Esta atividade pedagógica foi elaborada para introduzir alunos do 3º ano do Ensino Fundamental ao conceito de autobiografia de maneira prática e interativa, utilizando a metodologia ativa de Sala de Aula Invertida. A atividade começará com a tarefa de casa de assistir a um vídeo curto sobre o tema autobiografia, que inclui definições e exemplos famosos. Em seguida, em sala de aula, os estudantes serão incentivados a refletir sobre suas próprias experiências de vida e começar a escrever suas autobiografias, estruturadas em capítulos que representam fases distintas: infância, aprendizados e sonhos para o futuro. A abordagem permite que os alunos inicialmente compartilhem suas ideias em grupos pequenos, promovendo um ambiente de suporte e troca, antes de focar na escrita individual de suas histórias. Para tornar suas narrativas mais vívidas, os alunos serão encorajados a ilustrar cada capítulo de suas autobiografias com imagens ou desenhos, agregando um elemento visual à expressão de suas experiências pessoais.
O objetivo desta atividade é desenvolver as habilidades de expressão escrita e leitura crítica dos alunos, ao mesmo tempo em que se promove a autoconsciência e a reflexão pessoal. Através da escrita de uma autobiografia, espera-se que os estudantes consigam identificar e articular eventos significativos em suas vidas, reconhecendo a própria evolução e aprendizados ao longo do tempo. Além disso, ao compartilhar suas histórias com os colegas, os alunos poderão desenvolver habilidades socioemocionais, como empatia e respeito pela diversidade de experiências e perspectivas. A atividade também visa a introdução e o aprofundamento do conhecimento acerca de gêneros textuais, em particular a autobiografia, fomentando o gosto pela leitura e pela escrita criativa.
Este plano de aula abarca o estudo da autobiografia, um gênero literário que permite ao indivíduo narrar a própria vida, destacando experiências, aprendizados e sonhos. A atividade oferece uma oportunidade para os alunos explorarem este gênero através da prática, iniciando pelo reconhecimento de suas estruturas em exemplares famosos até a produção de suas próprias versões. Além de trabalhar aspectos da escrita e leitura, a atividade estimula os alunos a refletirem sobre seus percursos de vida, promovendo a autoanálise e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Ao integrar o visual à narrativa, a atividade ainda explora outras formas de expressão, incentivando a criatividade e a personalização de suas autobiografias.
A atividade será conduzida seguindo a metodologia ativa de Sala de Aula Invertida, onde a introdução ao conteúdo ocorre previamente em casa, por meio do vídeo sobre autobiografia. Em sala de aula, o professor fará uma breve revisão do conteúdo do vídeo para assegurar a compreensão de todos e, depois, organizará os alunos em pequenos grupos para discutirem suas primeiras ideias sobre suas autobiografias. Essa etapa facilita a troca de experiências e o suporte mútuo entre os alunos. Posteriormente, cada estudante trabalhará individualmente na escrita de sua autobiografia, com momentos de escrita compartilhada para feedbacks construtivos. A utilização de imagens ou desenhos como suporte visual enriquecerá a narrativa, permitindo que os alunos explorem diversas formas de expressão.
O projeto será distribuído em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, após uma revisão do conceito de autobiografia e discussão inicial em grupo, os alunos começarão a esboçar as ideias para suas autobiografias. Na segunda aula, eles avançarão para a escrita individual dos textos, dedicando atenção à ilustração dos capítulos e à revisão final de seus trabalhos.
A avaliação desta atividade será baseada na participação dos alunos durante as discussões em grupo e na qualidade e criatividade das autobiografias produzidas. Elementos como clareza, organização textual, habilidade em expressar ideias pessoais e a utilização criativa de ilustrações para complementar a narrativa serão considerados. Feedbacks construtivos serão dados aos alunos para incentivar a reflexão e o aprendizado contínuo. A avaliação deve ser vista como uma oportunidade de crescimento e deve ser alinhada com os objetivos de aprendizagem da atividade, focando mais no processo de aprendizagem do aluno do que na produto final.
Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos como videos educativos online sobre autobiografia, materiais de escrita (papel, lápis, borracha), e materiais para ilustração (lápis de cor, canetinhas, cola, tesoura, revistas para recorte, etc.). O acesso à internet na sala de aula também será necessário para a revisão inicial do vídeo educativo, caso algum aluno não tenha conseguido assistir em casa. Além disso, o professor pode preparar uma lista de autobiografias famosas para inspiração e exemplo para os alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula