem pesquisas prévias sobre o tema. Essas metodologias visam fomentar o pensamento crítico, a autonomia e a colaboração entre os alunos.
A atividade será dividida em 3 aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, será feita uma introdução ao tema e a Roda de Debate. Na segunda, os alunos realizarão as pesquisas e começarão a elaborar seus cartazes. A terceira aula será dedicada à finalização dos cartazes e montagem do mural coletivo.
A avaliação será contínua e observará a participação e engajamento dos alunos em todas as etapas da atividade. Serão avaliados: a capacidade de argumentação, a criatividade e o esforço na elaboração dos cartazes, e a participação nas discussões. O feedback será dado individualmente e em grupo, valorizando os avanços e apontando possíveis melhorias. Será considerada a coerência dos argumentos, a estrutura textual, a originalidade e a apresentação visual do cartaz.
Os recursos necessários incluem materiais para a confecção dos cartazes, como cartolinas, canetas hidrográficas, lápis de cor e cola, além de acesso a computadores ou tablets para as pesquisas. O espaço físico deverá ser adequado tanto para a realização da Roda de Debate quanto para o trabalho individual.
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