O Jardim das Histórias Inventadas

Desenvolvida por: Alessa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criação de Textos Narrativos

A atividade 'O Jardim das Histórias Inventadas' é destinada a alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de promover a criatividade, a leitura e a escrita por meio da composição de narrativas originais. Após a exploração de diferentes textos narrativos, os estudantes serão introduzidos a um universo onde sua imaginação é o limite. Iniciaremos com um brainstorming coletivo, onde cada criança contribuirá com ideias para personagens, cenários e enredos. Os alunos serão orientados a utilizar as técnicas de planejamento textual discutidas em sala, como definir o objetivo da história, o público-alvo, o meio de circulação e o suporte. Trabalhando em grupos, eles irão conceber uma história, que pode ser inspirada nas narrativas lidas ou completamente original. Cada grupo ficará responsável por elaborar um livro ilustrado, incentivando a colaboração e distribuição de tarefas de acordo com as habilidades individuais. A atividade culminará com a criação de livros ilustrados que serão apresentados à turma, celebrando a imaginação e o trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

Este projeto visa fomentar a criatividade e o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos. Pretende-se que, ao final, os estudantes sejam capazes de compreender e aplicar as estruturas de textos narrativos em suas criações, reconhecer a importância da construção de personagens, cenários e tramas coesas e interessantes. Deseja-se também que desenvolvam habilidades colaborativas, trabalhando em grupo para produzir um resultado comum. A autonomia dos alunos será encorajada na pesquisa e no planejamento de suas histórias, bem como na ilustração e construção do livro, promovendo a integração de diferentes áreas do conhecimento.

  • Desenvolver a capacidade de leitura e interpretação de textos narrativos.
  • Estimular a criatividade na criação de histórias originais.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Aprofundar o conhecimento sobre estruturas narrativas e elementos da narrativa.
  • Praticar a escrita criativa e a construção textual.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF15LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange desde o estudo dos elementos da narrativa e estruturas textuais até a criação e desenvolvimento de histórias originais. Os alunos serão introduzidos ao conceito de gêneros narrativos, explorando diversos exemplos para entender as características e funções destes textos. Serão estimulados a analisar contos e crônicas, identificando personagens, enredos, cenários e temas. Haverá um enfoque especial no planejamento textual, destacando a importância de estabelecer objetivos claros, definir o público-alvo e escolher o suporte adequado para a circulação de suas histórias.

  • Elementos da narrativa: personagens, enredo, cenário.
  • Estrutura de textos narrativos: introdução, desenvolvimento, clímax e desfecho.
  • Gêneros narrativos: contos, fábulas, crônicas.
  • Planejamento textual: objetivo, público-alvo, suporte.
  • Técnicas de ilustração e design de livros.

Metodologia

A metodologia da atividade 'O Jardim das Histórias Inventadas' baseia-se na Aprendizagem Baseada em Projetos, incentivando os alunos a se engajarem ativamente no processo de aprendizado ao planejar, desenvolver e apresentar projetos criativos. A partir da leitura e análise de textos narrativos, os alunos serão guiados na criação de suas próprias histórias, explorando suas habilidades de escrita, desenho e colaboração em grupo. Discussões em sala de aula serão voltadas para o planejamento da narrativa, com ênfase na estrutura, personagens, cenário e tema. Os alunos serão encorajados a revisar e iterar suas histórias, com feedback dos colegas e do professor.

  • Brainstorming coletivo para geração de ideias.
  • Leitura e análise de textos narrativos em grupo.
  • Oficinas de escrita criativa e desenho.
  • Sessões de planejamento e revisão em grupo.
  • Apresentação dos livros ilustrados à turma.

Aulas e Sequências Didáticas

O projeto 'O Jardim das Histórias Inventadas' está previsto para ser realizado ao longo de 20 horas, divididas em 24 aulas de 50 minutos cada. O cronograma contempla as fases de imersão, planejamento, execução e apresentação, permitindo um progresso suave e efetivo ao longo do projeto.

  • Aulas 1-3: Introdução ao projeto e leitura de textos narrativos.
  • Aulas 4-6: Discussão sobre elementos da narrativa e brainstorming de ideias.
  • Aulas 7-9: Planejamento dos projetos de grupo e início da escrita.
  • Aulas 10-15: Desenvolvimento das histórias e início das ilustrações.
  • Aulas 16-19: Revisão das histórias e finalização das ilustrações.
  • Aulas 20-24: Preparação e apresentação dos livros ilustrados.

Avaliação

A avaliação do projeto 'O Jardim das Histórias Inventadas' será processual e formativa, considerando a participação dos alunos em todas as etapas do projeto, desde a geração de ideias até a apresentação final. Será avaliada a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, a criatividade e originalidade das histórias, o uso adequado dos elementos narrativos, a qualidade da escrita, o esforço aplicado na ilustração e a apresentação do livro. Feedbacks construtivos serão fornecidos ao longo do projeto para guiar os alunos na melhoria de suas obras. A avaliação final se concentrará na integração e aplicação das habilidades desenvolvidas, bem como na apresentação e orgulho da obra completa.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade 'O Jardim das Histórias Inventadas', diversos materiais e recursos serão necessários. Isso inclui uma seleção variada de textos narrativos para leitura e análise, materiais de arte para as sessões de ilustração, como papel, lápis, canetas, giz de cera e tintas, além de recursos digitais para pesquisa e inspiração. Também serão utilizados ambientes adequados para a realização das atividades em grupo, proporcionando um espaço criativo e colaborativo para os alunos.

  • Seleção de contos, fábulas e crônicas.
  • Materiais para desenho e pintura.
  • Acesso a recursos digitais para pesquisa.
  • Espaços adequados para trabalho em grupo e apresentações.
  • Ferramentas para encadernação de livros.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo