O Diário da Boa Convivência

Desenvolvida por: Elma R… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Temática: Convivência Escolar

O Diário da Boa Convivência é uma atividade prática destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Durante uma semana, em pequenos grupos, os estudantes observarão e registrarão no diário atitudes positivas e comportamentos que exemplifiquem uma convivência harmoniosa entre os colegas, seja em momentos de aula ou nos intervalos. Incluirão em seu diário não somente textos, mas também desenhos e colagens que representem as experiências positivas observadas. Esta atividade promove a prática da observação atenta e empática, incentivando a escrita colaborativa entre os alunos. Além de fomentar o senso crítico e a capacidade de reconhecer e valorizar atitudes construtivas no ambiente escolar, esta prática busca cultivar e destacar a importância dos valores de respeito, amizade, solidariedade e empatia para um convívio saudável e produtivo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade pedagógica é promover um ambiente escolar mais harmonioso e colaborativo, reconhecendo e valorizando comportamentos positivos entre os alunos. Através da observação e registro das atitudes construtivas de seus colegas, os estudantes poderão refletir sobre a importância dos valores de respeito mútuo, solidariedade e empatia no contexto escolar. Esta atividade visa também desenvolver habilidades de escrita criativa, colaborativa e de expressão artística, como desenho e colagem, além de estimular a capacidade de debate e de apresentação em público.

  • Promover a reflexão sobre a importância da boa convivência escolar
  • Desenvolver a prática da observação e registro de comportamentos positivos
  • Estimular a escrita criativa e colaborativa entre os estudantes
  • Valorizar expressões artísticas como meios de registro e reflexão
  • Fomentar habilidades de comunicação e debate

Conteúdo Programático

No âmbito do Conteúdo Programático, a atividade engloba aspectos relacionados à convivência escolar, ética, respeito mútuo e empatia. Envolve práticas de escrita, leitura, interpretação textual, expressões artísticas e comunicação, elementos fundamentais para o desenvolvimento integral dos alunos conforme proposto pela BNCC. Ao trabalhar esses conteúdos através de uma abordagem prática e colaborativa, os estudantes têm a oportunidade de aplicar em contexto real os valores e habilidades aprendidas, promovendo assim uma aprendizagem significativa.

  • Valores éticos e convivência escolar
  • Práticas de observação e registro
  • Expressão escrita e artística
  • Habilidades comunicativas e de apresentação em público

Metodologia

A metodologia da atividade combina Aprendizagem Baseada em Jogos com uma Roda de Debate, incentivando a participação ativa e criativa dos alunos. A partir da observação diária e do registro no 'Diário da Boa Convivência', os estudantes se envolverão em jogos que estimulam a reflexão e a discussão sobre a importância dos comportamentos observados. Ao término da semana, a prática culmina em uma Roda de Debate, onde cada grupo apresentará seu diário, compartilhando as experiências e destacando as atitudes que contribuem para uma convivência positiva.

  • Observação dirigida de comportamentos positivos
  • Registro colaborativo no diário
  • Utilização de jogos para reflexão sobre convivência
  • Roda de Debate para apresentação e discussão dos diários

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de uma semana, dividida em três encontros de 40 minutos. No primeiro encontro, serão introduzidos os objetivos e a metodologia da atividade. No decorrer da semana, os alunos observarão e registrarão os comportamentos positivos. No último encontro, ocorrerá a Roda de Debate para a apresentação dos diários.

  • Aula 1: Introdução à atividade e formação dos grupos
  • Aula 2: Observação e registro de comportamentos positivos
  • Aula 3: Roda de Debate e apresentação dos diários

Avaliação

A avaliação será processual e holística, levando em consideração a participação individual e coletiva ao longo de toda a atividade. Será valorizada a qualidade dos registros realizados no diário, a profundidade da reflexão sobre os comportamentos observados, assim como a criatividade e o envolvimento na criação dos registros artísticos. A apresentação do diário e a participação na Roda de Debate serão também critérios importantes, avaliando-se a clareza, coesão e capacidade de argumentação dos alunos. Exemplos práticos e observações durante a atividade ajudarão a fornecer feedback construtivo e personalizado.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários materiais para a confecção dos diários, tais como cadernos ou folhas avulsas, canetas, lápis de cor, revistas para recortes, cola e tesouras. Ademais, será útil dispor de um espaço adequado para a execução dos jogos e a realização da Roda de Debate, permitindo a interação e a participação ativa de todos os estudantes.

  • Cadernos ou folhas de papel
  • Canetas e lápis de cor
  • Revistas para recortes
  • Cola e tesouras
  • Espaço para jogos e Roda de Debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo