O Diário da Boa Convivência é uma atividade prática destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Durante uma semana, em pequenos grupos, os estudantes observarão e registrarão no diário atitudes positivas e comportamentos que exemplifiquem uma convivência harmoniosa entre os colegas, seja em momentos de aula ou nos intervalos. Incluirão em seu diário não somente textos, mas também desenhos e colagens que representem as experiências positivas observadas. Esta atividade promove a prática da observação atenta e empática, incentivando a escrita colaborativa entre os alunos. Além de fomentar o senso crítico e a capacidade de reconhecer e valorizar atitudes construtivas no ambiente escolar, esta prática busca cultivar e destacar a importância dos valores de respeito, amizade, solidariedade e empatia para um convívio saudável e produtivo.
O objetivo desta atividade pedagógica é promover um ambiente escolar mais harmonioso e colaborativo, reconhecendo e valorizando comportamentos positivos entre os alunos. Através da observação e registro das atitudes construtivas de seus colegas, os estudantes poderão refletir sobre a importância dos valores de respeito mútuo, solidariedade e empatia no contexto escolar. Esta atividade visa também desenvolver habilidades de escrita criativa, colaborativa e de expressão artística, como desenho e colagem, além de estimular a capacidade de debate e de apresentação em público.
No âmbito do Conteúdo Programático, a atividade engloba aspectos relacionados à convivência escolar, ética, respeito mútuo e empatia. Envolve práticas de escrita, leitura, interpretação textual, expressões artísticas e comunicação, elementos fundamentais para o desenvolvimento integral dos alunos conforme proposto pela BNCC. Ao trabalhar esses conteúdos através de uma abordagem prática e colaborativa, os estudantes têm a oportunidade de aplicar em contexto real os valores e habilidades aprendidas, promovendo assim uma aprendizagem significativa.
A metodologia da atividade combina Aprendizagem Baseada em Jogos com uma Roda de Debate, incentivando a participação ativa e criativa dos alunos. A partir da observação diária e do registro no 'Diário da Boa Convivência', os estudantes se envolverão em jogos que estimulam a reflexão e a discussão sobre a importância dos comportamentos observados. Ao término da semana, a prática culmina em uma Roda de Debate, onde cada grupo apresentará seu diário, compartilhando as experiências e destacando as atitudes que contribuem para uma convivência positiva.
A atividade será desenvolvida ao longo de uma semana, dividida em três encontros de 40 minutos. No primeiro encontro, serão introduzidos os objetivos e a metodologia da atividade. No decorrer da semana, os alunos observarão e registrarão os comportamentos positivos. No último encontro, ocorrerá a Roda de Debate para a apresentação dos diários.
A avaliação será processual e holística, levando em consideração a participação individual e coletiva ao longo de toda a atividade. Será valorizada a qualidade dos registros realizados no diário, a profundidade da reflexão sobre os comportamentos observados, assim como a criatividade e o envolvimento na criação dos registros artísticos. A apresentação do diário e a participação na Roda de Debate serão também critérios importantes, avaliando-se a clareza, coesão e capacidade de argumentação dos alunos. Exemplos práticos e observações durante a atividade ajudarão a fornecer feedback construtivo e personalizado.
Para a realização da atividade, serão necessários materiais para a confecção dos diários, tais como cadernos ou folhas avulsas, canetas, lápis de cor, revistas para recortes, cola e tesouras. Ademais, será útil dispor de um espaço adequado para a execução dos jogos e a realização da Roda de Debate, permitindo a interação e a participação ativa de todos os estudantes.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula