O Jogo do Escritor

Desenvolvida por: Joyce … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita Criativa

O Jogo do Escritor é um dinâmica interativa que visa estimular a escrita colaborativa entre os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. A atividade se inicia com cada estudante escrevendo uma história por um período de cinco minutos. Após esse tempo, os escritos são passados ao colega ao lado, que deve continuar a narrativa por mais cinco minutos. Este processo é repetido sucessivamente até que a história volte ao seu autor original. Além de promover a coesão textual e a criatividade coletiva, esta atividade tem por objetivo desenvolver habilidades de escrita, ampliar a imaginação dos alunos, e incentivar a colaboração e o respeito pelas ideias dos outros. Em um ambiente lúdico de aprendizado, os alunos terão a oportunidade de explorar diferentes estilos de escrita, ao mesmo tempo em que aprendem a construir narrativas coesas e coerentes em conjunto.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é fomentar o pensamento criativo e a cooperação através da escrita colaborativa. Além disso, busca-se desenvolver habilidades linguísticas importantes, como coesão e coerência textual, além de estimular a imaginação e a capacidade de dar continuidade a uma ideia de maneira fluida e organizada. É também uma oportunidade para os alunos praticarem a escrita de maneira divertida, compreendendo a importância do respeito pelas ideias dos colegas e aprendendo a valorizar a escrita e leitura como ferramentas fundamentais para a comunicação e para o desenvolvimento pessoal e acadêmico.

  • Estimular a escrita colaborativa e criativa.
  • Desenvolver a capacidade de construir narrativas coesas e coerentes.
  • Promover a imaginação e a continuidade de ideias.
  • Praticar o respeito e a valorização das ideias dos colegas.
  • Reconhecer a escrita e a leitura como ferramentas essenciais para a comunicação efetiva.

Conteúdo Programático

O conteúdo desta atividade está ancorado na prática da escrita criativa, focando na narrativa colaborativa como meio de desenvolver habilidades linguísticas e sociais. A dinâmica do jogo permite que os alunos explorem diferentes estruturas narrativas e pontos de vista, ao mesmo tempo em que praticam a escrita de maneira lúdica e envolvente. Além disso, ressalta a importância da coesão e coerência textual na construção de histórias interessantes e compreensíveis.

  • Escrita criativa
  • Narrativa colaborativa
  • Coesão e coerência textual
  • Respeito pelas ideias alheias
  • Desenvolvimento da imaginação

Metodologia

A metodologia ativa utilizada será a Aprendizagem Baseada em Jogos, particularmente por meio de uma atividade lúdica de escrita colaborativa. Esta abordagem permite que os alunos sejam protagonistas do seu aprendizado, promovendo a interação e a cooperação em um ambiente estimulante e criativo. A prática contínua e a reflexão sobre as histórias criadas em conjunto vão proporcionar um aprendizado significativo, levar ao desenvolvimento de habilidades de narrativa e à valorização da contribuição de cada aluno para o projeto coletivo.

  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Escrita colaborativa
  • Revisões coletivas das histórias
  • Reflexão sobre o processo criativo
  • Compartilhamento das histórias finais

Aulas e Sequências Didáticas

O plano de aula é projetado para ser concluído em quatro aulas de 60 minutos cada, totalizando 4 horas. Cada aula terá atividades específicas, partindo da introdução do jogo, passando pela escrita colaborativa, revisões e finalizando com a compartilhamento das histórias criadas.

  • Aula 1: Introdução ao Jogo do Escritor e início da atividade
  • Aula 2: Continuação da escrita colaborativa e primeira revisão das histórias
  • Aula 3: Última rodada de escrita colaborativa e revisões
  • Aula 4: Compartilhamento das histórias finais e reflexão sobre o processo criativo

Avaliação

A avaliação dessa atividade será qualitativa, focada no processo criativo e na colaboração entre os alunos. Será dada atenção à criatividade empregada, à coesão e coerência das histórias produzidas colaborativamente, e ao grau de participação e envolvimento de cada aluno. Os professores podem utilizar rubricas para avaliar aspectos específicos do texto, como desenvolvimento da trama e uso da linguagem, mas o foco principal deve ser na experiência de aprendizagem e no crescimento individual e coletivo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários materiais simples, como papel e canetas ou lápis. Além disso, um relógio ou temporizador será essencial para controlar o tempo de escrita. A utilização de um quadro para notas e observações gerais sobre o processo também pode ser útil para organizar as impressões dos alunos e as etapas da atividade. A preparação de um espaço adequado que promova a interação e a criatividade entre os alunos é fundamental para o sucesso da atividade.

  • Papel
  • Canetas ou lápis
  • Relógio ou temporizador
  • Quadro para notas
  • Espaço preparado para interação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo