Minha Opinião Importa: Cartaz de Boas Práticas

Desenvolvida por: Márcia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Cidadania e responsabilidade comum

Esta atividade visa a conscientização dos alunos sobre a importância dos objetos de uso comum na escola, promovendo o respeito e a conservação desses bens. Através de uma metodologia ativa, que inclui a Roda de Debate e a Sala de Aula Invertida, os alunos serão conduzidos a refletir sobre o motivo pelo qual não devemos levar para casa os objetos de uso comum. A atividade envolve a pesquisa, a argumentação e a expressão da opinião pessoal de cada aluno por meio da criação de cartazes. Finalmente, a montagem de um mural coletivo com os cartazes criados proporcionará a oportunidade de compartilhar ideias e promover a reflexão em grupo sobre a temática.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal da atividade é desenvolver a capacidade dos alunos de argumentar com base em informações confiáveis e expressar suas opiniões de forma respeitosa e estruturada. Espera-se que os alunos compreendam a importância dos bens comuns e o impacto de suas ações na comunidade escolar. Além disso, busca-se estimular a habilidade de pesquisa e a criatividade ao elaborar os cartazes, assim como promover o respeito mútuo e a valorização das opiniões diversas.

  • Desenvolver habilidades de argumentação e expressão de opiniões.
  • Compreender a importância dos bens comuns na comunidade escolar.
  • Estimular a criatividade na elaboração de cartazes.
  • Promover o respeito e a valorização das diferentes opiniões.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP09: Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
  • EF35LP15: Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade, utilizando registro formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • EF35LP25: Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.

Conteúdo Programático

A temática central da atividade aborda a cidadania, a responsabilidade compartilhada e o respeito aos objetos de uso comum, elementos essenciais para a formação de cidadãos conscientes e ativos em sua comunidade. Através da prática de argumentação, os alunos aprenderão a organizar suas ideias e expressá-las com clareza, respeitando a estrutura textual adequada para influenciar e conscientizar seus colegas e a comunidade escolar sobre a importância de cuidar dos bens comuns.

  • Importância dos bens comuns na escola.
  • Estrutura e expressão da argumentação.
  • Criação de material visual expressivo (cartazes).

Metodologia

A atividade incorpora as metodologias ativas Roda de Debate e Sala de Aula Invertida. Na Roda de Debate, os alunos terão a oportunidade de discutir e trocar ideias sobre a importância dos objetos de uso comum, preparando-os para a criação dos cartazes. Já a Sala de Aula Invertida será aplicada ao solicitar que os alunos realizem pesquisas prévias sobre o tema. Essas metodologias visam fomentar o pensamento crítico, a autonomia e a colaboração entre os alunos.

  • Roda de Debate sobre a importância dos bens comuns.
  • Pesquisa e preparação individual sobre o tema (Sala de Aula Invertida).
  • Criação de cartazes com mensagens argumentativas.
  • Montagem de um mural coletivo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em 3 aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, será feita uma introdução ao tema e a Roda de Debate. Na segunda, os alunos realizarão as pesquisas e começarão a elaborar seus cartazes. A terceira aula será dedicada à finalização dos cartazes e montagem do mural coletivo.

  • Aula 1: Introdução e Roda de Debate (40 minutos)
  • Aula 2: Pesquisa e início da criação dos cartazes (40 minutos)
  • Aula 3: Finalização dos cartazes e montagem do mural coletivo (40 minutos)

Avaliação

A avaliação será contínua e observará a participação e engajamento dos alunos em todas as etapas da atividade. Serão avaliados: a capacidade de argumentação, a criatividade e o esforço na elaboração dos cartazes, e a participação nas discussões. O feedback será dado individualmente e em grupo, valorizando os avanços e apontando possíveis melhorias. Será considerada a coerência dos argumentos, a estrutura textual, a originalidade e a apresentação visual do cartaz.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem materiais para a confecção dos cartazes, como cartolinas, canetas hidrográficas, lápis de cor e cola, além de acesso a computadores ou tablets para as pesquisas. O espaço físico deverá ser adequado tanto para a realização da Roda de Debate quanto para o trabalho individual.

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