Montando Nossa Revista

Desenvolvida por: Ceso C… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção textual e multimodalidade

Neste projeto, denominado 'Montando Nossa Revista', os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar e compreender a diversidade e a função social dos textos, por meio da criação de uma revista escolar. A atividade se inicia com uma discussão em sala sobre os diferentes tipos de textos (informativos, publicitários, educacionais, narrativos, etc.) e suas funções na sociedade. Em seguida, cada aluno escolherá um papel dentro da equipe de redação da revista, podendo ser escritor, editor ou designer, e será responsável por produzir um texto que se alinhe com a seção específica escolhida, adequando-o à audiência alvo e considerando aspectos como layout e função social. Posteriormente, formar-se-ão grupos para a composição e organização dos textos coletados, pensando em como cada contribuição se encaixa no objetivo geral da revista. O ponto alto do projeto será a 'publicação' desta revista, que será seguida de uma apresentação para a turma e uma discussão reflexiva sobre o processo de criação, colaboração e aprendizados adquiridos, enfatizando o papel ativo dos estudantes como produtores de texto e não meros espectadores.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade 'Montando Nossa Revista' visa proporcionar aos alunos uma compreensão prática sobre as diferentes funções sociais dos textos, bem como o processo de produção editorial em um contexto real. Através desta experiência, espera-se que os estudantes sejam capazes de reconhecer e aplicar as características dos diversos gêneros textuais, compreender a importância do planejamento textual em função de sua finalidade e público-alvo, além de desenvolver habilidades de colaboração, criatividade e responsabilidade durante a produção coletiva. Assim, este projeto abrange tanto o aspecto teórico da funcionalidade linguística quanto o prático, envolvendo os alunos de maneira ativa em seu aprendizado.

  • Reconhecer a diversidade e função social dos textos.
  • Desenvolver textos adequados para diferentes seções de uma revista.
  • Colaborar com os colegas no planejamento, redação e design da revista.
  • Refletir sobre o processo de produção textual e colaborativo.
  • Aplicar habilidades de leitura e escrita de forma criativa e significativa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange os conceitos de gêneros textuais, funções dos textos e o processo editorial, abordando especificamente características de textos informativos, publicitários, educacionais, entre outros. Além disso, será discutida a importância do layout e design na composição textual, visando uma maior compreensão da relação entre forma e conteúdo, bem como a influência do público-alvo na produção de uma revista.

  • Diferentes gêneros textuais e suas funções sociais.
  • Processo editorial de uma revista.
  • Layout e design na composição textual.
  • Publíco-alvo e planejamento de conteúdo.
  • Produção textual colaborativa.

Metodologia

Na metodologia 'Mão-na-massa', os alunos serão protagonistas de sua aprendizagem, participando ativamente da criação da revista. Inicialmente, a discussão sobre os gêneros textuais e funções sociais proporcionará a base teórica necessária. Posteriormente, na designação de papéis (escritor, editor, designer), cada aluno contribuirá com suas habilidades específicas. A fase de grupos para montagem da revista estimulará a colaboração e a troca de ideias, culminando na publicação e apresentação do trabalho final. O processo de revisão e reflexão sobre o projeto realizado promoverá a análise crítica e a valorização da experiência coletiva.

  • Discussão guiada sobre gêneros textuais e suas funções.
  • Seleção de papéis na equipe de produção da revista.
  • Produção individual de textos para a revista.
  • Trabalho em grupo para design e organização da revista.
  • Apresentação da revista produzida e reflexão sobre o processo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Montando Nossa Revista' será realizada em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, ocorrerá a introdução ao projeto, discussão sobre gêneros textuais e a atribuição de papéis. Os alunos começarão a produção dos textos. Na segunda aula, os alunos finalizarão a produção dos textos, os grupos montarão a revista, e haverá a apresentação para a turma.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, discussão sobre textos e papéis.
  • Aula 2: Finalização dos textos, montagem da revista, apresentação.

Avaliação

A avaliação será contínua, focando não somente no produto final, mas também no processo de aprendizagem e colaboração. Observar-se-á a participação ativa dos estudantes, a adequação dos textos às suas respectivas seções e finalidades, bem como a qualidade e criatividade do layout da revista. Será valorizada a reflexão individual e coletiva sobre o processo de produção, proporcionando um momento de autoavaliação e feedback entre os pares.

Materiais e ferramentas:

Para a execução dessa atividade serão utilizados recursos como materiais para escrita (papel, lápis, borracha), computadores com programas de edição de texto e imagem, se disponíveis, e materiais de arte para o design da revista, promovendo um ambiente estimulante e criativo.

  • Materiais para escrita (papel, lápis, borracha).
  • Computadores com programas de edição de texto e imagem.
  • Materiais de arte para o design da revista.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo